Questões de Concurso Público SEGEP-RO 2023 para Analista de Desenvolvimento Social - Fisioterapia

Foram encontradas 20 questões

Q2089688 Não definido
Considerando que a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) em adolescentes é classificada com base no percentual da pressão arterial, sexo, idade e estatura além da ausculta cardíaca, analise as afirmativas a seguir.
I. Medidas elevadas devem ser repetidas em pelo menos três ocasiões diferentes se estiverem assintomática.
II. É classificada como primária e está presente em adolescentes com história familiar de HAS ou doença cardiovascular, ou secundária, devido a alguma alteração hepática ou endócrina.
III. A incidência da HA primária aumentou na última década devido ao sobrepeso e obesidade na faixa etária entre 7 a 14 anos. O diagnóstico é definido a partir da VII Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial, o adolescente que estiver com o parâmetro maior ou igual a 100 mmHg da pressão sistólica e da pressão diastólica maior ou igual a 60 mmHg.
IV. As principais causas da HAS, de acordo com o grupo etário, são: de 6 a 12 anos – doença do parênquima renal, doença renovascular, hipertensão essencial.
Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2089689 Não definido
Dados epidemiológicos provenientes de estudos que partem do pressuposto que o pesquisador irá acompanhar uma população ao longo do tempo para buscar possível associação (ao menos estatística) entre exposição e desfecho. O objetivo de tais estudos é comparar dois grupos de pessoas de status diferentes para verificar causas de problemas. Após o período do estudo, o pesquisador poderá relacionar a exposição ao(s) fator(es), utilizando o Risco Relativo (RR) e, ao finalizar o estudo, o pesquisador analisa a incidência do desfecho no grupo de expostos e não expostos ao(s) fator(es) de risco em uma tabela de contingência. Diante da descrição, de que tipo de estudo se trata?
Alternativas
Q2089690 Não definido
De acordo com as recomendações da Associação Americana do Diabetes, são necessárias a formação e a atuação de uma equipe multiprofissional como condição decisiva para favorecer os cuidados aos portadores do DM, de forma a permitir melhor qualidade de vida para estes indivíduos. Entre as causas mais frequentes de complicações está o pé diabético, que se caracteriza como infecção, ulceração e/ou destruição de tecidos profundos associados a alterações neurológicas, graus diferenciados de doença vascular periférica e deformidades osteoarticulares. Sobre a avaliação fisioterapêutica relacionada a esses pacientes, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2089691 Não definido
Um dos maiores desafios do profissional que atua em terapia intensiva é ajustar os parâmetros da Ventilação Mecânica (VM), a fim de minimizar suas consequências deletérias ao paciente. Um dos principais parâmetros diz respeito ao cálculo do volume corrente. Para tal, há diversos métodos para estimativa da altura para cálculo de peso predito e volume corrente em VM; entre eles, o mais adequado é:
Alternativas
Q2089692 Não definido
É fundamental reforçar políticas públicas que incluam o profissional capacitado a promover saúde a uma importante parcela da população, que merece respeito às suas necessidades. O cuidado com a população idosa tem se tornado assunto de grande interesse para todos os profissionais de saúde e sociedade em geral. A inserção do profissional fisioterapeuta nos programas de saúde pública em nível de Atenção Básica é de extrema importância, e apresenta inúmeras contribuições para a população idosa. O fisioterapeuta é considerado um profissional generalista, sendo capaz de atuar em todos os níveis de atenção à saúde, não somente nas ações curativas e reabilitadoras, mas também em programas de prevenção, promoção da saúde e proteção específica. Na maioria dos programas existentes de apoio ao idoso é comum a realização de atividades em grupo; sobre elas, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q2089693 Não definido
As principais causas da lesão traumática do plexo braquial são os traumas relacionados a acidentes de trânsito envolvendo carros, motos, transporte público, bicicletas e pedestres – mais de 80% das lesões são decorrentes de acidentes de moto. Acidentes de trabalho, domésticos, esportivos e ferimentos na região do pescoço e do ombro também podem provocar uma lesão. Ao avaliar um paciente com sintomatologia sugestiva de lesão do plexo braquial é correto afirmar que: 
Alternativas
Q2089694 Não definido
Complicação relativamente comum no pós-operatório de grandes cirurgias torácicas como a revascularização do miocárdio, a atelectasia tem como considerações:
Alternativas
Q2089695 Não definido
Há inúmeros recursos para tratar as injúrias musculares em lesões ortopédicas; a terapia por laser de baixa intensidade tem demonstrado resultados interessantes no processo de reparo muscular, sendo tais achados atribuídos a diversos efeitos. Uma das dificuldades enfrentadas pelos fisioterapeutas, no entanto, é determinar os parâmetros utilizados no tratamento. Desse modo, é necessário considerar corretamente sobre o tema, EXCETO:
Alternativas
Q2089696 Não definido
O processo fisiológico do envelhecimento compromete, dentre outros sistemas corporais, a habilidade do Sistema Nervoso Central (SNC) em realizar o processamento dos sinais vestibulares, visuais e proprioceptivos responsáveis pela manutenção do equilíbrio corporal, bem como diminui a capacidade de modificações dos reflexos adaptativos. Esses processos degenerativos são responsáveis pela ocorrência de vertigem e/ou tontura e de desequilíbrio na população idosa e uma forma correta de avaliar esse distúrbio de equilíbrio se dá por meio da:
Alternativas
Q2089697 Não definido
A fisioterapia respiratória é uma especialidade terapêutica com papel fundamental na prevenção e no tratamento de complicações pulmonares de forma acessível que não exige recursos sofisticados para a sua execução. Para uma criança de um ano e seis meses, anos históricos de sibilância, qual técnica é mais adequada?
Alternativas
Q2089698 Não definido
Ao analisar o sistema de saúde brasileiro, dialogando com preceitos internacionais e tratando dos desafios da implantação dos princípios do SUS, denota-se que “os modelos de atenção à saúde são sistemas lógicos que organizam o funcionamento das RAS (Redes de Atenção à Saúde), articulando, de forma singular, as relações entre os componentes da rede e as intervenções sanitárias, definidos em função da visão prevalecente da saúde, das situações demográfica e epidemiológica e dos determinantes sociais da saúde, vigentes em determinado tempo e em determinada sociedade”.
Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. No SUS, ainda que o discurso oficial seja da APS (Atenção Primária de Saúde) como Estratégia de Saúde da Família, ela, na realidade, ainda mistura elementos culturais, técnicos e operacionais das duas outras interpretações mais restritas: a APS seletiva e a APS como nível primário de atenção à saúde.
II. Apesar da importância da mudança semântica de Programa Saúde da Família para Estratégia Saúde da Família, é necessário “aprofundar a transformação para que alcance uma mudança de paradigma”. O novo paradigma incorpora preceitos da Atenção Primária de Saúde, reportando-se à resolução da Conferência de Alma Ata (1978) e a definição de Cuidados Primários de Saúde. Defende que “a institucionalização da APS do SUS como Estratégia de Saúde da Família (ESF) significará dois grandes movimentos de mudanças: a superação do ciclo da atenção básica à saúde pelo ciclo da atenção primária à saúde, e a consequente superação do Programa de Saúde da Família (PSF) pela consolidação da Estratégia de Saúde da Família (ESF).
III. A ESF pode ser entendida como uma formulação que indica problemas e soluções modelares para uma comunidade de praticantes, “no sentido de renovar e produzir novos instrumentos, alternativos aos existentes, capazes de resolver os problemas de saúde da população brasileira, aparentemente sem respostas suficientes pelo modelo biomédico flexneriano”. No entanto, a legitimidade e o alcance da condição de hegemonia do novo paradigma dependem de forte apoio social, e a resolução dos problemas a que se propõe não deve se limitar à esfera da ESF, mas englobar todo o sistema de saúde, nos seus diferentes níveis de complexidade, bem como a efetivação de ações intersetoriais.
IV. O modelo da Estratégia Saúde da Família (ESF) configura-se como uma proposta de referência que emergiu na década de 1980, no Brasil, para incentivar mudanças no modelo assistencial em saúde, com vistas a atender ao prescrito na constituição de 1988 (Lei nº 8.080/1990) e aos princípios do SUS. Assim, nas dimensões político-jurídica e político-institucional, o SUS já se constitui em um novo paradigma. Entretanto, é na dimensão político-operacional, ou seja, no plano das práticas de atenção, onde se situa a ESF, que se encontra o grande desafio.
V. Atualmente, a ESF está incorporada no Plano Nacional de Humanização e o seu conteúdo resgata referências internacionais, como o desenvolvimento conceitual dos Cuidados Primários de Saúde e os ideais e experiências de medicina de família acumuladas em países como o França, Cuba, Alemanha e Noruega. 
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2089699 Não definido
O manejo terapêutico de pacientes neuropediátricos envolve a atuação de uma equipe multiprofissional composta por médicos, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicólogo e fisioterapeuta. O tratamento fisioterapêutico nesses pacientes, fundamentado em estratégias terapêuticas específicas e orientações aos cuidadores, tem o intuito de proporcionar a aquisição de habilidades motoras, prevenir deformidades e promover a participação da criança na comunidade e no ambiente familiar. Assinale, a seguir, a afirmativa que NÃO está de acordo com o tema.
Alternativas
Q2089700 Não definido
A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é a campeã em causas de mortalidade e morbidade no mundo, caracterizada por uma desordem progressiva que leva à falência respiratória devido a uma obstrução do fluxo aéreo expiratório, acompanhada de hipersecreção de muco em diferentes graus e perda progressiva da função pulmonar. São consideradas alterações funcionais em pacientes com DPOC, EXCETO: 
Alternativas
Q2089701 Não definido
Osvaldo tem sessenta e cinco anos e refere dores na região do quadril. Durante a avaliação, seu fisioterapeuta pede que fique em decúbito lateral e de costas para o examinador com o joelho flexionado a 90° e o pé repousando sobre a fossa poplítea do membro contra lateral. Durante o exame físico, o terapeuta estabiliza a pelve com a mão fixa no quadril do paciente para estabilizar a pelve. Com a outra mão, o terapeuta exerce uma adução do membro inferior, levando o joelho do paciente até a maca. Nesse momento, mesmo antes de perguntar, Osvaldo refere aumento da dor. Diante disso: 
Alternativas
Q2089702 Não definido
Recentemente publicada, a Classificação Brasileira de Diagnósticos Fisioterapêuticos (CBDF) tem como finalidade:
Alternativas
Q2089703 Não definido
Estudos atuais revelam associação positiva de um novo recurso para tratar pacientes com espasticidade durante as sessões de fisioterapia. A espasticidade está associada à redução do movimento, dor, aumento do gasto energético e dificuldade para executar as tarefas diárias (alimentação, locomoção e transferências). Caso não seja tratada, pode levar a contraturas musculares, rigidez e deformidades articulares. Qual das alternativas evidencia esse novo recurso? 
Alternativas
Q2089704 Não definido
Ao passar pelo médico geriatra do posto de saúde, Ana, 78 anos, se queixa de duas perdas: de memória e da força das pernas. Ela refere piora depois da última internação por infecção urinária, em que permaneceu por dez dias no hospital. Após examiná-la, o médico afirma que Ana tem um processo de sarcopenia em curso e que algumas medidas devem ser realizadas para não piorar ainda mais essa situação. Considerando as informações hipotéticas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A redução no tamanho das fibras é intensa quando comparadas à redução na massa muscular; daí, postular-se sobre redução no tamanho e no número de fibras e distúrbios músculo/esqueléticos presentes nessa população.
( ) A prevalência de incapacidade e dependência funcional é maior em idosos e está intimamente associada à redução da massa muscular, que ocorre, até mesmo, em indivíduos saudáveis.
( ) A sarcopenia parece decorrer da interação complexa de distúrbiosda inervação; diminuição de hormônios; aumento de mediadores inflamatórios; e, alterações da ingestão proteico-calórica que ocorrem durante o envelhecimento.
( ) A perda de massa e força muscular é responsável pela redução de mobilidade e pelo aumento da incapacidade funcional e dependência. Quando associada à fragilidade, tal perda gera custos econômicos e sociais.
( ) Outros indicadores da síndrome de fragilidade, a qual a sarcopenia faz parte, incluem perda de peso recente, especialmente da massa magra; autorrelato de fadiga; quedas frequentes; fraqueza muscular; diminuição da velocidade da caminhada; e, redução da atividade física, todos relacionados ao desempenho do sistema músculo/esquelético.
( ) A redução da ingestão alimentar, a “anorexia do envelhecimento”, é fator preponderante no desenvolvimento e progressão da sarcopenia.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2089705 Não definido
Doenças neurológicas incapacitantes sempre foram objeto de estudo e atuação terapêutica, a fim de minimizar a sintomatologia e auxiliar os pacientes. Entre tantas, duas chamam a atenção: Esclerose Múltipla (EM) e Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). A diferença entre a fisiopatologia é:
Alternativas
Q2089706 Não definido
A artrose é uma das mais importantes doenças que causam limitação articular de forma crônica; a osteoartrite é a principal manifestação desta afecção. Verifica-se que a prevalência da osteoartrite sintomática é maior entre as mulheres. Essa disfunção afeta a funcionalidade nas atividades de vida diária; os componentes cinemáticos da marcha; e, a qualidade de vida. Considerando o exposto, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2089707 Não definido
Para que paciente deve ser indicado o protocolo de Rockwood?
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: C
4: D
5: C
6: E
7: C
8: C
9: C
10: C
11: D
12: B
13: D
14: E
15: D
16: A
17: C
18: D
19: B
20: D