Questões de Concurso Público Prefeitura de Jequié - BA 2022 para Instrutor de Judô

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Q2088458 Português

Aquilo por que vivi


    Três paixões, simples, mas irresistivelmente fortes, governaram-me a vida: o anseio de amor, a busca do conhecimento e a dolorosa piedade pelo sofrimento da humanidade. Tais paixões, como grandes vendavais, impeliram-me para aqui e acolá, em curso instável, por sobre profundo oceano de angústia, chegando às raias do desespero.

    Busquei, primeiro, o amor, porque ele produz êxtase – um êxtase tão grande que, não raro, eu sacrificava todo o resto da minha vida por umas poucas horas dessa alegria. Ambicionava-o, ainda, porque o amor nos liberta da solidão – essa solidão terrível através da qual a nossa trêmula percepção observa, além dos limites do mundo, esse abismo frio e exânime.

    Com paixão igual, busquei o conhecimento. Eu queria compreender o coração dos homens. Gostaria de saber por que cintilam as estrelas. E procurei apreender a força pitagórica pela qual o número permanece acima do fluxo dos acontecimentos. Um pouco disto, mas não muito, eu o consegui.

    Amor e conhecimento, até ao ponto em que são possíveis, conduzem para o alto, rumo ao céu. Mas a piedade sempre me trazia de volta a terra. Ecos de gritos de dor ecoavam em meu coração. Crianças famintas, vítimas torturadas por opressores, velhos desvalidos a constituir um fardo para seus filhos, e todo o mundo de solidão, pobreza e sofrimentos, convertem numa irrisão o que deveria de ser a vida humana. Anseio por aliviar o mal, mas não posso, e também sofro.

    Eis o que tem sido a minha vida. Tenho-a considerado digna de ser vivida e, de bom grado, tornaria a vivê-la, se me fosse dada tal oportunidade.

(Bertrand Russel. Autobiografia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967. Adaptado.)

É possível inferir que o assunto principal retratado no texto é:
Alternativas
Q2088459 Português

Aquilo por que vivi


    Três paixões, simples, mas irresistivelmente fortes, governaram-me a vida: o anseio de amor, a busca do conhecimento e a dolorosa piedade pelo sofrimento da humanidade. Tais paixões, como grandes vendavais, impeliram-me para aqui e acolá, em curso instável, por sobre profundo oceano de angústia, chegando às raias do desespero.

    Busquei, primeiro, o amor, porque ele produz êxtase – um êxtase tão grande que, não raro, eu sacrificava todo o resto da minha vida por umas poucas horas dessa alegria. Ambicionava-o, ainda, porque o amor nos liberta da solidão – essa solidão terrível através da qual a nossa trêmula percepção observa, além dos limites do mundo, esse abismo frio e exânime.

    Com paixão igual, busquei o conhecimento. Eu queria compreender o coração dos homens. Gostaria de saber por que cintilam as estrelas. E procurei apreender a força pitagórica pela qual o número permanece acima do fluxo dos acontecimentos. Um pouco disto, mas não muito, eu o consegui.

    Amor e conhecimento, até ao ponto em que são possíveis, conduzem para o alto, rumo ao céu. Mas a piedade sempre me trazia de volta a terra. Ecos de gritos de dor ecoavam em meu coração. Crianças famintas, vítimas torturadas por opressores, velhos desvalidos a constituir um fardo para seus filhos, e todo o mundo de solidão, pobreza e sofrimentos, convertem numa irrisão o que deveria de ser a vida humana. Anseio por aliviar o mal, mas não posso, e também sofro.

    Eis o que tem sido a minha vida. Tenho-a considerado digna de ser vivida e, de bom grado, tornaria a vivê-la, se me fosse dada tal oportunidade.

(Bertrand Russel. Autobiografia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967. Adaptado.)

A expressão “aquilo”, aludida no título do texto, trata-se de:
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Q2088460 Português

Aquilo por que vivi


    Três paixões, simples, mas irresistivelmente fortes, governaram-me a vida: o anseio de amor, a busca do conhecimento e a dolorosa piedade pelo sofrimento da humanidade. Tais paixões, como grandes vendavais, impeliram-me para aqui e acolá, em curso instável, por sobre profundo oceano de angústia, chegando às raias do desespero.

    Busquei, primeiro, o amor, porque ele produz êxtase – um êxtase tão grande que, não raro, eu sacrificava todo o resto da minha vida por umas poucas horas dessa alegria. Ambicionava-o, ainda, porque o amor nos liberta da solidão – essa solidão terrível através da qual a nossa trêmula percepção observa, além dos limites do mundo, esse abismo frio e exânime.

    Com paixão igual, busquei o conhecimento. Eu queria compreender o coração dos homens. Gostaria de saber por que cintilam as estrelas. E procurei apreender a força pitagórica pela qual o número permanece acima do fluxo dos acontecimentos. Um pouco disto, mas não muito, eu o consegui.

    Amor e conhecimento, até ao ponto em que são possíveis, conduzem para o alto, rumo ao céu. Mas a piedade sempre me trazia de volta a terra. Ecos de gritos de dor ecoavam em meu coração. Crianças famintas, vítimas torturadas por opressores, velhos desvalidos a constituir um fardo para seus filhos, e todo o mundo de solidão, pobreza e sofrimentos, convertem numa irrisão o que deveria de ser a vida humana. Anseio por aliviar o mal, mas não posso, e também sofro.

    Eis o que tem sido a minha vida. Tenho-a considerado digna de ser vivida e, de bom grado, tornaria a vivê-la, se me fosse dada tal oportunidade.

(Bertrand Russel. Autobiografia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967. Adaptado.)

Ao afirmar que “Eis o que tem sido a minha vida. Tenho-a considerado digna de ser vivida e, de bom grado, tornaria a vivê-la, se me fosse dada tal oportunidade.” (5º§), o autor:
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Q2088461 Português

Aquilo por que vivi


    Três paixões, simples, mas irresistivelmente fortes, governaram-me a vida: o anseio de amor, a busca do conhecimento e a dolorosa piedade pelo sofrimento da humanidade. Tais paixões, como grandes vendavais, impeliram-me para aqui e acolá, em curso instável, por sobre profundo oceano de angústia, chegando às raias do desespero.

    Busquei, primeiro, o amor, porque ele produz êxtase – um êxtase tão grande que, não raro, eu sacrificava todo o resto da minha vida por umas poucas horas dessa alegria. Ambicionava-o, ainda, porque o amor nos liberta da solidão – essa solidão terrível através da qual a nossa trêmula percepção observa, além dos limites do mundo, esse abismo frio e exânime.

    Com paixão igual, busquei o conhecimento. Eu queria compreender o coração dos homens. Gostaria de saber por que cintilam as estrelas. E procurei apreender a força pitagórica pela qual o número permanece acima do fluxo dos acontecimentos. Um pouco disto, mas não muito, eu o consegui.

    Amor e conhecimento, até ao ponto em que são possíveis, conduzem para o alto, rumo ao céu. Mas a piedade sempre me trazia de volta a terra. Ecos de gritos de dor ecoavam em meu coração. Crianças famintas, vítimas torturadas por opressores, velhos desvalidos a constituir um fardo para seus filhos, e todo o mundo de solidão, pobreza e sofrimentos, convertem numa irrisão o que deveria de ser a vida humana. Anseio por aliviar o mal, mas não posso, e também sofro.

    Eis o que tem sido a minha vida. Tenho-a considerado digna de ser vivida e, de bom grado, tornaria a vivê-la, se me fosse dada tal oportunidade.

(Bertrand Russel. Autobiografia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967. Adaptado.)

Ambicionava-o, ainda, porque o amor nos liberta da solidão – essa solidão terrível através da qual a nossa trêmula percepção observa, além dos limites do mundo, esse abismo frio e exânime.” (2º§) Considerando o contexto textual, é possível depreender que a expressão destacada significa:
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Q2088463 Português

Aquilo por que vivi


    Três paixões, simples, mas irresistivelmente fortes, governaram-me a vida: o anseio de amor, a busca do conhecimento e a dolorosa piedade pelo sofrimento da humanidade. Tais paixões, como grandes vendavais, impeliram-me para aqui e acolá, em curso instável, por sobre profundo oceano de angústia, chegando às raias do desespero.

    Busquei, primeiro, o amor, porque ele produz êxtase – um êxtase tão grande que, não raro, eu sacrificava todo o resto da minha vida por umas poucas horas dessa alegria. Ambicionava-o, ainda, porque o amor nos liberta da solidão – essa solidão terrível através da qual a nossa trêmula percepção observa, além dos limites do mundo, esse abismo frio e exânime.

    Com paixão igual, busquei o conhecimento. Eu queria compreender o coração dos homens. Gostaria de saber por que cintilam as estrelas. E procurei apreender a força pitagórica pela qual o número permanece acima do fluxo dos acontecimentos. Um pouco disto, mas não muito, eu o consegui.

    Amor e conhecimento, até ao ponto em que são possíveis, conduzem para o alto, rumo ao céu. Mas a piedade sempre me trazia de volta a terra. Ecos de gritos de dor ecoavam em meu coração. Crianças famintas, vítimas torturadas por opressores, velhos desvalidos a constituir um fardo para seus filhos, e todo o mundo de solidão, pobreza e sofrimentos, convertem numa irrisão o que deveria de ser a vida humana. Anseio por aliviar o mal, mas não posso, e também sofro.

    Eis o que tem sido a minha vida. Tenho-a considerado digna de ser vivida e, de bom grado, tornaria a vivê-la, se me fosse dada tal oportunidade.

(Bertrand Russel. Autobiografia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967. Adaptado.)

No fragmento “Três paixões, simples, mas irresistivelmente fortes, governaram-me a vida: o anseio de amor, a busca do conhecimento e a dolorosa piedade pelo sofrimento da humanidade.” (1º§), os dois-pontos têm como finalidade:
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Q2088464 Português

Aquilo por que vivi


    Três paixões, simples, mas irresistivelmente fortes, governaram-me a vida: o anseio de amor, a busca do conhecimento e a dolorosa piedade pelo sofrimento da humanidade. Tais paixões, como grandes vendavais, impeliram-me para aqui e acolá, em curso instável, por sobre profundo oceano de angústia, chegando às raias do desespero.

    Busquei, primeiro, o amor, porque ele produz êxtase – um êxtase tão grande que, não raro, eu sacrificava todo o resto da minha vida por umas poucas horas dessa alegria. Ambicionava-o, ainda, porque o amor nos liberta da solidão – essa solidão terrível através da qual a nossa trêmula percepção observa, além dos limites do mundo, esse abismo frio e exânime.

    Com paixão igual, busquei o conhecimento. Eu queria compreender o coração dos homens. Gostaria de saber por que cintilam as estrelas. E procurei apreender a força pitagórica pela qual o número permanece acima do fluxo dos acontecimentos. Um pouco disto, mas não muito, eu o consegui.

    Amor e conhecimento, até ao ponto em que são possíveis, conduzem para o alto, rumo ao céu. Mas a piedade sempre me trazia de volta a terra. Ecos de gritos de dor ecoavam em meu coração. Crianças famintas, vítimas torturadas por opressores, velhos desvalidos a constituir um fardo para seus filhos, e todo o mundo de solidão, pobreza e sofrimentos, convertem numa irrisão o que deveria de ser a vida humana. Anseio por aliviar o mal, mas não posso, e também sofro.

    Eis o que tem sido a minha vida. Tenho-a considerado digna de ser vivida e, de bom grado, tornaria a vivê-la, se me fosse dada tal oportunidade.

(Bertrand Russel. Autobiografia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967. Adaptado.)

Levando em consideração que o adjetivo é a classe de palavras que modifica o substantivo, atribuindo-lhe características mais precisas, NÃO se refere a tal classe gramatical: 
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Q2088465 Português

Aquilo por que vivi


    Três paixões, simples, mas irresistivelmente fortes, governaram-me a vida: o anseio de amor, a busca do conhecimento e a dolorosa piedade pelo sofrimento da humanidade. Tais paixões, como grandes vendavais, impeliram-me para aqui e acolá, em curso instável, por sobre profundo oceano de angústia, chegando às raias do desespero.

    Busquei, primeiro, o amor, porque ele produz êxtase – um êxtase tão grande que, não raro, eu sacrificava todo o resto da minha vida por umas poucas horas dessa alegria. Ambicionava-o, ainda, porque o amor nos liberta da solidão – essa solidão terrível através da qual a nossa trêmula percepção observa, além dos limites do mundo, esse abismo frio e exânime.

    Com paixão igual, busquei o conhecimento. Eu queria compreender o coração dos homens. Gostaria de saber por que cintilam as estrelas. E procurei apreender a força pitagórica pela qual o número permanece acima do fluxo dos acontecimentos. Um pouco disto, mas não muito, eu o consegui.

    Amor e conhecimento, até ao ponto em que são possíveis, conduzem para o alto, rumo ao céu. Mas a piedade sempre me trazia de volta a terra. Ecos de gritos de dor ecoavam em meu coração. Crianças famintas, vítimas torturadas por opressores, velhos desvalidos a constituir um fardo para seus filhos, e todo o mundo de solidão, pobreza e sofrimentos, convertem numa irrisão o que deveria de ser a vida humana. Anseio por aliviar o mal, mas não posso, e também sofro.

    Eis o que tem sido a minha vida. Tenho-a considerado digna de ser vivida e, de bom grado, tornaria a vivê-la, se me fosse dada tal oportunidade.

(Bertrand Russel. Autobiografia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967. Adaptado.)

Considerando o trecho “Eu queria compreender o coração dos homens.” (3º§), é possível afirmar que a ação verbal expressa ideia de: 
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Q2088466 Português

Aquilo por que vivi


    Três paixões, simples, mas irresistivelmente fortes, governaram-me a vida: o anseio de amor, a busca do conhecimento e a dolorosa piedade pelo sofrimento da humanidade. Tais paixões, como grandes vendavais, impeliram-me para aqui e acolá, em curso instável, por sobre profundo oceano de angústia, chegando às raias do desespero.

    Busquei, primeiro, o amor, porque ele produz êxtase – um êxtase tão grande que, não raro, eu sacrificava todo o resto da minha vida por umas poucas horas dessa alegria. Ambicionava-o, ainda, porque o amor nos liberta da solidão – essa solidão terrível através da qual a nossa trêmula percepção observa, além dos limites do mundo, esse abismo frio e exânime.

    Com paixão igual, busquei o conhecimento. Eu queria compreender o coração dos homens. Gostaria de saber por que cintilam as estrelas. E procurei apreender a força pitagórica pela qual o número permanece acima do fluxo dos acontecimentos. Um pouco disto, mas não muito, eu o consegui.

    Amor e conhecimento, até ao ponto em que são possíveis, conduzem para o alto, rumo ao céu. Mas a piedade sempre me trazia de volta a terra. Ecos de gritos de dor ecoavam em meu coração. Crianças famintas, vítimas torturadas por opressores, velhos desvalidos a constituir um fardo para seus filhos, e todo o mundo de solidão, pobreza e sofrimentos, convertem numa irrisão o que deveria de ser a vida humana. Anseio por aliviar o mal, mas não posso, e também sofro.

    Eis o que tem sido a minha vida. Tenho-a considerado digna de ser vivida e, de bom grado, tornaria a vivê-la, se me fosse dada tal oportunidade.

(Bertrand Russel. Autobiografia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967. Adaptado.)

Considerando que o sujeito é um dos termos essenciais da oração, assinale, a seguir, a afirmativa que apresenta sujeito oculto.
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Q2088467 Português

Aquilo por que vivi


    Três paixões, simples, mas irresistivelmente fortes, governaram-me a vida: o anseio de amor, a busca do conhecimento e a dolorosa piedade pelo sofrimento da humanidade. Tais paixões, como grandes vendavais, impeliram-me para aqui e acolá, em curso instável, por sobre profundo oceano de angústia, chegando às raias do desespero.

    Busquei, primeiro, o amor, porque ele produz êxtase – um êxtase tão grande que, não raro, eu sacrificava todo o resto da minha vida por umas poucas horas dessa alegria. Ambicionava-o, ainda, porque o amor nos liberta da solidão – essa solidão terrível através da qual a nossa trêmula percepção observa, além dos limites do mundo, esse abismo frio e exânime.

    Com paixão igual, busquei o conhecimento. Eu queria compreender o coração dos homens. Gostaria de saber por que cintilam as estrelas. E procurei apreender a força pitagórica pela qual o número permanece acima do fluxo dos acontecimentos. Um pouco disto, mas não muito, eu o consegui.

    Amor e conhecimento, até ao ponto em que são possíveis, conduzem para o alto, rumo ao céu. Mas a piedade sempre me trazia de volta a terra. Ecos de gritos de dor ecoavam em meu coração. Crianças famintas, vítimas torturadas por opressores, velhos desvalidos a constituir um fardo para seus filhos, e todo o mundo de solidão, pobreza e sofrimentos, convertem numa irrisão o que deveria de ser a vida humana. Anseio por aliviar o mal, mas não posso, e também sofro.

    Eis o que tem sido a minha vida. Tenho-a considerado digna de ser vivida e, de bom grado, tornaria a vivê-la, se me fosse dada tal oportunidade.

(Bertrand Russel. Autobiografia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967. Adaptado.)

Em “Tais paixões, como grandes vendavais, impeliram-me para aqui e acolá, em curso instável, por sobre profundo oceano de angústia, chegando às raias do desespero.” (1º§), o sinal indicativo de crase foi empregado corretamente. Entretanto, tal fato NÃO ocorre em: 
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Q2088478 Educação Física

Sobre o processo ensino-aprendizagem do judô, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Para fazer as aulas de judô, o ideal seria utilizar o quimono. Quando isso não for possível, os alunos devem usar blusas de manga curta ou camisetas tipo regata para facilitar os movimentos.


( ) Ao executar os golpes é interessante que a dupla tivesse mais ou menos o mesmo peso e a mesma altura para facilitar a dinâmica.


( ) Todos os golpes de projeções devem ser treinados para os dois lados igualmente.


( ) O golpe sassae-tsuri-komi-ashi é parecido com o-goshi. Contudo, a projeção é de meio quadril e não de quadril inteiro. Quem executa deve agarrar a faixa por baixo do braço do uke.


A sequência está correta em

Alternativas
Q2088479 Educação Física

Ao estruturar o judô, Jigoro Kano pensou em princípios pedagógicos para o ensino, quer seja na escola ou em outros espaços. Relacione-os adequadamente aos seus respectivos significados.


1. Ju yoku go wo seisu.

2. Seiryku saizen katsuyo – Seiryoku zenyo.

3. Jita kyoei.


( ) O suave controla a dureza.


( ) Omelhor uso da energia com o máximo de eficiência. Para atingir os objetivos na vida e também no aprendizado do judô, é preciso mobilizar a energia mental e física, a fim de trabalhar de maneira mais eficiente.


( ) Benefício mútuo, ou seja, o judô proporciona benefícios em todos os aspectos da vida sejam biológicos, intelectuais ou sociais.


A sequência está correta em

Alternativas
Q2088480 Educação Física

Dentre os aspectos históricos e característicos relacionados ao judô, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) A primeira era de desenvolvimento do judô no Brasil possui duas fases distintas. A primeira se inicia com a chegada do Kasato Maru, em 1908, e a segunda com a chegada da trupe de lutadores (Maeda, Satake, Laku e Shimizu), em novembro em 1914.


( ) Os professores de jiu-jitsu e judô sempre estiveram vinculados às academias de polícia, marinha ou exército e ganhavam espaço entre os brasileiros. Em parte, isso era devido à fama dos soldados japoneses que derrotaram os soldados russos nos combates de 1905.


( ) A primeira federação estadual de judô no Brasil foi constituída no final da década de 1950, denominada Federação Paulista de Judô.


( ) A Confederação Brasileira de Judô surgiu somente em março de 1969; antes disso, as atividades de combate no Brasil eram dirigidas pelo pugilismo.


( ) O Brasil conquistou sua primeira medalha nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972, com Chiaki Ishii.


A sequência está correta em

Alternativas
Q2088481 Educação Física
“Golpe no qual o aluno deverá desequilibrar o seu companheiro para trás e para a lateral; o pé de quem executa o golpe deve estar na altura do joelho uke (quem recebe o golpe).” Trata-se de: 
Alternativas
Q2088482 Educação Física

De acordo com os aspectos que se relacionam ao processo ensino-aprendizagem do judô, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) São realizadas repetições de movimentos específicos dos golpes denominadas de sassae-tsuri-komi-ashi.


( ) Tradicionalmente, o ensino dos golpes de judô caracteriza- -se por repetições de movimentos que são denominadas de uchikomi, em que se repete, inúmeras vezes, a técnica a ser aprendida com a colaboração do parceiro que não cria restrições durante a execução dos movimentos e, ocasionalmente, auxilia na sua correção.


( ) O posicionar desequilibrado (de-ashi-harai) do oponente pode dificultar para o seu parceiro o êxito das fases seguintes de um golpe de projeção, independente de qual seja. Nesse enquadramento, o de-ashi-harai pode ser considerado um empecilho considerável para o sucesso do golpe.


( ) O kuzushi não é somente o movimento de deixar o oponente desequilibrado, pois implica uma forma de finta em que quem ataca procura ludibriar o oponente, a fim de levar vantagem, posicionando o adversário em desequilíbrio para projetá-lo ao solo com um golpe subsequente.


A sequência está correta em

Alternativas
Q2088483 Educação Física

Considerando a dimensão histórica da evolução do processo ensino-aprendizagem do judô, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) A luta tem por objetivo combater e arremessar o oponente com velocidade e controle, podendo imobilizá-lo, estrangulá-lo, ou aplicar uma chave de articulação.


( ) O ápice da luta é a projeção do oponente; no entanto, para a segurança dos praticantes absorvendo o impacto dos golpes, o primeiro fundamento a ser ensinado no judô são as quedas.


( ) As pegadas são as formas de segurar no quimono do oponente e foi um dos fundamentos técnicos que mais se modificou ao longo da evolução do judô, demonstrando que, para dominar o combate, o judoca deve prevalecer a sua pegada.


( ) A preparação para a técnica ocorre depois do desequilíbrio, onde o judoca se posiciona para a projeção, induzindo o oponente a uma emboscada para ter sucesso na projeção da técnica.


( ) As técnicas em pé foram classificadas de acordo com as principais alavancas de pernas (ashi-waza), braços (te-waza) e quadril (koshi-waza).


A sequência está correta em 

Alternativas
Q2088484 Educação Física
“O processo ensino-aprendizagem do judô compreende tanto a apropriação dos elementos teóricos quanto os fundamentos técnicos. Dentre eles encontra-se o ____________. São formas de amortecimento das quedas, a fim de evitar que o praticante se machuque no judô. Existem várias maneiras de amortecer a queda, as principais são: Mae (frente), Ushiro (costas), Yoko (lado), Zempo Kaiten(rolamento). Tal fundamento, geralmente, é ensinado logo no início do aprendizado de judô, pois o aluno precisa aprender a cair corretamente para evitar machucados ou luxações.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q2088485 Educação Física
“_______________ pode ser entendido como a aprendizagem de andar em situação de luta, em várias direções, lateralmente, para frente, para trás, diagonalmente, de forma circular, dentre outras. A partir dessa movimentação é que o judoca compreende o momento correto de aplicar uma projeção.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior. 
Alternativas
Q2088486 Educação Física
“Técnicas de luta de solo que envolvem estrangulamentos, chaves e torções. Outro fundamento que merece um cuidado especial, pois envolve técnicas que facilmente podem lesionar uma pessoa. A integridade física dos alunos deve ser algo fundamental nas aulas.” Trata-se de:
Alternativas
Q2088487 Educação Física

Qualquer golpe de projeção do judô é composto por três partes que devem respeitar uma organização temporal de execução. Relacione adequadamente tais partes com seus respectivos significados.


1. Kuzushi.

2. Tsukuri.

3. Kake.


( ) Preparação, na qual, aproveitando a posição anterior, encaixa-se o gesto específico do golpe de projeção.


( ) Desequilíbrio é o ato de deixar o oponente fora de seu equilíbrio.


( ) Finalização é o gesto final a partir das ações anteriores em que se procura projetar o oponente de costas no solo.


A sequência está correta em

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: D
5: B
6: A
7: A
8: A
9: D
10: B
11: C
12: A
13: B
14: C
15: D
16: A
17: B
18: C
19: A