Questões de Concurso Público Prefeitura de Divinópolis - MG 2024 para Professor em Atuação na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Foram encontradas 19 questões

Q3061622 Pedagogia
Considerando a teoria de Jean Piaget, no desenvolvimento cognitivo, quando as crianças podem compreender o conceito de identidade e estão começando a compreender os relacionamentos causais, estão desenvolvendo proficiência na classificação e compreendem os princípios de contagem e quantidade. Ainda, tendem a confundir a realidade e a fantasia, e também não compreendem a reversibilidade e as implicações das transformações. Elas mostram sinais de terem uma teoria da mente, incluindo consciência de seus processos de pensamento, certa habilidade para distinguir eventos imaginários e reais, capacidade de enganar, e compreensão de que as pessoas podem manter crenças errôneas. Sobre tais informações, inferese que a criança está no período:
Alternativas
Q3061623 Pedagogia
Na Escola Municipal X está prevista a realização de um sábado letivo com a programação de provas e simulados para avaliação dos alunos. No entanto, um dos alunos, Lucas, matriculado no sétimo ano do ensino fundamental, é sabatista e observa o sábado como um dia de descanso e culto religioso, conforme sua crença religiosa. Considerando a situação hipotética apresentada e as Orientações a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), está INCORRETO o que se afirma em: 
Alternativas
Q3061624 Pedagogia

A escolha da profissão é um processo evolutivo (Super, 1957, citado por Sparta, Bardagi & Teixiera, 2006) que, se realizada de forma consciente e planejada, interfere positivamente na qualidade de vida. A maioria das pessoas, entretanto, faz escolhas profissionais conhecendo muito pouco sobre a totalidade das atividades de trabalho, o que pode ser reflexo da ausência de uma preocupação sistemática da escola ou da família em ensinar a filhos ou alunos habilidades de tomada de decisão (Bardagi, Lassance & Paradiso, 2003). Segundo Lehman (2005), 44,5% da evasão escolar nos cursos superiores é causada pela escolha mal realizada (...) A orientação profissional no contexto escolar, além de poder ter uma perspectiva preventiva, pode ser uma intervenção para a promoção de saúde, visto que pretende trabalhar, a partir das relações sociais do indivíduo, a compreensão e transformação delas, além de capacitá-lo a agir de modo a transformar a realidade que o cerca e superar os obstáculos que dela advêm (Bock & Aguiar, 1995). O Ministério da Educação do Brasil coloca a orientação profissional como um dos objetivos da escola.

(Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psipesq/v2n1/v2n1a08.pdf. Acesso em: julho de 2024. Adaptado.)



Existem várias concepções sobre a escolha dos profissionais. Utilizando a classificação de Bock (2002), pode-se organizá-las em: teorias tradicionais (abordagem liberal); teorias críticas; e, teorias para além da crítica. Entre as propostas que podem ser agrupadas na última classificação, tem-se a abordagem sócio-histórica. Sobre a abordagem sócio-histórica durante o processo da Orientação Profissional (OP), analise as afirmativas a seguir.



I. Implica na capacidade de orientação no sistema de produção social, de forma que permite ao indivíduo compreender as questões relativas à sua inserção no trabalho social, os problemas éticos e as formas de participação social.


II. Deve aconselhar o indivíduo e informar sobre as oportunidades oferecidas pela sociedade, visando à sua integração no que se convencionou chamar “mundo do trabalho”, promovendo seu ajustamento a ele, inclusive com posterior acompanhamento. 


III. A escolha deve ser consciente, ou seja, com pleno conhecimento de suas aptidões, características físicas e de personalidade, seus interesses, valores e aspirações sociais, e com o conhecimento das oportunidades que a sociedade oferece em termos de cursos, profissões e mercado de trabalho.


IV. Questiona a profissão como um banal meio de realização individual, enfatizando a responsabilidade social e coletiva de construção da sociedade que necessitamos e queremos, pela via da participação social efetiva, através do trabalho, e, ainda, possibilita ao aluno condições para o desenvolvimento da consciência política.



Está correto o que se afirma apenas em

Alternativas
Q3061625 Pedagogia

O fenômeno bullying tem ganhado significativa visibilidade e atenção em todo o mundo, seja pela comunidade em geral ou por profissionais de distintas áreas, como saúde, educação e psicologia. Sabe-se que ele não se restringe ao âmbito escolar, embora grande parte da atenção dada ao fenômeno tenha ocorrido nessa área. O bullying é uma forma perversa de relação interpessoal que ocorre no seio de um grupo – entendido em seu sentido amplo, por meio de agressões intencionais e com certa frequência contra um alvo que se encontra numa situação de desvantagem – física ou psicológica.

(Del Barrio; Martín; Almeida; Barrios, 2003.)



Considerando que o bullying é um fenômeno multicausal, apontando fatores de risco que compreendem questões culturais, diferenças individuais, ambiente familiar e até fatores pessoais, é correto afirmar que:

Alternativas
Q3061626 Pedagogia

A psicologia da educação responsabiliza-se especificamente pelo estudo das mudanças de comportamento – incluindo os processos psicológicos subjacentes – que as pessoas experimentam como uma consequência da sua participação em atividades educativas, da sua natureza e características, dos fatores que lhes facilitam, dos que lhes dificultam ou obstaculizam, e das consequências que trazem ao desenvolvimento e à socialização dos seres humanos.

(Salvador et al., 1999, p. 51.)



Considerando as implicações pedagógicas da teoria psicológica de Ausubel, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: B
5: D