Questões de Concurso Público SEGEP-RO 2023 para Analista de Desenvolvimento Social - Pedagogia
Foram encontradas 12 questões
I. O construto do projeto de vida carrega um paradoxo, já que é tanto um fenômeno pessoal quanto inevitavelmente social.
II. Construído internamente, ainda que se manifeste na relação com os outros, é fruto de reflexão interna, ainda que também o seja de exploração externa.
III. Os projetos de vida se constroem na escola, sob a orientação dos orientadores escolares, ainda que não contemplem interesses individuais e projetos coletivos.
IV. Os projetos de vida se dão na intersecção entre dois campos: o dos interesses individuais e o dos valores presentes na cultura na qual inserirmos, juntamente com a influência de outras pessoas e de projetos coletivos.
Está correto o que se afirma apenas em
No livro, quando coisas ruins acontecem às pessoas boas, o rabino Harold Kushner conta como foi doloroso, quando seu filho estava morrendo, ouvir o que as pessoas lhe diziam com a intenção de fazê-lo sentir-se melhor. Ainda mais doloroso foi ele constatar que durante vinte anos dissera as mesmas coisas a outras pessoas em situações parecidas. A crença de que temos que consertar situações e fazer com que os outros se sintam melhor nos impede de estar presentes. Os conselheiros, os pedagogos, os orientadores educacionais, enfim, são particularmente suscetíveis a essa crença.
A etapa da comunicação não violenta que orienta a este respeito é:
I. A expressão “Embora seja” poderia ser substituída por “Apesar de ser” mantendo-se a correção do trecho original.
II. Há evidências expressas de situações contrárias às funções da instituição escolar, mas que não são capazes de impedi- -las em sua prática.
III. As informações apresentadas inicialmente acerca da instituição escolar são compreendidas como situações hipotéticas mediante o emprego do termo “Embora”.
IV. A expressão “só se legitima” permite inferir que as funções da instituição escolar apresentadas anteriormente não são suficientes, mas é possível reconhecer a necessidade de uma complementação indispensável.
Está correto o que se afirma em