Questões de Concurso Público Prefeitura de Tupanatinga - PE 2023 para Bioquímico

Foram encontradas 80 questões

Q2161420 Biomedicina - Análises Clínicas

Julgue o item a seguir. 


A infecção pelo vírus da hepatite viral B pode causar hepatite aguda ou crônica, sendo ambas as formas, habitualmente, oligossintomáticas. O aparecimento de anti-HBs e o desaparecimento do HBsAg indicam resolução da infecção pelo VHB. Em raras situações, a doença pode evoluir para forma crônica na presença desses dois marcadores. 

Alternativas
Q2161421 Técnicas em Laboratório

Julgue o item a seguir. 


A isoenzima creatinoquinase MB eleva-se de forma específica nas lesões cardíacas, servindo como marcador crônico do infarto agudo do miocárdio. 

Alternativas
Q2161422 Técnicas em Laboratório

Julgue o item a seguir. 


O Índice Baciloscópico (IB), proposto por Ridley em 1962, baseia-se em uma escala logarítmica com variação entre 0 e 6. É o método de avaliação quantitativo mais correto e utilizado na leitura da baciloscopia em hanseníase. Todos os bacilos isolados que forem observados em cada campo microscópico devem ser registrados na folha de contagem do IB. Os bacilos aglomerados e os contidos em globias não podem ser contados, sendo assim desconsiderados. 

Alternativas
Q2161423 Biomedicina - Análises Clínicas

Julgue o item a seguir. 


Logo após a descoberta do HIV, foram desenvolvidos imunoensaios (IE) para o diagnóstico da infecção. Nas últimas décadas, quatro gerações de IE foram desenvolvidas. O ensaio de quarta geração detecta simultaneamente o antígeno p24 e anticorpos específicos anti-HIV. O componente de detecção de anticorpo tem o formato de “sanduíche”; portanto, detecta todas as classes de imunoglobulinas contra proteínas recombinantes ou peptídeos sintéticos derivados das glicoproteínas gp41 e gp120/160. O componente de detecção de antígeno p24 é constituído por um anticorpo monoclonal na fase sólida (para capturar o antígeno p24 presente no soro) e de um conjugado constituído por um antissoro (anticorpo) poliespecífico contra a proteína p24. Em média, a janela diagnóstica dos ensaios de quarta geração é de aproximadamente 15 dias, dependendo do ensaio utilizado. 

Alternativas
Q2161424 Técnicas em Laboratório

Julgue o item a seguir. 


De acordo com as instruções para o transporte de fezes, deve ser escolhido o meio Cary Blair, com pH 8,4, pois apresenta boa recuperação para Vibrio sp. e Campylobacter sp. Se a amostra não for entregue no laboratório em uma hora, ela deve ser conservada em geladeira com temperatura de 4ºC a 8ºC, por um período máximo de 12 horas. Deve-se, ainda, marcar a data e o horário da coleta.

Alternativas
Q2161425 Técnicas em Laboratório

Julgue o item a seguir. 


Existem nítidas diferenças entre sexos quanto ao risco de desenvolver doença autoimune. Quase todas são mais comuns em mulheres e, para algumas dessas doenças, como a Espondilite Anquilosante, o risco pode ser oito vezes maior em mulheres. Entretanto, existem notáveis exceções, tais como o Lúpus Eritematoso Sistêmico. 

Alternativas
Q2161426 Técnicas em Laboratório

Julgue o item a seguir. 


Para que as ações de biossegurança sejam efetivas, é necessário que todos os envolvidos em atividades de risco estejam devidamente informados acerca das diretrizes atuais, bem como aptos a colocá-las em prática de maneira correta. Importante destacar que o rigoroso cumprimento de normas de biossegurança implica no afastamento total dos riscos. 

Alternativas
Q2161427 Técnicas em Laboratório

Julgue o item a seguir. 


Ureia, creatinina e ácido úrico são compostos nitrogenados não proteicos formados no organismo em decorrência do metabolismo degradativo dos ácidos nucleicos, aminoácidos e proteínas. 

Alternativas
Q2161428 Biomedicina - Análises Clínicas

Julgue o item a seguir. 


Os testes rápidos chegaram como uma solução prática, capaz de levar exames laboratoriais epidemiologicamente importantes até serviços de saúde que estão longe dos grandes centros de hospitais e laboratórios. Uma das metodologias utilizadas é a imunocromatografia, na qual a amostra é depositada no local indicado do exame, junto com uma solução-tampão e aguardar o tempo de reação. Em geral, essa técnica visa a detectar as Imunoglobulinas IgM e IgG, ou seja, identifica a presença dos anticorpos que são produzidos pelo organismo para combater a infecção. Essa metodologia está sendo amplamente utilizada para detecção do antígeno SARS-Cov-2 da COVID-19, sendo útil em amostra coletada até o terceiro dia de início dos sintomas.

Alternativas
Q2161429 Biomedicina - Análises Clínicas

Julgue o item a seguir. 


Hemovigilância é o conjunto de procedimentos de vigilância que abrange todo o ciclo do sangue, com o objetivo de obter e disponibilizar informações sobre eventos adversos ocorridos nas diferentes etapas, a fim de prevenir o aparecimento ou recorrência, melhorar a qualidade dos processos e produtos e aumentar a segurança do doador e do receptor.

Alternativas
Q2161430 Biomedicina - Análises Clínicas

Julgue o item a seguir. 


Apesar de não serem utilizados como primeira escolha para pesquisa da Doença de Chagas, os exames sorológicos podem ser reagentes na fase aguda, ainda no primeiro mês de infecção, o que adiciona complexidade ao diagnóstico diferencial entre as fases aguda e crônica. A metodologia recomendada para confirmação de caso agudo pela pesquisa de imunoglobulina M é a imunofluorescência indireta (IFI). Já para a pesquisa de imunoglobulina G, podem ser utilizados o ensaio de imunoabsorção enzimática (ELISA) e/ou a hemaglutinação indireta (HAI) e/ou a IFI, entre outras técnicas. 

Alternativas
Q2161431 Biomedicina - Análises Clínicas

Julgue o item a seguir. 


Devido à excelente especificidade e sensibilidade, a metodologia “padrão ouro” para taxa de filtração glomerular é a dosagem de Cistatina C, tendo como única desvantagem a influência da função tireoide.

Alternativas
Q2161432 Técnicas em Laboratório

Julgue o item a seguir. 


Na análise do sedimento urinário, a presença dos glóbulos vermelhos está associada a danos na membrana glomerular ou lesão vascular dentro do trato geniturinário. O número de células presentes é indicativo da extensão do dano ou da lesão. 

Alternativas
Q2161433 Enfermagem

Julgue o item a seguir. 


Mulheres grávidas não devem receber a vacina contra a Rubéola. Elas devem esperar para serem vacinadas após o parto. 

Alternativas
Q2161434 Técnicas em Laboratório

Julgue o item a seguir. 


O termo desinfecção refere-se ao uso de substância química em material inanimado. O procedimento de desinfecção não assegura a eliminação de bactérias na forma de esporos ou de proteínas tóxicas (príons). A esterilização é o conjunto de operações que visa a destruir (ou remover) todas as formas possíveis de propagação e multiplicação de microorganismos (inclusive esporos de bactérias, príons e toxinas). 

Alternativas
Q2161435 Técnicas em Laboratório

Julgue o item a seguir. 


Um importante aliado na identificação de infecção no trato urinário é a presença de nitrito positivo. A base bioquímica do teste de nitrito é a capacidade de determinadas bactérias (bacilos gram-negativos) em reduzir nitrito a nitrato. Destacando-se como principal representante deste grupo estão a Escherichia coli, seguida por Klebsiella spp., Proteus spp., Enterobacter spp. e Citrobacter spp. Devido à eficiência deste teste, a positividade do nitrito exclui a necessidade da realização de uroculturas. 

Alternativas
Q2161436 Técnicas em Laboratório

Julgue o item a seguir. 


Um benefício da automação é o aumento na variabilidade dos resultados e redução nos erros das análises via eliminação das tarefas que são repetitivas e monótonas para a maioria dos indivíduos. O aperfeiçoamento da reprodutibilidade obtido com a automação levou a uma melhora significativa na qualidade dos testes laboratoriais. 

Alternativas
Q2161437 Biomedicina - Análises Clínicas

Julgue o item a seguir. 


Nas reações de precipitação, quando as quantidades de antígeno e anticorpo são equivalentes (zona de equivalência), há a formação máxima de precipitado, decrescendo na medida em que um dos dois reagentes está em excesso: pró-zona ou zona de excesso de anticorpo e pós-zona ou zona de excesso de antígeno.

Alternativas
Q2161438 Técnicas em Laboratório

Julgue o item a seguir. 


A relação entre doença cardíaca e anormalidades lipídicas tem sua origem na deposição de lipídeos nas paredes das artérias, principalmente na forma de colesterol esterificado. A presença desse colesterol está associada a concentrações séricas mais elevadas de LDL-colesterol ou mais reduzidas de HDL-colesterol. 

Alternativas
Q2161439 Técnicas em Laboratório

Julgue o item a seguir. 


As hemoculturas são indicadas quando está presente uma doença febril grave ou suspeita de sepse. Deve ser colhido um número suficiente de culturas, de modo que pelo menos 100 ml tenham sido inoculados nos frascos. Deve haver pelo menos três locais de venipunção. Não pode ser usado álcool na antisepsia, apenas povidineiodo ou clorexidina a 2%.

Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: E
4: C
5: C
6: E
7: E
8: C
9: E
10: C
11: C
12: E
13: C
14: C
15: C
16: E
17: E
18: C
19: C
20: E