Paciente de 45 anos, pedreiro, com queixa de dores na coluna...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2188659 Farmácia
Paciente de 45 anos, pedreiro, com queixa de dores na coluna lombar há cerca de 7 meses. Ele referiu que essas dores eram intermitentes, exacerbando-se quando o trabalho exigia maior esforço. Contudo, há dois dias, ao carregar peso em seu emprego, sofreu um escorregão e mau jeito na região lombar. Nesse mesmo pequeno acidente, contundiu a parte interior da perna contra uma laje. Ao exame físico, apresenta postura ligeiramente encurvada para frente. Sua musculatura paravertebral na região lombar encontra-se em estado de contratura, especialmente ao lado direito. Não há, ao exame, sinais de comprometimento neurológico. As radiografias mostram ausência de alterações osteoarticulares de relevância, considerando-se normais, para a faixa etária, os sinais de desgaste visíveis ao RX. Com o diagnóstico de lombalgia ocupacional, exacerbada pelo movimento brusco relatado, e de contusão leve na perna direita, foi proposto o seguinte tratamento:
Beserol® 1 comprimido de 8 em 8 horas (Composição: carisoprodol 125 mg, diclofenaco sódico 50 mg, paracetamol 300 mg e cafeína 30 mg).
2. Carbonato de cálcio 400 mg 2 vezes ao dia por via oral durante 1 mês, pois o paciente relatou que sua dieta é pobre em leites e minerais.
3. Compressas de gelo seguidas de aplicação de diclofenaco sódico em gel (Composição: diclofenaco sódico 5,0 g, glicerina 5 mL, metilparabeno 0,1 g, carbopol 0,5 g, água destilada q.s.p. 100 g) sobre a contusão da perna.

Considerando o exposto, assinale a alternativa correta.
Alternativas