Questões de Concurso Público IF-PI 2016 para Médico
Foram encontradas 20 questões
I - A FA é a arritmia sustentada mais frequente na prática clínica, ocorre quando anormalidades eletrofi siológicas alteram o tecido atrial e promovem formação/propagação anormal do impulso elétrico. II - Além dos fatores de risco clássicos [hipertensão, diabetes, doença valvar, infarto do miocárdio e insufi ciência cardíaca], pode-se citar novos fatores de risco potenciais, capazes de ocasionar grandes implicações no manejo clínico da FA. Dentre eles, destacam-se a presença de apneia obstrutiva do sono, obesidade, uso de bebidas alcoólicas, exercício físico. III - Dentre as complicações e implicações prognósticas da FA, podem ser excluidas complicações tromboembólicas.
( ) A transmissão ocorre pela picada de fêmeas dos mosquitos Ae. Aegypti e Ae. albopictus infectadas pelo CHIKV. ( ) Casos de transmissão vertical que ocorram durante o período intraparto em gestantes virêmicas não provoca infecção neonatal. ( ) Poucos indivíduos infectados pelo vírus CHIKV desenvolvem sintologia. ( ) A poliartralgia da Chikungunya acomete apenas as grandes articulações.
Assinale a sequência CORRETA:
I - A reforma psiquiátrica brasileira trouxe mudanças na forma de conceber e perceber o cuidado em saúde mental. Antes de sua implementação, a forma de tratamento disponível para as pessoas em sofrimento psíquico era baseada no isolamento e na exclusão, sendo os sujeitos privados do contato com sua família e com a sociedade. II - Problemas de saúde mental acometem adultos jovens e em meia idade, sendo ausentes em crianças e adolescentes. III - Pacientes com um grau elevado de sofrimento psíquico muitas vezes deixam de fazer atividades que lhes dão prazer. Podem ainda, reduzir a atenção com o auto cuidado e até com sua higiene pessoal.
Assinale a alternativa CORRETA:
I - A seleção do tratamento deverá ser adequada ao estadiamento clínico da doença (classicação TNM), capacidade funcional (escala ECOG/ Zubrod), condições clínicas e preferência do doente. II- O diagnóstico presuntivo de câncer de pulmão é feito na investigação de sintomas respiratórios (tosse, dispneia, dor torácica, hemoptise) e constitucionais (fadiga e emagrecimento), ou por achado radiológico atípico em exame realizado com outro propósito. Mesmo para fumantes, não é recomendado o rastreamento radiológico (radiografi a de tórax ou tomografi a computadorizada de baixa dose) para indivíduos assintomáticos. III- A radioterapia - irradiação torácica - aumenta a sobrevida de doentes com câncer de pulmão, exceto nos portadores de câncer de pequenas células.