Questões de Concurso Público EBSERH 2017 para Farmacêutico

Foram encontradas 25 questões

Q2188643 Farmácia
Comprimido mastigável, goma de mascar, óvulo e suspensões farmacêuticas são, respectivamente, exemplos de formas farmacêuticas
Alternativas
Q2188644 Farmácia
De acordo com o Código de Ética Farmacêutica, o profissional que “aceitar remuneração abaixo do estabelecido como piso salarial oriundo de acordo, convenção coletiva ou dissídio da categoria” estará cometendo uma infração ética e disciplinar 
Alternativas
Q2188645 Farmácia
Nos candidatos do sexo feminino à doação de sangue, obtida por punção digital ou por venopunção, o valor mínimo aceitável de Hemoglobina (Hb) é de
Alternativas
Q2188646 Farmácia
Paciente pediátrico, sexo masculino, apresentando os seguintes sintomas: fraqueza, tontura, aumento de hematomas sem causa aparente pelo corpo e sangramento de gengiva, comparece à Unidade Básica de Saúde. Após vários exames, recebeu o diagnóstico de leucemia. O tipo mais comum de leucemia em crianças é a
Alternativas
Q2188647 Farmácia
A Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) é uma das principais técnicas utilizadas na análise de compostos não voláteis e/ou termicamente instáveis. Apesar de ser uma excelente técnica de separação, a CLAE necessita de uma técnica confirmatória quando a análise qualitativa é também necessária. Assinale a alternativa que apresenta a técnica analítica cujo objetivo é medir átomos e moléculas para determinar suas massas, auxiliando assim na identificação de compostos presentes em uma amostra analisada por CLAE. 
Alternativas
Q2188648 Farmácia
Paciente do sexo feminino, 45 anos, empresária, apresentando peso corporal de 80 Kg com 1,65 m de altura, entra na Unidade Básica de Saúde com dor epigástrica. Após a consulta médica, foi até a farmácia apresentando a seguinte prescrição médica:
Pantoprazol.......................................... 40 mg Uso interno Mande 30 cps
Na farmácia de manipulação, há disponível apenas os pellets de pantoprazol (fc = 6,7). Qual é o mecanismo de ação do fármaco e a quantidade de pellets de pantoprazol que deve ser pesada para se preparar a formulação apresentada?
Alternativas
Q2188649 Farmácia
Qual é o tipo principal de imunoglobulina presente em secreções (lágrimas, saliva, colostro, muco)?
Alternativas
Q2188650 Farmácia
Os carboidratos, também conhecidos como hidratos de carbono, são as biomoléculas mais abundantes na natureza, constituídas principalmente por carbono, hidrogênio e oxigênio, podendo apresentar nitrogênio, fósforo ou enxofre em sua composição. De acordo com a classificação dos carboidratos, é correto afirmar que
Alternativas
Q2188651 Farmácia
Assinale a alternativa que apresenta uma condição inofensiva caracterizada pela excreção do açúcar xilulose na urina, devido à ausência da enzima necessária para metabolizá-lo.
Alternativas
Q2188652 Farmácia
As proteínas desempenham papéis extremamente importantes na maioria dos processos biológicos, atuando como enzimas, hormônios, neurotransmissores, transportadores através das membranas celulares e outros. O desenvolvimento de metodologias para determinar proteínas tem, cada vez mais, tornado-se de fundamental relevância em várias áreas do conhecimento, como em análises clínicas, favorecendo o diagnóstico de certas doenças correlacionadas com a alteração da quantidade de proteínas nos fluidos biológicos; em nutrição animal, ressaltando o aproveitamento racional de nutrientes; em problemas relacionados à nutrição humana, como obesidade, anorexia nervosa, desnutrição, devendo as dietas apresentar teor balanceado de proteínas; dentre outros. Sobre os métodos de dosagem de proteínas, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2188653 Farmácia
De acordo com a ANVISA, são considerados ensaios informativos para fins de equivalência farmacêutica, EXCETO
Alternativas
Q2188654 Farmácia
Paciente do sexo feminino, 35 anos, faz uso de ginkgo biloba e ácido acetilsalicílico. Qual é o efeito dessa combinação? 
Alternativas
Q2188655 Farmácia
O Estudo de Perfil de Dissolução Comparativo NÃO deve ser realizado
Alternativas
Q2188656 Farmácia
Sobre o controle de qualidade físico-químico de medicamentos, é correto afirmar que
Alternativas
Q2188657 Farmácia
A forma farmacêutica que NÃO deve ser utilizada intravenosamente é 
Alternativas
Q2188658 Farmácia
Um farmacêutico pretende preparar em sua farmácia de manipulação uma base de xarope simples de prazo de validade curto. Sabendo que a densidade do xarope simples é de 1,313 g/mL, quais são as respectivas quantidades de sacarose e água destilada a serem pesadas para se preparar a formulação a seguir?
Xarope Simples Sacarose......................................850,0 g Água destilada q.s Água destilada q.s.p..............1000,0 mL
Alternativas
Q2188659 Farmácia
Paciente de 45 anos, pedreiro, com queixa de dores na coluna lombar há cerca de 7 meses. Ele referiu que essas dores eram intermitentes, exacerbando-se quando o trabalho exigia maior esforço. Contudo, há dois dias, ao carregar peso em seu emprego, sofreu um escorregão e mau jeito na região lombar. Nesse mesmo pequeno acidente, contundiu a parte interior da perna contra uma laje. Ao exame físico, apresenta postura ligeiramente encurvada para frente. Sua musculatura paravertebral na região lombar encontra-se em estado de contratura, especialmente ao lado direito. Não há, ao exame, sinais de comprometimento neurológico. As radiografias mostram ausência de alterações osteoarticulares de relevância, considerando-se normais, para a faixa etária, os sinais de desgaste visíveis ao RX. Com o diagnóstico de lombalgia ocupacional, exacerbada pelo movimento brusco relatado, e de contusão leve na perna direita, foi proposto o seguinte tratamento:
Beserol® 1 comprimido de 8 em 8 horas (Composição: carisoprodol 125 mg, diclofenaco sódico 50 mg, paracetamol 300 mg e cafeína 30 mg).
2. Carbonato de cálcio 400 mg 2 vezes ao dia por via oral durante 1 mês, pois o paciente relatou que sua dieta é pobre em leites e minerais.
3. Compressas de gelo seguidas de aplicação de diclofenaco sódico em gel (Composição: diclofenaco sódico 5,0 g, glicerina 5 mL, metilparabeno 0,1 g, carbopol 0,5 g, água destilada q.s.p. 100 g) sobre a contusão da perna.

Considerando o exposto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2188660 Farmácia
Assinale a alternativa que apresenta uma cefalosporina de primeira geração que pode ser administrada por via oral.
Alternativas
Q2188661 Farmácia
Um passo inicial para detectar problemas no fígado é um exame de sangue para determinar a presença de certas enzimas no sangue, comumente chamadas de transaminases. Elas incluem a aminotransferase de aspartate (AST) e a aminotransferase de alanine (ALT). Sobre as transaminases, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2188662 Farmácia
Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta.
A ______________________é definida como “a ciência e atividades relativas à identificação, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou quaisquer problemas relacionados ao uso de medicamentos”.
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: A
5: A
6: E
7: D
8: D
9: A
10: E
11: C
12: A
13: E
14: C
15: B
16: C
17: C
18: B
19: D
20: B