Questões de Concurso Público FUNASG - RJ 2024 para Fonoáudiólogo

Foram encontradas 10 questões

Q3056441 Fonoaudiologia
O ataque vocal correlaciona-se com a adução glótica. Os ataques vocais são considerados suaves, isocrônicos ou equilibrados quando a coaptação e a vibração das pregas vocais ocorrem sincronicamente à expiração. Os ataques vocais bruscos são caracterizados por adução glótica intensa ou precoce, com consequente aumento da pressão subglótica e ruído de impacto antes do início do som. Na ocorrência de ataque vocal brusco, o treinamento vocal deverá envolver as seguintes técnicas, EXCETO: 
Alternativas
Q3056442 Fonoaudiologia
A presença de inabilidades auditivas pode comprometer o aprendizado da linguagem oral e/ou escrita. A avaliação do Processamento Auditivo Central (PAC) é um procedimento muito útil para diagnosticar o uso funcional e eficiente da audição em indivíduos de diferentes faixas etárias. Em relação à avaliação do processamento auditivo central, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3056443 Fonoaudiologia
A apraxia de fala é um distúrbio da fala adquirido devido a uma lesão neurológica. As condições etiológicas desse distúrbio incluem acidentes vasculares cerebrais, doenças neurodegenerativas, tumores e traumas. Em relação às características da apraxia de fala, analise as afirmativas a seguir.

I. A zona de articulação do fonema é um ponto importante a ser considerado, sendo os fonemas palatais e dentais mais suscetíveis a erros do que outros fonemas.

II. O modo de articulação também interfere na produção da fala, sendo os fonemas fricativos mais difíceis de serem articulados que os plosivos.

III. A repetição de fonemas é mais fácil de pontos posteriores para anteriores, devido à interferência da mudança de posição dos articuladores e a forma como ela ocorre.


Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3056444 Fonoaudiologia
A disartria é um distúrbio de fala decorrente de lesão neurológica, caraterizada por alterações no controle muscular dos mecanismos envolvidos na produção da fala. Em geral, os quadros são variáveis; entretanto, grande parte dos indivíduos apresenta características como: velocidade lenta de fala, monoaltura, monointensidade e imprecisão articulatória. Considerando os tipos de disartria, analise as afirmativas a seguir.

I. A disartria flácida é causada por lesão no sistema nervoso periférico. Suas características principais incluem voz soprosa, hipernasalidade, monoaltura e imprecisão articulatória.

II. Na disartria hipocinética, observa-se intensidade de fala reduzida, voz monótona, alterações na fluência, redução na tessitura da voz falada, ressonância hipernasal e diminuição da prosódia. Esse tipo de disartria é comum ocorrer na doença de Parkinson.

III. A disartria espástica é causada por uma lesão que pode ocorrer em qualquer região do trato corticobulbar. Há comprometimento bilateral das vias piramidais e extrapiramidais. Na avaliação fonoaudiológica, pode-se observar emissão tenso-estrangulada, voz rouca e monointensidade, além de imprecisão na articulação das consoantes e hipernasalidade.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3056445 Fonoaudiologia
A afasia é um distúrbio de linguagem ocasionado por lesão neurológica, que pode acarretar prejuízos tanto na linguagem expressiva quanto na linguagem receptiva. Considerando as características da afasia anômica, analise as afirmativas a seguir.

I. Apresenta parafasias semânticas, perífrases e anomias. II. A compreensão oral está bastante prejudicada. III.Há prejuízo no acesso lexical.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3056446 Fonoaudiologia
O novo Código de Ética da Fonoaudiologia inclui temas modernos da sociedade, como o respeito ao ecossistema e o relacionamento com as redes sociais. Em relação ao uso dos veículos de divulgação, informação e comunicação, NÃO constitui infração:
Alternativas
Q3056447 Fonoaudiologia
Os processos fonológicos ocorrem na fala da criança, a fim de facilitar a produção de fonemas e resultam em adaptações dos padrões de fala às restrições naturais da capacidade humana que são observadas por meio das trocas fonêmicas. À medida que o desenvolvimento da criança ocorre, ela adquire sua língua e os processos fonológicos são superados. A maior dificuldade para as crianças com desvio fonológico está em compreender e/ou usar as regras fonológicas e não necessariamente na produção dos sons. A análise dos processos fonológicos favorece o estabelecimento de prioridades e estratégias para a terapia fonoaudiológica. Corresponde à produção de uma criança que apresenta o processo de posteriorização para palatal:
Alternativas
Q3056448 Fonoaudiologia
A paralisia facial gera um impacto importante na mímica facial, nas funções de contenção salivar, na captação do bolo alimentar, no vedamento labial, na mastigação e na fala. Sobre a intervenção fonoaudiológica na paralisia facial, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3056449 Fonoaudiologia
Os resultados da avaliação audiológica básica, audiometria tonal limiar, audiometria vocal e imitância acústica têm se mostrado eficientes para nortear investigações nas perdas auditivas sensorioneurais, tanto aquelas que mostram envolvimento coclear quanto retrococlear. Sobre a audiometria vocal, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3056450 Fonoaudiologia
As emissões otoacústicas são decorrentes da cóclea, transmitidas para o sistema tímpano-ossicular, sendo captadas através de um microfone no meato acústico externo e fornecem informações sobre a integridade das células ciliadas externas. Sobre as emissões otoacústicas, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: B
4: A
5: C
6: D
7: C
8: D
9: C
10: B