Questões de Concurso Público Prefeitura de Formiga - MG 2020 para Fiscal de Obras e Postura
Foram encontradas 40 questões
I. É correto escrever “degladiar” em vez de “digladiar”. II. É errôneo escrever “aterrisagem” em vez de “aterrissagem”. III. É incorreto escrever “abstêmio” em vez de “abstênio”.
Estão corretas as afirmativas
( ) “história” (1º§) contém um hiato. ( ) “teria” (3º§) apresenta um hiato. ( ) “viagem” (5º§) é composta por um ditongo.
A sequência está correta em
I. Para manter a coerência textual, o termo “ravina” (3º§) pode ser substituído por seu homônimo “alabastro”. II. O termo “metáfora” (4º§) corresponde a uma figura de linguagem que consiste em estabelecer uma analogia de significados entre duas palavras ou expressões, empregando-se uma pela outra. III. A forma verbal “impele” (5º§), devidamente conjugada na terceira pessoa do singular do presente do modo subjuntivo do verbo “impelir”, é substituível pelo seu sinônimo “credita”, que está devidamente conjugado na terceira pessoa do singular do presente do modo subjuntivo do verbo “creditar”.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
I. Em meio a ampla população indígena, observamos o desenvolvimento de civilizações heterogêneas, dentre as quais podemos citar xavantes, caraíbas, tupis, jês e guaranis. II. No meio religioso, a maioria desses povos acreditavam na existência dos espíritos, na reencarnação dos seus antepassados e na compreensão dos fenômenos naturais como divindades. III. Todos os povos indígenas isolados são extremamente vulneráveis, tanto a frequentes ataques violentos quanto a doenças comuns, como gripe e sarampo, contra as quais eles não possuem imunidade. IV. Em meados do século XX, alguns especialistas acreditavam que a presença dos índios chegaria a um fim. Contudo, os indígenas, atualmente, têm seus direitos garantidos pelo Estado, conseguindo exercer sua autonomia econômica, política e social.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
( ) Lampião e Maria Bonita foram as principais figuras famosas do fenômeno do Cangaço; ambos eram tidos como heróis e símbolos de resistência à violência do Estado e dos grandes fazendeiros. ( ) Solitários ou em grupos organizados entorno de um líder, homens e mulheres realizavam saques e usavam da violência para instaurar o terror na região Sudeste brasileira. ( ) A adesão ao Cangaço tinha um preço alto; ao ingressar no grupo, era preciso saber que se viveria uma vida de guerra e morte eminente. A recompensa era recuperar o orgulho próprio. Ser cangaceiro, muitas vezes, representava um ato de rebeldia contra a opressão do Coronelismo.
A sequência está correta em
(O Mamoeiro, de 1925. Acervo do IEB. Reprodução IEB. Divulgação/CASACOR.)
“O Mamoeiro” possui formas roliças e exuberantes, das
frutas, dos mandacarus, das procissões, da roça; faz parte
das 160 obras da exposição que reúne o melhor da pintura
de um dos maiores nomes do movimento modernista no
Brasil. A obra e as informações se referem a: