Questões de Concurso Público Prefeitura de São Sebastião do Tocantins - TO 2024 para Farmacêutico

Foram encontradas 20 questões

Q3107856 Farmácia
Acerca das infrações e sanções disciplinares de que trata o Artigo 24 do Código de Ética Farmacêutica (Resolução nº 724/2022), assinale a opção INCORRETA.
Alternativas
Q3107857 Farmácia
Assinale a alternativa que apresenta o anti-hipertensivo que também tem indicação de uso para situações de ansiedade e prevenção da enxaqueca.
Alternativas
Q3107858 Farmácia
Consideramos uma vacina um material que contém:
Alternativas
Q3107859 Farmácia
De acordo com o código de ética do profissional farmacêutico, é proibido a todos os inscritos no CRF, EXCETO:
Alternativas
Q3107860 Farmácia
As interações entre fármacos são alterações que se produzem nos efeitos de um fármaco devido à ingestão simultânea de outro fármaco (interação fármaco-fármaco ou interações medicamentosas) ou aos alimentos consumidos (interações fármacoalimento). Analise as assertivas abaixo conforme as interações medicamentosas e suas classificações.

I. Clopidogrel e Omeprazol, classificação grave. Pode diminuir a concentração sérica do clopidogrel e, consequentemente, reduzir o efeito antiplaquetário.

II. Meropenem e Ácido Valpróico, classificação grave. Pode diminuir a concentração plasmática do ácido valpróico e causar a perda do efeito anticonvulsivante.

III. Prednisona e Insulina, classificação moderada. Agentes associados à hiperglicemia (prednisona) podem diminuir o efeito terapêutico dos agentes antidiabéticos.

IV. Carbamazepina e Sinvastatina, classificação grave. Pode aumentar a concentração plasmática da sinvastatina e, consequentemente, seu efeito hipocolesterolemiante.

V. Omeprazol e Vitamina B12, classificação grave. Pode aumentar a absorção da vitamina B12 (cianocobalamina). 

Aponte a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3107861 Farmácia
Sobre o Receituário de Antimicrobianos conforme a RDC 471, analise as assertivas a seguir.

I. A receita de antimicrobianos é válida em todo o território nacional, por 10 (dez) dias a contar da data de sua emissão.

II. A dispensação em farmácias e drogarias públicas e privadas dar-se-á mediante a retenção da 1ª (primeira) via da receita, devendo a 2ª (segunda) via ser devolvida ao paciente.

III. A receita poderá conter a prescrição de outras categorias de medicamentos, de controle especial.

IV. Não há limitação do número de medicamentos antimicrobianos prescritos por receita, desde que não contenha medicamento de controle especial, em situações de tratamento prolongado a receita poderá ser utilizada para aquisições posteriores dentro de um período de 90 (noventa) dias a contar da data de sua emissão.

V. Não há necessidade de retenção de receita de medicamentos de uso tópico contendo neomicina ou neomicina associada a bacitracina. A retenção de receita é obrigatória para antimicrobianos de venda sob prescrição, isoladas ou em associação.

VI. É vedada a devolução, por pessoa física, de antimicrobianos industrializados ou manipulados para drogarias e farmácias, salvo exceções.


Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3107862 Farmácia
Sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial, Portaria nº 344, de 12 de maio de 1998, do Ministério da Saúde, analise as assertivas a seguir.

I. Notificação de Receita B1, validade após emissão de 30 dias. Exemplos de substancia B1: Alprazolam, Bromazepam, Clonazepam, Clordiazepóxido, Diazepam, Anfetamina, Fenobarbital Flurazepam, Flunitrazepam, Lorazepam .

II. C1, C4 e C5, validade após emissão de 30 dias. Quantidade por Receituário: C1 e C5 = 3 Medicamentos ou 3 Substâncias, C4 = 5 Medicamentos ou 5 Substâncias. Exemplos de substância: Amitriptilina, Clorpromazina, Celecoxibe, Etoricoxibe, Dissulfiram, Fenitoína, Fluoxetina, Halotano, naratriptana Haloperidol, Isoflurano, Lítio, Misoprostol, Sevoflurano, Sertralina.

III. Receituário de Antimicrobianos (duas vias) é válida em todo o território nacional, por 10 dias a contar da data de sua emissão, A dispensação em farmácias e drogarias públicas e privadas dar-se-á mediante a retenção da 1ª (primeira) via da receita, devendo a 2 (segunda) via ser devolvida ao paciente.

IV. Art. 53: O aviamento ou dispensação de Receitas de Controle Especial, contendo medicamentos a base de substâncias constantes das listas "C1" (outras substâncias sujeitas a controle especial) e "C5" (anabolizantes) deste Regulamento Técnico e de suas atualizações, em qualquer forma farmacêutica ou apresentação, é privativo de farmácia ou drogaria e somente poderá ser efetuado mediante receita, sendo a "1ª via - Retida no estabelecimento farmacêutico" e a "2ª via - devolvida ao paciente", com o carimbo comprovando o atendimento.

V. A Notificação de Receita Especial da Talidomida, terá validade de 15 (quinze) dias, contados a partir de sua emissão e somente dentro da Unidade Federativa que concedeu a numeração.



Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3107863 Farmácia
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência CORRETA, considerando o fármaco ibuprofeno.
Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: https://www.istockphoto.com/br/fotos/mol%C3%A9cula-deibuprofen Acesso 17.11.2024.

( ) A molécula é conhecida por seu efeito analgésico no organismo humano.
( ) Para adultos, tomar um comprimido de 200 ou 400 mg a cada 4 a 6 h ou um de 600 mg a cada 6 a 8 h até o máximo de 1800 mg/dia.
( ) Formula química C12H17O2.
( ) O Ibuprofeno atua inibindo seletivamente as ciclooxigenases 1 e 2 evitando assim a consequente formação de mediadores pró-inflamatórios pela cascata do ácido araquidônico. Ao inibir a produção de prostaglandinas, deixa a mucosa gástrica menos protegida contra acidez.

A sequência correta de cima para baixo é:
Alternativas
Q3107864 Farmácia
Sobre tipagem sanguínea e fator rh, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3107865 Farmácia
Resistência antimicrobiana tornou-se o principal problema de saúde pública no mundo, afetando todos os países, desenvolvidos ou não. Ela é uma inevitável consequência do uso indiscriminado de antibióticos em humanos e animais. Analise as assertivas a seguir sobre resistência bacteriana.

I. Streptococcus pneumoniae (penicilina insensível), Haemophilus influenzae (resistente à ampicilina) e Shigella spp. (fluoroquinolonaimune).

II. Enterococcus faecium (resistente à linezolide), Staphylococcus aureus (resistente linezolide), Helicobacter pylori (imune à claritromicina), Campylobacter spp e Salmonella (ambas resistentes às fluoroquinolonas) e Neisseria gonorrhoeae (resistente à linezolide e à fluoroquinolona).

III. Evitar a auto-medicação, os antibióticos devem ser sempre prescritos por um médico e nunca devem ser tomados sem a supervisão de um médico. Os antibióticos devem ser especialmente para doenças virais, como a gripe.

IV. Resistentes a carbapenêmicos, os chamados antibióticos de amplo espectro, estão a Acinetobacter baumannii, Pseudomonas aeruginosa, algumas enterobactérias como Klebsiella pneumonie, Escherichia coli e várias espécies dos gêneros Serratia e Proteus. No caso das Klebsiellas, já foram encontrados casos em que nenhum antibiótico é eficaz.

Aponte a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3107866 Farmácia
Qual é o método de separação, usado para separar os componentes de uma mistura com base em suas diferentes capacidades de adsorção em um material sólido ou de dissolução em um líquido móvel?
Alternativas
Q3107867 Farmácia
Uma mulher de 45 anos, viúva, mãe de 4 filhos, nega ser hipertensa e diabética, queixa-se de dor no membro superior esquerdo, por esforço repetitivo relata que não consegue engolir os medicamentos. Qual das opções é o indicado para essa paciente? 
Alternativas
Q3107868 Farmácia
A via de administração é a maneira como o medicamento entra em contato com o organismo, é sua porta de entrada. Podemos administrar via oral (boca), retal (ânus), sublingual (embaixo da língua), injetável (intravenoso), dermatológica (pele), nasal (nariz) e oftálmica (olhos), dentre outras. Cada via é indicada para uma situação específica, cada uma apresenta vantagens e desvantagens. Qual é a via de administração CORRETA da dipropionato de betametasona + fosfato dissódico de betametasona injetável?
Alternativas
Q3107869 Farmácia
Os remédios para dormir são cada vez mais procurados por pessoas que sofrem com transtornos do sono. A insônia é um problema que deve ser encarado com muita seriedade pelos médicos, pois impacta diretamente na saúde das pessoas. Uma noite mal dormida altera todo o funcionamento do organismo, afetando órgãos e desequilibrando os hormônios. Qual desses medicamentos NÃO são benzodiazepínicos?
Alternativas
Q3107870 Farmácia
Uma síndrome extrapiramidal pode acontecer como consequência de lesões nos neurônios motores. As lesões talâmicas, principalmente as vasculares e as tumorais são as mais frequentes, estando presentes em diversas síndromes clínicas. Na doença de Parkinson, é uma das principais causas para sintomas extrapiramidais. Os movimentos involuntários que é o sintoma mais comum da patologia, são provocados pela perda dos neurônios motores, que funcionam, principalmente, por ação da dopamina, um neurotransmissor relacionado aos pensamentos e à liberação de prolactina e aos movimentos. Pacientes que consomem antipsicóticos de primeira geração, como o haloperidol, também podem apresentar esses sintomas. Qual substância também pode causar reação extrapiramidal? 
Alternativas
Q3107871 Farmácia
Programa Farmácia Popular do Brasil - PFPB é um programa do Governo Federal que visa complementar a disponibilização de medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde, por meio de parceria com farmácias da rede privada. Dessa forma, além das Unidades Básicas de Saúde e farmácias municipais, o cidadão pode obter medicamentos nas farmácias credenciadas ao Farmácia Popular. O Farmácia Popular disponibiliza medicamentos para diabetes, hipertensão, osteoporose, anticoncepcional e também para dislipidemia, rinite, doença de Parkinson e glaucoma.
O programa também oferece medicamento de forma subsidiada para o tratamento de diabetes mellitus associada a doença cardiovascular, além de fraldas geriátricas para incontinência. Qual desses medicamentos é dispensado no programa farmácia popular?
Alternativas
Q3107872 Farmácia
O antídoto é a substância que se opõe ao efeito tóxico atuando sobre o toxicante. Os antídotos e determinados medicamentos são essenciais ao tratamento de algumas intoxicações. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma relação correta entre toxicante e seu antídoto.
Alternativas
Q3107873 Farmácia
A intoxicação por opioides ocorre quando há uso elevado de uma substância dessa classe, excedendo a dose pertencente à janela terapêutica medicamentosa, causando efeitos tóxicos no organismo. Essa intoxicação pode advir de sobredosagem acidental, agonismo farmacêutico, interação medicamentosa ou abuso de alguma substância de classe opioide. Qual é o medicamento para promover a reversão de intoxicação de opioides?
Alternativas
Q3107874 Farmácia
Analise as assertivas a seguir.

I. Esterilização: destruição ou remoção de todas as formas de vida microbiana, incluindo os endósporos, possivelmente com exceção dos príons.

II. Desinfecção: destruição de patógenos na forma vegetativa em tecidos vivos.

III. Antissepsia: destruição de patógenos na forma vegetativa.

IV. Degerminação: remoção de micro-organismos de uma área limitada, como a pele ao redor do local da aplicação de uma injeção.

V. Sanitização: tratamento destinado a reduzir as contagens microbianas nos utensílios alimentares a níveis seguros de saúde pública.


Qual das assertivas apresentam definições INCORRETAS?
Alternativas
Q3107875 Farmácia
Assistência Farmacêutica se trata de um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletivo, tendo o medicamento como insumo essencial e visando o acesso e ao seu uso racional sobre o ciclo da assistência farmacêutica. Assinale a alternativa que apresenta a CORRETA sequência dessas ações.
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: C
4: D
5: E
6: A
7: C
8: B
9: D
10: D
11: B
12: C
13: A
14: E
15: B
16: E
17: D
18: C
19: B
20: C