Questões de Concurso Público Prefeitura de Linhares - ES 2022 para Professor de Educação Especial - Deficiência Intelectual
Foram encontradas 20 questões
A prática escolar está vinculada a condicionamentos de natureza social e política, que obrigam a uma constante reflexão sobre a diferente natureza do papel da escola e da aprendizagem, com reflexos explícitos e implícitos na forma como os professores realizam o seu trabalho na escola. Por intermédio do conhecimento das tendências pedagógicas e dos seus pressupostos de aprendizagem, o docente terá a oportunidade de avaliar os fundamentos teóricos utilizados em suas práticas na sala de aula. A educação, o professor e o educando apresentam-se com diferentes papéis, em cada uma das tendências pedagógicas. A didática tem desempenhado diversificados papéis associados às inúmeras tendências pedagógicas.
(Libâneo, 2006.)
A prática escolar está vinculada a condicionamentos de natureza social e política, que obrigam a uma constante reflexão sobre a diferente natureza do papel da escola e da aprendizagem, com reflexos explícitos e implícitos na forma como os professores realizam o seu trabalho na escola. Por intermédio do conhecimento das tendências pedagógicas e dos seus pressupostos de aprendizagem, o docente terá a oportunidade de avaliar os fundamentos teóricos utilizados em suas práticas na sala de aula. A educação, o professor e o educando apresentam-se com diferentes papéis, em cada uma das tendências pedagógicas. A didática tem desempenhado diversificados papéis associados às inúmeras tendências pedagógicas.
(Libâneo, 2006.)
O termo “progressista” é empregado para designar as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades
sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação. De acordo com a classificação de Libâneo,
assinale a alternativa que evidencia corretamente todas as
tendências progressistas.
O plano é a formalização sistematizada e justificada de um conjunto de decisões tomadas, relativas à ação, envolvendo, desse modo, uma discussão prévia sobre os fins e os objetivos do planejamento. Não se apresenta como um documento rígido e absoluto, variando conforme os diferentes momentos do processo de planejar, envolvendo, naturalmente, desafios e contradições. Para que se constitua em um instrumento eficiente de ação, precisa apresentar diretrizes claras, práticas e objetivas. De acordo com o exposto e considerando as partes integrantes de um planejamento citadas a seguir, numere-as, conforme a ordem que deverão ocorrer durante a elaboração e sua operacionalização.
( ) Avaliação.
( ) Plano de ação.
( ) Definição dos objetivos.
( ) Seleção dos conteúdos.
( ) Diagnóstico da realidade.
( ) Seleção dos recursos didáticos.
( ) Seleção e organização dos procedimentos de ensino.
A sequência está correta em
A grande preocupação da Epistemologia Genética, de acordo com o epistemólogo Jean Piaget, é explicar a ordem de sucessão em que as diferentes capacidades cognitivas se constroem. O fato da formação da capacidade cognitiva acontecer em períodos sucessivos decorre, principalmente, de que as competências que vão sendo adquiridas pelo sujeito ao longo de sua vida pressuporem outras que lhes são anteriores. Piaget e sua equipe distinguiram quatro grandes estágios, e que, segundo ele, os critérios para tal distinção não foram inventados a priori, mas descobertos por eles empiricamente. São eles: sensório-motor; pré-operatório; operatório; e; operações formais. Considerando o exposto, analise as premissas a seguir.
I. “No estágio _____________________, a criança distingue entre o real e o possível.”
II. “No estágio ______________________, a criança representa a conquista do universo prático através da percepção e dos movimentos.”
III. “No estágio _____________________, a criança volta-se para a realidade e surge o aparecimento da linguagem.”
IV. “No estágio _____________________, as ações são interiorizadas e se constituem operações; o que construía no plano da ação, agora consegue reconstruir no campo da representação. É neste estágio que a criança é capaz de cooperar.”
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente
dos estágios.
Segundo Libâneo (2017), ao analisar os resultados obtidos por meio da avaliação, percebe-se se os objetivos propostos foram alcançados para que o trabalho docente possa ser reorientado; logo, a avaliação é uma reflexão do processo educativo que abrange aluno e professor. Os dados coletados são mensurados em quantitativos e qualitativos. Considerando as funções da avaliação relacione-as adequadamente às suas respectivas características.
(Um ou mais números poderão se repetir.)
1. Diagnóstica.
2. Formativa.
3. Somativa.
( ) Ocorre ao longo do ano letivo.
( ) Tem a função classificadora.
( ) Verifica pré-requisitos dos alunos.
( ) Localiza deficiências/dificuldades dos alunos.
( ) Realizada no final do processo, classificando os alunos quanto ao nível de desenvolvimento.
A sequência está correta em
O termo modalidade de educação diz respeito aos diferentes modos particulares de exercer a educação. Enquanto os níveis de educação se referem aos diferentes graus e categorias de ensino, a modalidade de educação implica a forma, o modo como tais graus de ensino são desenvolvidos. Considerando o exposto, bem como as legislações educacionais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A educação básica é formada pelo ensino fundamental, médio e superior.
( ) A educação escolar é composta pela educação básica e educação superior.
( ) São modalidades da educação: a educação de jovens e adultos; a educação profissional e tecnológica; a educação especial; a educação bilíngue de surdos; dentre outras.
( ) A oferta de educação bilíngue de surdos terá início ao zero ano, na educação infantil, e se estenderá ao longo da vida, sendo a mais nova modalidade incluída em 2021.
( ) A educação profissional e tecnológica integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia, e articula-se com o ensino regular e com demais modalidades educacionais: educação de jovens e adultos, educação especial e educação a distância.
A sequência está correta em
Considerando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece cinco campos de experiências, nos eixos estruturantes da educação infantil nos quais as crianças podem aprender e se desenvolver. Em relação ao exposto, analise os itens a seguir.
1. O “eu”, o “outro” e o “nós”.
2. Traços, sons, cores e formas.
3. Corpo, gestos e movimentos.
4. Diferentes linguagens com coerência.
5. Escuta, fala, pensamento e imaginação.
6. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
7. Desenvolvimento do senso estético para reconhecer, e respeito às diversas manifestações artísticas e culturais.
Os cinco eixos estruturantes da educação infantil são:
I. A Constituição Federal de 1988, inspirada pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), em seu Art. 205. II. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei nº 8.069/ 1990, em seu Art. 4º, que reafirma a quem resguarda o dever de assegurar os direitos fundamentais das crianças e adolescentes. III. O Estatuto da Juventude, Lei nº 12.852/2013, em seu Art. 7º, que trata do direito à educação, evidenciando o que é direito do jovem. IV. O Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741/2003, em seu Art. 21, que estabelece que o Poder Público criará oportunidades de acesso do idoso à educação. V. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394/1996, em seu Art. 2º, que define os princípios gerais e as finalidades da educação e, em seu Art. 3º, são delineados os princípios basilares para o ensino.
Está correto o que se afirma em
(Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/brasil-temmais-de-17-milhoes-de-pessoas-com-deficiencia-segundo-ibge/.)
As informações fazem parte da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019. O levantamento, feito em parceria pelo Ministério da Saúde, traz informações sobre as condições de saúde da população brasileira. No Brasil, o atendimento às pessoas com deficiência, fundamentado por marcos legais, teve início:
(Trindade e Santos.)
Analisando o conceito de invisibilidade apresentada pelo autor, é correto afirmar:
I. A escola, a partir dos professores e da prática pedagógica que adotar, tem nas mãos o poder da transformação ou da destruição. II. Ao buscar a heterogeneidade no espaço de vivências e aprendizagens onde as diferenças se cruzam, o professor pode matar os sonhos e a vontade de aprender da criança. III. O reconhecimento da igualdade é ponto de partida para que se possa conviver em harmonia, não com os diferentes, já que a diferença somente deve existir do ponto de vista legal, mas não do ponto de vista humano e social.
Está correto o que se afirma apenas em
(Disponível em: https://www.psicologiasdobrasil.com.br/jovem-comautismo-acusa-professor-de-humilha-la-na-frente-dos-colegas-em-sp/.)
O fato relatado tem como contexto uma universidade e uma aluna adulta, mas, é comum que aconteça uma cena habitual do dia a dia de uma escola de ensino básico. São atitudes importantes no relacionamento com o autista e que não foram observados pelo professor da reportagem:
I. Ter cuidado com toques e palavras. Tentar entender como essas coisas atingem o autista, pois eles podem ser mais sensíveis ao toque do que as pessoas normalmente são. Além disso, deve ajudar a criar novas formas de comunicação. II. Agir com delicadeza, pois os autistas podem se incomodar com barulhos, confusão e quebras na rotina. Não visitar a casa de uma família com um autista sem agendar antes; mas, se desistir, o autista não se importará. Assim, deve preferir não ir. III. Ao explicar as coisas para um autista, deve-se evitar usar ironias, expressões de duplo sentido ou termos muito abstratos. Grande parte dos autistas entendem as coisas de forma muito direta e objetiva e sinais não verbais como “piscadinhas” ou gestos podem não ser óbvios para eles. IV. Estimular a interação com outros adultos e crianças. Descubrir os objetos de interesse do autista e entregá-los para que ele não necessite se esforçar para se comunicar, evitando, assim, o seu estresse.
Está correto o que se afirma em
I. O TEA é dividido de forma geral nos graus I (leve); II (moderado); e, III (severo), mas na realidade o espectro é muito mais amplo do que isso. Engloba em seu espectro as psicoses infantis, a síndrome de Asperger, a síndrome de Kanner e a síndrome de Rett. II. Os autistas têm dificuldades para interpretar a linguagem verbal e não verbal. Estes e outros transtornos do espectro começam na infância e tendem a diminuir na adolescência e na idade adulta. III. Mudar a rotina pode ser muito angustiante para os autistas. É importante pensar em estratégias para ajudar a pessoa com TEA a lidar com situações atípicas como asfestas de final de ano, mudanças de casa e/ou escola, ou até mesmo algo mais simples como a mudança da rota de um ônibus. IV. Os autistas apresentam hiperfoco, uma característica que pode mudar com o tempo ou durar a vida toda, e também crises conhecidas como crises de desregulação – meltdow e de desligamento – shutdown.
Está correto o que se afirma em
I. A possibilidade de o aluno ter acesso às situações escolares regulares e com menor necessidade de apoio especial. II. A valorização de sua permanência com os colegas e grupos que favoreçam o seu desenvolvimento, comunicação, autonomia e aprendizagem. III. A competência curricular, no que se refere à possibilidade de atingir os objetivos, atender aos critérios de avaliação previstos no currículo adaptado. IV. O efeito emocional da promoção ou da retenção para o aluno e sua família.
Está correto o que se afirma em