Questões de Concurso Público Prefeitura de Surubim - PE 2023 para Professor I
Foram encontradas 100 questões
Nas orações subordinadas adverbiais causais, a conjunção “porque” introduz a causa da ação.
O acento agudo é utilizado em palavras proparoxítonas apenas para indicar a sílaba mais forte.
As orações subordinadas adjetivas explicativas são introduzidas por pronomes relativos.
Os vocábulos “semi-intensivo” e “anti-horário” têm hífen porque possuem prefixo ou falso prefixo terminado pela mesma vogal que inicia a palavra seguinte ou se essa palavra seguinte começar com “H”.
A palavra “dói” é acentuada porque possui um hiato.
As palavras “diferir” e “deferir” possuem grafias semelhantes, sendo, portanto, termos homófonos.
Substantivos concretos são aqueles que representam ideias, conceitos e sentimentos.
Nas sentenças “Disse QUE viria”, “Trouxe o livro QUE pedi” e “QUE carro!”, o vocábulo QUE exerce função, respectivamente, de conjunção integrante, pronome relativo e pronome adjetivo indefinido.
A regra de acentuação das palavras paroxítonas não se aplica às palavras estrangeiras incorporadas ao português por meio de aportuguesamento.
Os pronomes pessoais do caso reto são usados como sujeito da frase.
O volume de um cubo com aresta igual a “x” é dado por x³. Ao mesmo tempo, a área da superfície desse cubo é dado por 6x².
O Decreto Federal nº 1.171, de 22 de junho de 1994, não estabelece punições para o descumprimento de suas diretrizes éticas.
A Lei Municipal nº 482/2023 determina critérios quantitativos para a racionalização da estrutura administrativa do município de Surubim (PE), adaptando os órgãos que compõem a administração do município às prioridades do governo estadual (Art. 2º da Lei nº 482/2023).
De acordo com o Art. 29 da Lei Municipal de Surubim nº 482/2023, compete à Diretoria de Tecnologia da Informação gerenciar as atividades da área de informática, avaliando e identificando soluções tecnológicas e de planejamento de projetos em atendimento às necessidades das secretarias de Finanças e de Administração, apenas.
O Decreto Federal nº 1.171, de 22 de junho de 1994, estabelece o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Dessa forma, é recomendável que os servidores de todas as esferas de poder sigam os princípios determinados nesse decreto.
Compete à Coordenação de Compras do Município de Surubim (PE) controlar e autorizar a aquisição de bens duráveis e não-duráveis, provenientes de processo licitatório (Lei Municipal nº 482/2023, Art. 31, I).
Compete à Diretoria de Recursos Humanos do Município de Surubim (PE) coordenar, controlar e gerir a folha de pagamento dos servidores, fazendo, em conjunto com a Diretoria de Tecnologia da Informação, remessa ao setor de finanças competente das informações correspondentes, para efetivação das obrigações contraídas pelo Município a qualquer título (Art. 33, II, da Lei Municipal nº 482/2023).
O artigo 39 da CF88 determina que a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios devem instituir regime jurídico único para os servidores públicos.
O artigo 39 da CF88 veda aos servidores públicos exercer atividade político-partidária.
O Decreto Federal nº 1.171, de 22 de junho de 1994, foi revogado por um decreto posterior e atualmente não tem mais validade, assim como seus princípios, diretrizes e vedações não são mais aplicáveis aos agentes públicos.