Questões de Concurso Público Câmara de Parauapebas - PA 2022 para Redator Legislativo

Foram encontradas 50 questões

Q1983848 Raciocínio Lógico
No departamento de matemática de uma universidade, 1/4 dos professores possuem doutorado. Já no departamento de estatística da mesma universidade, essa fração é equivalente a 2/5. Além disso, sabe-se que o número de professores com doutorado em ambos os departamentos é igual. Considerando o total de professores dos dois departamentos, qual a fração daqueles que possuem doutorado?
Alternativas
Q1983849 Raciocínio Lógico
As amigas Mariana, Fabíola, Adriana, Cristina e Daniela possuem alturas distintas. Adriana não é a mais baixa e Mariana não é a mais alta. Fabíola tem uma altura menor que suas amigas Daniela e Adriana. Mariana é mais alta que Adriana. Cristina é mais baixa que Mariana. Qual das amigas é a mais alta? 
Alternativas
Q1983850 Raciocínio Lógico
Para atender a uma determinada demanda, um trabalhador precisa descarregar 56 caixas contendo fertilizantes até o estoque de uma empresa. Considere que a distância entre o local onde o trabalhador estacionou seu caminhão até o estoque da empresa é 76 metros. Sabendo que o trabalhador consegue carregar apenas 4 caixas por vez, quantos metros ele irá percorrer até que todas as caixas estejam no estoque?
Alternativas
Q1983851 Raciocínio Lógico

Marinalva possui seis netos, sendo três homens (Álvaro, Breno e Cristiano) e três mulheres (Amanda, Bárbara e Claudete). Para dançarem quadrilha durante a festa junina da família de Marinalva, os seis netos se dividiram em três casais, cada um formado por um homem e uma mulher. Considere que, dentre as afirmativas a seguir, apenas uma é verdadeira:


• Amanda dançou com Cristiano.

• Álvaro dançou com Amanda ou Claudete.

• Breno dançou com Bárbara ou Claudete.


Com base nessas informações, é correto afirmar que:

Alternativas
Q1983852 Raciocínio Lógico
Luciano guarda todas as suas bandanas em uma caixa. Essa caixa possui 22 bandanas, sendo oito roxas, sete verdes, uma lilás, quatro vermelhas e duas azuis. Em um certo dia, Luciano pegou algumas bandanas na caixa de maneira aleatória. Com base nessas informações, qual o número mínimo de bandanas Luciano deve pegar para ter a garantia de que tenha ao menos duas bandanas com a mesma cor?
Alternativas
Q1983853 Noções de Informática
Para que uma simples placa de vídeo ou um disco rígido possam ser utilizados em qualquer micro, independentemente do processador instalado, utilizamos diversos modelos de barramentos de expansão. Assinale a alternativa que apresenta apenas os barramentos de expansão considerados externos ao micro.
Alternativas
Q1983855 Noções de Informática

Observe a imagem a seguir. 

Imagem associada para resolução da questão

Na criação da planilha do programa Microsoft Excel 2016 precedente, caso o usuário insira a fórmula =COL(B4) na célula B6, o conteúdo desta célula será:

Alternativas
Q1983856 Noções de Informática
A topologia de uma rede é a representação geométrica do relacionamento entre todos os links e dispositivos (nós) conectados uns aos outros. A topologia de rede em que os nós são conectados a um backbone através de pequenos segmentos de cabos e conectores de pressão (taps) e que tem como sua maior vantagem a facilidade de instalação é:
Alternativas
Q1983857 Noções de Informática
A melhor prevenção contra os códigos maliciosos é impedir que a infecção ocorra, pois nem sempre é possível reverter as ações danosas já feitas ou recuperar totalmente seus dados. Uma das formas de impedir a infecção é fazer uso de aplicativos de segurança da informação. O aplicativo de segurança que pode ser definido como um meio de segurança, o qual pode ser tanto um hardware quanto um software, que, através de um conjunto de regras, realiza análise do tráfego de rede para bloquear os acessos indesejados é:
Alternativas
Q1983858 Legislação dos Municípios do Estado do Pará

Analise as afirmativas; marque V para as verdadeiras e F para as falsas.


( ) Cargo em comissão é o cargo de livre nomeação e exoneração, com a definição delineada na Constituição Federal que não pode ser preenchido por servidores de carreira, uma vez que estes são estáveis nas respectivas funções.

( ) Quadro de pessoal é o conjunto de cargos isolados ou de carreira com afinidades entre si quanto à natureza do trabalho ou o grau de escolaridade exigido para o seu desempenho.

( ) Regime estatutário é um conjunto de normas que regulam, de forma própria, os direitos e os deveres dos agentes públicos.

( ) Plano de carreiras é o conjunto, estabelecido em lei, das possibilidades de evolução funcional dos servidores permanentes, através de promoção, observadas as regras constitucionais.


A sequência está correta em 

Alternativas
Q1983859 Legislação dos Municípios do Estado do Pará
As ações de treinamento são aquelas que promovem, de forma sistemática, por metodologia presencial ou a distância, o desenvolvimento de competências para o cumprimento da missão institucional, promovidas ou não pela Administração. Estas ações geram o pagamento de adicional de qualificação. Dessa forma, enquadra-se como ação de tal natureza:
Alternativas
Q1983860 Legislação dos Municípios do Estado do Pará
Em determinado final de semana, o Prefeito de um pequeno município do interior do país emprestou um ônibus escolar da municipalidade, dirigido por servidor público, também ele fiel da Igreja, para transporte dos religiosos da coletividade ao local do culto. Neste caso, considerando a situação hipotética, o Prefeito: 
Alternativas
Q1983861 Legislação dos Municípios do Estado do Pará
Lei, de iniciativa do Legislativo Municipal, determina o uso de “torneiras econômicas nas escolas municipais”. O Prefeito ingressa com ação de inconstitucionalidade em face da lei, uma vez que afirma ser privativa do Chefe do Executivo a administração dos bens municipais, incluindo-se nestes as escolas municipais. Analisando a situação hipotética descrita, é possível considerar que:
Alternativas
Q1983862 Legislação dos Municípios do Estado do Pará
Observe o enunciado a seguir: “Símbolo atribuído ao conjunto de cargos equivalentes quanto ao grau de dificuldade, complexidade e responsabilidade das tarefas, visando determinar a faixa de vencimentos a eles correspondente”. A assertiva diz respeito à(ao): 
Alternativas
Q1983863 Legislação dos Municípios do Estado do Pará
Em determinado município o Prefeito fez afixar, por todo o centro administrativo, outdoors nos quais aparece sua imagem, com o símbolo de seu partido, a foto da praça recém-inaugurada e os seguintes dizeres: “Um Prefeito que faz o que prometeu: Praça das Flores, obrigado Sr. Prefeito!” Observando a situação hipotética, bem como o enunciado, é possível entender que: 
Alternativas
Q1983864 Legislação dos Municípios do Estado do Pará
Determinado Vereador eleito é professor concursado de uma Fundação Escola Privada, cujas aulas são no período noturno, sendo as sessões da Câmara no período vespertino. Nesta hipótese, o vereador eleito deverá:
Alternativas
Q1983865 Legislação dos Municípios do Estado do Pará

Sabe-se que a redistribuição é o deslocamento de servidor estável para cargo do quadro de pessoal de outra entidade da Administração Municipal, no âmbito do mesmo poder.

Sobre tal Instituto, pode-se afirmar que: 

Alternativas
Q1983866 Legislação dos Municípios do Estado do Pará
Determinado concurso público fixou seu prazo de validade em dois anos, havendo dez vagas para provimento na função de professor. Certo candidato foi aprovado, porém fora do número de vagas inicialmente divulgadas no edital, tendo obtido a 11ª colocação. Sabe-se que todos os aprovados dentro do número de vagas foram nomeados e o prazo de validade do certame só se esgotará em três meses. O candidato aprovado na 11ª posição tem, em relação à sua nomeação: 
Alternativas
Q1983867 Legislação dos Municípios do Estado do Pará
“Qualidade adquirida pelo servidor público, após três anos de efetivo exercício da função, encontrando-se no cargo público em virtude de ter sido aprovado em concurso.” O trecho transcrito se refere à:
Alternativas
Q1983888 Português

Tentação

        Ela estava com soluço. E como se não bastasse a claridade das duas horas, ela era ruiva.

        Na rua vazia as pedras vibravam de calor – a cabeça da menina flamejava. Sentada nos degraus de sua casa, ela suportava. Ninguém na rua, só uma pessoa esperando inutilmente no ponto do bonde. E como se não bastasse seu olhar submisso e paciente, o soluço a interrompia de momento a momento, abalando o queixo que se apoiava conformado na mão. Que fazer de uma menina ruiva com soluço? Olhamo‐nos sem palavras, desalento contra desalento. Na rua deserta nenhum sinal de bonde. Numa terra de morenos, ser ruivo era uma revolta involuntária. Que importava se num dia futuro sua marca ia fazê‐la erguer insolente uma cabeça de mulher? Por enquanto ela estava sentada num degrau faiscante da porta, às duas horas. O que a salvava era uma bolsa velha de senhora, com alça partida. Segurava‐a com um amor conjugal já habituado, apertando‐a contra os joelhos.

        Foi quando se aproximou a sua outra metade neste mundo, um irmão em Grajaú. A possibilidade de comunicação surgiu no ângulo quente da esquina, acompanhando uma senhora, e encarnada na figura de um cão. Era um basset lindo e miserável, doce sob a sua fatalidade. Era um bassetruivo.

        Lá vinha ele trotando, à frente de sua dona, arrastando seu comprimento. Desprevenido, acostumado, cachorro.

A menina abriu os olhos pasmada. Suavemente avisado, o cachorro estacou diante dela. Sua língua vibrava. Ambos se olhavam.

        Entre tantos seres que estão prontos para se tornarem donos de outro ser, lá estava a menina que viera ao mundo para ter aquele cachorro. Ele fremia suavemente, sem latir. Elaolhava‐o sob os cabelos, fascinada, séria. Quanto tempo se passava? Um grande soluço sacudiu‐a desafinado. Ele nem sequer tremeu. Também ela passou por cima do soluço e continuou a fitá‐lo.

        Os pelos de ambos eram curtos, vermelhos.

        Que foi que se disseram? Não se sabe. Sabe‐se apenas que se comunicaram rapidamente, pois não havia tempo. Sabe‐se também que sem falar eles se pediam. Pediam‐se com urgência, com encabulamento, surpreendidos.

        No meio de tanta vaga impossibilidade e de tanto sol, ali estava a solução para a criança vermelha. E no meio de tantas ruas a serem trotadas, de tantos cães maiores, de tantos esgotos secos – lá estava uma menina, como se fora carne de sua ruiva carne. Eles se fitavam profundos, entregues, ausentes de Grajaú. Mais um instante e o suspenso sonho se quebraria, cedendo talvez à gravidade com que se pediam.

        Mas ambos eram comprometidos.

        Ela com sua infância impossível, o centro da inocência que só se abriria quando ela fosse uma mulher. Ele, com sua natureza aprisionada. 

        A dona esperava impaciente sob o guarda‐sol. O basset ruivo afinal despregou‐se da menina e saiu sonâmbulo. Ela ficou espantada, com o acontecimento nas mãos, numa mudez que nem pai nem mãe compreenderiam. Acompanhou‐o com olhos pretos que mal acreditavam, debruçada sobre a bolsa e os joelhos, até vê‐lo dobrar a outra esquina.

        Mas ele foi mais forte que ela. Nem uma só vez olhou para trás.

(LISPECTOR, Clarice. Felicidade Clandestina: contos. Rio de Janeiro: Rocco, 1998. Adaptado.)

O tema é a ideia principal do texto. É com base nessa ideia principal que o texto será desenvolvido. Dessa forma, é possível inferir que o tema central do texto de Clarice Lispector é:
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: C
5: D
6: D
7: A
8: D
9: A
10: A
11: A
12: B
13: A
14: A
15: B
16: A
17: A
18: D
19: C
20: A