Questões de Concurso Público IFB 2017 para Professor - Filosofia
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Q807454
Filosofia
A Filosofia da Ciência ajuda a discutir os fundamentos epistemológicos da educação. Um
tema que não pode ficar fora desta discussão é o falsificacionismo. Popper afirma: “Eu posso,
[...], admitir alegremente que falsicacionistas como eu preferem uma tentativa de resolver um
problema interessante por uma conjectura audaciosa, mesmo (e especialmente) se ela logo se
revela falsa, a alguma récita da sequência de truísmos irrelevantes” (POPPER apud CHALMERS,
1993, p 20).
Para os falsificacionistas:
I) O empreendimento da ciência consiste na proposição de hipóteses falsificáveis.
II) As teorias que foram falsificadas devem ser inexoravelmente rejeitadas.
III) Apenas aquelas teorias que podem se revelar verdadeiras ou provavelmente verdadeiras devem ser admitidas na ciência.
IV) Aprendemos de nossos erros. A ciência progride por tentativa e erro.
V) Especulações precipitadas devem ser encorajadas, desde que sejam falsificáveis e desde que sejam rejeitadas quando falsificadas.
Estão CORRETAS apenas as afirmações:
Q807455
Filosofia
Discutir as concepções diversas de Ciência é uma das atribuições do professor de filosofia.
Entre estas concepções encontramos a de Imre Lakatos, que “desenvolveu sua descrição da
ciência como uma tentativa de melhorar o falsificacionismo popperiano e superar as objeções a
ele” (CHALMES, p. 113). Todas as proposições abaixo correspondem ao pensamento de Lakatos, EXCETO:
Q807460
Filosofia
Conhecer as principais correntes da Filosofia da Ciência é algo essencial para quem
pretende se especializar em uma forma de conhecimento. Assim sendo, numere as frases abaixo
relacionando o número com os pensadores obedecendo a seguinte critério:
I) Lakatos
II) Popper
III) Feyerabend
IV) Kuhn
V) Ravetz
( ) A ideia de que a ciência pode e deve ser governada de acordo com
regras fixas e universais é simultaneamente não-realista e perniciosa.
( ) Eu posso [...] admitir alegremente que falsificacionistas como eu
preferem uma tentativa de resolver um problema interessante por uma
conjectura audaciosa.
( ) O núcleo irredutível de um programa é tornado infalsificável pela
“decisão metodológica de seus protagonistas”.
( ) O conhecimento científico é realizado por um esforço social
complexo, e é obtido do trabalho de muitos artífices em sua interação
muito especial com o mundo da natureza.
( ) Substituiu o termo chave de sua teoria pelo termo “Matriz
disciplinar” em sentido mais geral, e “exemplar” para tratá-lo em
sentido mais restrito.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Q807470
Filosofia
Chalmers (1993) ao discutir a filosofia da Ciência em seu livro “O que é a Ciência afinal?”
procurou familiarizar-se com as teorias sobre a Ciência. Logo no primeiro capítulo ele discute
o Indutivismo e a Ciência como conhecimento derivado dos dados da experiência. O autor trata
neste capítulo dos seguintes assuntos, EXCETO:
Q807488
Filosofia
Texto associado
Leia os trechos abaixo
“Ele examina o que é a verdade: e quanto a mim eu jamais duvidei dela, parecendo-me que é
uma noção tão transcendentalmente clara que é impossível ignorá-la. Com efeito, existem meios
de examinar uma balança antes de usá-la, mas não existiriam meios de aprender o que é verdade
se nós não a conhecêssemos naturalmente. Pois, que razão teríamos para aceitar o que delas
nos fosse ensinado, se nós não conhecêssemos já a verdade? Assim, pode-se explicar àqueles
que não compreendem a língua e lhes dizer que a palavra verdade, na sua significação própria,
denota a conformidade do pensamento com o objeto, mas que quando ela é atribuída às coisas
que existem fora do pensamento isto significa somente que estas coisas podem servir de objetos
a pensamentos verdadeiros, seja aos nossos, seja aos de Deus, mas não se pode dar qualquer
definição lógica que ajude a conhecer a sua natureza”. (DESCARTES, René. Correspondências.
Carta CLXXIV. Descartes comenta o Livro do Barão de Cherbury e escreve ao amigo Mersenne).
“Tenho certeza de que sou uma coisa pensante; mas não saberei também, portanto, o que é
requerido para ter certeza de uma coisa? Nesse primeiro conhecimento encontra-se apenas uma
clara e distinta percepção daquilo que conheço [..,] acredito que já posso determinar como regra
geral que todas as coisas que concebo mui clara e distintamente são verdadeiras”. (DESCARTES,
René. Meditações. Terceira meditação, § 2)
Leia as afirmações sobre a verdade em Descartes.
I) A definição de verdade é expressa pelo princípio de correspondência, a saber, a conformidade
do pensamento com o objeto.
II) Clareza e distinção são os critérios para determinar como verdadeiro o que se concebe.
III) O conceito de verdade não é ignorado, porque sua construção pode ser confirmada com uma
fácil demonstração.
IV) A definição de verdade é resultado de uma convenção, que qualquer pessoa ao apreender
uma língua passa, assim, ter a definição como padrão.
Assinale a alternativa que apresenta os itens CORRETOS a respeito da posição de Descartes
sobre a verdade.