Questões de Concurso Público Prefeitura de Tupanatinga - PE 2023 para Professor II História

Foram encontradas 80 questões

Q2163130 História

Julgue o item subsequente. 

Após a abolição do tráfico de escravizados, a classe brasileira rural abastada enfatizava a necessidade de impedir a posse gratuita das terras pelos menos favorecidos. A Lei de Terras aparecia agora como urgente e necessária, não mais dando prioridade à questão das terras, senão à necessidade de estimular a reforma agrária e permitir aos imigrantes e descendentes de escravizados que pudessem assumir lotes de terras e tornarem-se membros da nobreza. 
Alternativas
Q2163131 História

Julgue o item subsequente. 

Muitos jesuítas declaravam que estavam na América portuguesa em nome do rei e do Papa e que, em função disso, “exigiam” respeito e obediência de todos os moradores, inclusive, das autoridades políticas e religiosas. O padre Nobrega, em carta ao padre Simão Rodrigues, em 1550, afirmou que tinha dois desejos desde que havia chegado às terras brasileiras: o primeiro era ver os cristãos se comportando como tal e o segundo era que os índios aceitassem a conversão verdadeiramente, adotando a Igreja católica como mãe.
Alternativas
Q2163132 História

Julgue o item subsequente. 

Uma das características da civilização Asteca foi a importância dada à educação. A partir de Montezuma I, os soberanos de Tenochtitlán tornaram o ensino obrigatório, criando escolas em cada Calpulli. As escolas funcionavam em regime de internato e os alunos não poderiam ver suas famílias até concluir os estudos, com cerca de 26 anos de idade. Os pais eram proibidos de ensinar e passar conhecimentos aos filhos, pois o Estado tinha o monopólio das informações, da cultura e da arte. 
Alternativas
Q2163133 História

Julgue o item subsequente. 

Os hebreus eram nativos da Mesopotâmia. Eles eram nômades e viviam em tendas, pastoreando rebanhos de cabras e ovelhas, usando jumentos, mulas e camelos como bestas de carga. A Palestina era uma estreita faixa de terra banhada pelo rio Jordão e localizada a sudeste do atual Líbano. A principal fonte da história antiga dos hebreus é a Bíblia, porém ela não relata fielmente os acontecimentos, pois sua preocupação volta-se muito mais para a unidade e identidade de um povo do que para um acontecimento narrado. A Bíblia reflete a concepção mitológica dos hebreus. Como mito, ela reflete o pensamento de um povo e como documento histórico ela permite acompanhar a evolução dos mitos e a concepção de mundo dos hebreus, fazendo referências a costumes e padrões de comportamento. 
Alternativas
Q2163134 Atualidades

Julgue o item subsequente. 

Sobre a dinâmica social e política da pandemia de COVID-19 no Brasil, é correto afirmar que o país enfrentou graves dificuldades sociais em função da suspensão de serviços e das restrições à circulação da população. Esse fenômeno afetou a renda das famílias e exigiu do Governo Federal a adoção de medidas de apoio econômico, fornecendo auxílio financeiro à população, assim como foi feito em outros países.
Alternativas
Q2163135 História

Julgue o item subsequente. 

As lutas pela Independência do Brasil foram impulsionadas por volta de 1808 com a mudança da corte portuguesa para o Rio de Janeiro, fugindo das tropas bonapartistas, e a elevação do Brasil à categoria de Reino Unido a Portugal, em 1815, além de outras mudanças sociais e políticas relacionadas. Se por um lado, a vida da corte para o Brasil trouxera maior autonomia e unidade para a colônia, por outro lado, estabeleceu uma força de coerção mais poderosa contra as mobilizações populares, reforçando a repressão e proporcionando vínculos mais fortes entre a corte e a elite portuguesa na colônia e as novas elites brasileiras.
Alternativas
Q2163136 História

Julgue o item subsequente. 

Durante o período colonial brasileiro, a economia era baseada na agricultura de subsistência e a indústria era praticamente inexistente.

Alternativas
Q2163137 Pedagogia

Julgue o item subsequente. 

Sobre a relevância e o papel do planejamento nas relações didáticas, podemos afirmar que estudos e pesquisas sobre o ambiente da escola e os conteúdos curriculares impulsionam uma especialização nas discussões da área da Didática, gerando a necessidade de se abordar Didáticas de Conteúdo Específicos, sobretudo por meio dos ENDIPES (Encontros Nacionais de Didática e Prática de Ensino). Propostas de progressão curricular, cursos de mestrado, doutorado e pesquisas acadêmicas geram a necessidade de repensar a própria formação docente como um processo contínuo e não-linear.
Alternativas
Q2163138 História

Julgue o item subsequente. 

Os movimentos reivindicatórios de mudanças políticas no Brasil com vistas à democratização da sociedade têm seu ponto alto com o surgimento do novo sindicalismo brasileiro a partir das greves dos metalúrgicos do ABC e dos jornalistas no final dos anos 70. Em paralelo, cresce a mobilização dos jornalistas sob a liderança da Fenaj por uma mudança substancial na política de concessões. Em 1984, é criada a Frente Nacional por Políticas Democráticas da Comunicação, com a participação de jornalistas, sindicalistas, parlamentares e de outros segmentos sociais interessados na democratização do setor. Em 1986, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC criou a TV dos Trabalhadores e começou a registrar em vídeo suas lutas. 
Alternativas
Q2163139 História

Julgue o item subsequente. 

É consenso considerar que o Brasil é parte indissociável da América Latina, fato esse que se consolidou na literatura emergente entre os séculos XVI e XVII. Tal ideia era compactuada entre os autores de países de língua latina e pelos próprios brasileiros na época. É correto afirmar que o Brasil sob este contexto passou a fazer parte da América Latina a partir do momento em que se fora cunhada a expressão “Latin América”. Ou seja, quando principalmente os EUA, a Europa e o resto do mundo passaram a considerar o Brasil como parte integrante da “Latin America” em meados dos anos 1520 e 1530.
Alternativas
Q2163140 História

Julgue o item subsequente. 

A criação da Petrobrás fora aprovada pelo Congresso Nacional em dezembro de 1960, no final do governo Kubitschek, dando origem à Lei n.º 3.890-A, de 25 de abril de 1961, na presidência de Jânio Quadros. Mas o projeto de lei, encaminhado ao Congresso em 1954 pela Assessoria Econômica de Getúlio Vargas, com vistas à criação da empresa, havia sido então bastante modificado, tendo vencido, por exemplo, o veto à participação da Petrobrás na constituição da indústria de petróleo, setor que havia sido objeto de estudos também no âmbito do Programa de Metas e cujas atividades no país ficariam de início restritas aos grandes grupos privados estrangeiros.
Alternativas
Q2163141 História

Julgue o item subsequente. 

A Semana de Arte Moderna de 1922 representa para a evolução artística brasileira um verdadeiro “divisor de águas”. Ocorrida no ano do Centenário da Independência do Brasil, a Semana difunde a ideia de renovação que, embora já tenha ocorrido anteriormente de maneira isolada, não está consolidada num movimento organizado. Mário de Andrade enfatiza que o artista brasileiro passa a ter “diante de si uma verdade social, uma liberdade (infelizmente, só estética), uma independência, um direito a suas pesquisas conquistadas pelos modernistas da Semana". 
Alternativas
Q2163142 História

Julgue o item subsequente. 

O êxito da Revolução de 1930 dependeu em essência do papel desempenhado pelos militares, mas o Exército não atuou como uma força homogênea, cuja iniciativa é determinada, hierarquicamente, a partir da cúpula. O setor militar mais dinâmico na articulação do movimento, representado pelos “tenentes”, encontrava-se, a rigor, fora do aparelho militar do Estado, pois muitos de seus membros haviam sido afastados das fileiras do Exército. No interior das Forças Armadas, enquanto os altos escalões estavam bastante divididos, alguns quadros situados entre estes e os “tenentes” — caso típico do general Góes Monteiro — assumiram o comando das operações, com amplo apoio da base. 
Alternativas
Q2163143 História

Julgue o item subsequente. 

Desde os primórdios da República norte-americana, os capitais estrangeiros entraram no país tanto sob a forma de participações, como de investimento direto. Eles se destinavam a um leque de diferentes atividades, desde a compra de terras até os bancos, dos transportes à indústria manufatureira. Chegavam pelos mais diversos caminhos. O que visivelmente permaneceu ausente nos primeiros anos foram as emissões de capital no estrangeiro. Os primeiros investimentos estrangeiros no setor de transportes destinaram-se à navegação fluvial e aos canais. Esses investimentos foram feitos principalmente por representantes de investidores estrangeiros nos EUA. 
Alternativas
Q2163144 História

Julgue o item subsequente. 

O interesse português pelas terras do “Novo Mundo” tornou-se maior a partir do momento em que o comércio com o Oriente não estava mais sendo tão lucrativo. Além disso, a constante presença de concorrentes, sobretudo de franceses, nas novas terras, alertou a Coroa portuguesa para a necessidade de colonizá-las, efetivando sua posse. Um importante passo nesse sentido foi a criação das Capitanias Hereditárias, dividindo o Brasil em 14 grandes lotes de terras, que foram entregues pela Cora portuguesa a seus respectivos donatários. Dessa forma, coube ao investimento de particulares o início do processo de colonização portuguesa do Brasil. 
Alternativas
Q2163145 História

Julgue o item subsequente. 

A colonização portuguesa foi uma das mais significativas na história do mundo, tendo deixado marcas profundas em diversos continentes. Ela teve início no século XV, com as expedições marítimas lideradas pelos portugueses em busca de rotas comerciais para o Oriente. A primeira colônia portuguesa foi estabelecida em 1498, com a chegada de Vasco da Gama às costas da Índia. A partir daí, os portugueses estabeleceram feitorias e bases comerciais em diversos pontos da Ásia e da África. A principal característica da colonização portuguesa foi o estabelecimento de um sistema de exploração comercial, em que os recursos naturais dos territórios colonizados eram explorados e enviados para a metrópole. Além disso, os portugueses também promoveram a cristianização dos povos colonizados, impondo sua cultura e religião.
Alternativas
Q2163146 História

Julgue o item subsequente. 

A colonização portuguesa no Brasil foi pacífica e benevolente, com os colonizadores tratando os nativos com respeito e consideração.
Alternativas
Q2163147 História

Julgue o item subsequente. 

Os primeiros escravos africanos começaram a ser importados para o Brasil em meados do século XVI; seu emprego nos engenhos brasileiros, contudo, ocorria basicamente nas atividades especializadas. Por esse motivo, eram bem mais caros que os indígenas: um escravo africano custava, na segunda metade do século XVI, cerca de três vezes mais que um escravo índio. Após 1560, com a ocorrência de várias epidemias no litoral brasileiro (como sarampo e varíola), os escravos índios passaram a morrer em proporções alarmantes, o que exigia reposição constante da força de trabalho nos engenhos. Na década seguinte, a Coroa Portuguesa promulgou leis que coibiam de forma parcial a escravização de índios.
Alternativas
Q2163148 História

Julgue o item subsequente. 

Após a implementação do plano de estabilização de julho de 1996, o Plano Real, ocorreram mudanças não favoráveis na atividade econômica e de renda no Brasil. Essas mudanças não foram muito bem-vindas, pois, durante o período anterior (1981/1993), o resultado tinha sido um crescimento médio do produto de apenas 1,07% a.a. Em consequência, a renda per capita nesse período subiu, frustrando as expectativas criadas durante a década do “milagre econômico” (1970/1980) de que o país ingressaria breve no grupo das nações modernas e prósperas, eliminando a pobreza absoluta. No início da década de 90, a incidência de pobreza estava estabilizada em torno de 44%, e o resultado não tinha sido ainda mais adverso devido a mudanças estruturais favoráveis, como a forte queda da fecundidade. 
Alternativas
Q2163149 História

Julgue o item subsequente. 

No Brasil colonial, o Estado reconhecia e acatava as leis da Igreja. Assim, os representantes do reino de Portugal executavam as sentenças dos tribunais religiosos, declaravam-se incompetentes em quaisquer litígios debatidos entre clérigos e só punia um eclesiástico se o crime fosse cometido contra um membro da nobreza. Apesar desses benefícios, não era permitido dar asilo nos templos ou mosteiros para os criminosos de qualquer tipo. 
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: E
4: C
5: C
6: C
7: E
8: C
9: C
10: E
11: E
12: C
13: C
14: C
15: C
16: C
17: E
18: C
19: E
20: E