Questões de Concurso Público EBSERH 2014 para Nutricionista

Foram encontradas 25 questões

Q503799 Nutrição
Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. As recomendações de cálcio para as faixas etárias de 1 a 3 anos e de 4 a 8 anos são de __________, respectivamente (IOM, 1997). A ingestão de 2 a 3 porções de produtos lácteos por dia preenche esses valores. Cerca de ______ de cálcio são incorporados nos ossos diariamente em pré-escolares. Os produtos lácteos contribuem com mais de 55% da ingestão de cálcio na população americana. Outros alimentos que contribuem para a ingestão diária de cálcio são:__ __________________________.
Alternativas
Q503800 Nutrição
São efeitos adversos da ingestão excessiva de cálcio, EXCETO
Alternativas
Q503801 Nutrição
Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. Os alimentos são constituídos de vários grupos de nutrientes, entre os quais aqueles que, sob sua forma monomérica, são passíveis de reações catabólicas com posterior geração de energia sob a forma de _____, sendo chamados de nutrientes energéticos. São eles: os carboidratos sob a forma de _________, os triacilglicerois sob a forma de ___________ e glicerol e as proteínas sob a forma de ____________.
Alternativas
Q503802 Nutrição
Qual é o nível máximo de ingestão tolerável (UL) de cálcio para lactantes de faixa etária dos 19 aos 30 anos? (Institute of Medicine/ Food and Nutrition Board, 1997, 2000)
Alternativas
Q503804 Nutrição
Qual é a principal característica da fibra responsável pela diminuição do colesterol plasmático e das lipoproteínas de baixa densidade (LDL-colesterol)?
Alternativas
Q503807 Nutrição
Qual deverá ser o requerimento energético para criança de 2 anos, sexo masculino, pesando 13 kg? Considere: EER = 13 a 36 meses = (89 x Peso (kg) – 100) + 20kcal.
Alternativas
Q503808 Nutrição
A completa prevenção da contaminação dos alimentos, principalmente os de origem animal, é praticamente impossível em face à ampla distribuição da bactéria no ambiente e a existência frequente de portadores assintomáticos. Em relação às medidas importantes que contribuem para a redução dos níveis de contaminação, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q503809 Nutrição
Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. A infecção por Campylobacter jejuni pode manifestar-se de várias formas, sendo a _______________ a mais comum. A sintomatologia da campilobacteriose é clinicamente semelhante à causada por diversos outros patógenos entéricos. O período de incubação varia normalmente de dois a cinco dias, podendo se estender até _____. A doença caracteriza-se por causar diarreia acompanhada de febre baixa e dores abdominais. Em alguns casos, a febre pode ser alta e as fezes podem conter sangue, leucócitos e ________. Vômitos são raros. A fase aguda da diarreia dura de dois a três dias, mas as dores abdominais podem persistir por até ____________.
Alternativas
Q503810 Nutrição
Qual das seguintes alternativas diz respeito à forma vertical de transmissão dos vírus?
Alternativas
Q503811 Nutrição
No Brasil, a infecção por rotavírus ocorre, em geral, nos meses entre maio e setembro. Qual é o principal público atingido?
Alternativas
Q503812 Nutrição
O método de isótopos estáveis e a análise de regressão linear foram utilizados pelo Institute of Medicine (2002) para desenvolver escores de aminoácidos para os diferentes grupos etários e estados fisiológicos, considerando a ingestão recomendada de proteínas e sua digestibilidade. Uma vez estabelecida a necessidade média estimada (EAR), assumiu-se um coeficiente de variação de
Alternativas
Q503813 Nutrição
Em relação ao planejamento dietético de micronutrientes, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q503814 Nutrição
As necessidades de aminoácidos essenciais dos adultos foram estabelecidas com base em estudos cujo critério foi a adequação para obter um balanço nitrogenado positivo. A FAO/OMS (1985) mantém as recomendações de aminoácidos propostas em 1973 e acrescenta a histidina como aminoácido essencial para adultos, indicando de
Alternativas
Q503815 Nutrição
Sobre as diferenças entre educação e orientação nutricional, relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

1. Educação Nutricional.
2. Orientação Nutricional.

A. Ênfase na mudança imediata das práticas alimentares e nos resultados obtidos.
B. Ênfase no processo de modificar e melhorar o hábito alimentar a médio e longo prazo.
C. Preocupação com as representações sobre o comer e a comida, com o conhecimento, as atitudes e a valoração da alimentação para a saúde, além da mudança de práticas alimentares.
D. A preocupação precípua é a mudança de práticas e o seguimento da dieta.
E. O objetivo do processo é estabelecido em função de metas definidas pelo profissional, para controle dos processos patológicos.
F. O objetivo do processo é estabelecido em função das necessidades detectadas que são discutidas com o paciente e das perspectivas e esperanças do cliente ou paciente.
G. As mudanças necessárias ao controle das doenças, entre elas as relativas à alimentação, devem ser buscadas em uma perspectiva de integração e de harmonização nos diversos níveis: físico, emocional e intelectual.
H. As mudanças relativas à alimentação devem ser obtidas mediante o seguimento da dieta.
Alternativas
Q503816 Nutrição
Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. A embalagem exerce um papel fundamental durante o processamento e conservação do alimento _____________. Ela é adaptada e moldada a certas tecnologias, onde é completamente indispensável para a conservação do alimento, como no processamento térmico, no acondicionamento ___________e na atmosfera modificada. As embalagens com atmosfera modificada permitem o acondicionamento do alimento com uma atmosfera composta, principalmente, de uma mistura de gases de oxigênio, ______________e nitrogênio, ou em alguns casos, é usado somente o nitrogênio como gás inerte. A composição dessa atmosfera é diferente do ar normal. Na maioria dos produtos, a conservação é também feita sob ____________.
Alternativas
Q503817 Nutrição
Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. Terapia de Nutrição Enteral: em pacientes gravemente enfermos (Unidade de Terapia Intensiva), na fase aguda da doença, a oferta de ____________ é suficiente, geralmente na primeira semana. Nessa fase, a oferta de proteína varia de ___________ e pode ser maior em pacientes muito catabólicos, como queimados, sépticos e politraumatizados.
Alternativas
Q503818 Nutrição
Em relação às fórmulas de TNE (Terapia de Nutrição Enteral) para uso por via oral: módulos, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q503819 Nutrição
O volume é um dos critérios segundo os quais as dietas hospitalares podem ser modificadas. Conforme a capacidade e a condição gástrica do indivíduo (pós-operatório gástrico), quanto maior o volume, maior a distensão, maior o trabalho gástrico, maior a dor abdominal do paciente. A dieta pode ser de volume normal, aumentada ou reduzida. No caso em que há necessidade de reduzir o volume, deve-se
Alternativas
Q503820 Nutrição
Em relação a parâmetros nutricionais do exame físico, quando um paciente apresenta perdas musculares nas regiões supra e infraclaviculares (pescoço) e atrofia da musculatura bi e tricipital nos membros superiores, de acordo com (DUARTE; BORGES, 2007) isso é um possível significado de
Alternativas
Q503821 Nutrição
De acordo com ANDRIOLO (2005) assinale a alternativa que corresponde aos valores de referência dos seguintes exames laboratoriais: Glicemia pós- prandial, Colesterol Total e Triglicerídeos, respectivamente.
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: E
4: B
5: B
6: D
7: E
8: A
9: B
10: B
11: C
12: A
13: B
14: D
15: A
16: D
17: E
18: E
19: A
20: D