Questões de Concurso Público Prefeitura de Miracema - RJ 2024 para Médico Neurologista

Foram encontradas 10 questões

Q2629681 Medicina

As cinco principais classes de fármacos anti-hipertensivos – diuréticos, Bloqueadores dos Canais de Cálcio (BCC), inibidores da enzima conversora de angiotensina, bloqueadores dosreceptores da angiotensina II e betabloqueadores demonstraram reduçõessignificativas da Pressão Arterial (PA) comparadas com placebo, acompanhadas de diminuições consideráveis dos desfechos cardiovasculares fatais e não fatais, benefício relacionado fundamentalmente com a redução da PA. Os BCC bloqueiam os canais de cálcio na membranadas célulasmusculareslisas das arteríolas,reduzindo adisponibilidade de cálcionointerior das células, dificultandoa contração muscular e, consequentemente, diminuindo a resistência vascular periférica por vasodilatação. De acordo com as orientações das Diretrizes Brasileiras deHipertensão Arterial,sobre os BCC, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Q2629682 Medicina

A suspeita clínica de insuficiência cardíaca aguda tem como base a identificação da presença de congestão pulmonar ou sistêmica por meio da história clínica e do exame físico.Os achados clínicos, ao serem analisados de forma agrupada pelos critérios diagnósticos de Framingham, apresentam maior acurácia diagnóstica, podendochegara75%. É um critério maior de Framingham para avaliação diagnóstica de insuficiência cardíaca aguda:

Alternativas
Q2629683 Medicina

O controle glicêmico é decisivo para a prevenção das complicações micro e macrovasculares do diabetes mellitus (DM). Há, atualmente, um grande número de opçõesterapêuticas para tratar a hiperglicemia do DM tipo 2, com eficácia demonstrada na redução da glicemia e com segurança cardiovascular estabelecida. Considerando este contexto, analise as afirmativas a seguir.


I. Em adultas não gestantes com diagnóstico recente de DM tipo 2, sem tratamento prévio, sem doença cardiovascular ou renal, e com hemoglobina glicada entre 7,5% e 9,0%, a terapia dupla inicial com metformina associada a outro antidiabético deve ser considerada para melhorar o controle glicêmico.

II. No caso de opção pelo uso de uma sulfonilureia, as de segunda geração, como a gliclazida MR e glimepirida, têm preferência pelo seu menor potencial para causar hipoglicemia.

III. Em adultos não gestantes com diagnóstico recente de DM tipo 2, sem doença renal estabelecida, um inibidor do SGLT2 (Cotransportador de Sódio e Glicose) deve ser considerado para a proteção da perda de função renal.


De acordo com as orientações da Diretriz da Sociedade Brasileira de Diabetes,sobre o tratamento farmacológico da hiperglicemia no DM tipo 2, está correto o que se afirma em

Alternativas
Q2629684 Medicina

A escolha do tratamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) deve levar em consideração a intensidade dossintomas, a presença de exacerbações, os efeitos adversos, as comorbidades, as alterações cognitivas, a adaptação com o dispositivo, a disponibilidade das medicações e seu custo. De acordo com as recomendações para o tratamento farmacológico da DPOC, da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, assinale a afirmativa INCORRETA.


(LABA: β2-agonista de longa duração / LAMA: anticolinérgico de longa duração / CI: corticoide inalatório.)

Alternativas
Q2629685 Medicina

A Hipertensão Arterial (HA) é uma doença frequentemente associada a outras condições clínicas como a Síndrome Metabólica (SM), Doença Arterial Coronariana (DAC) e Doença Renal Crônica (DRC). Sobre o tratamento dos pacientes com HA e tais condições relacionadas, analise as afirmativas a seguir.


I. O tratamento medicamentoso deve ser iniciado na SM sempre que a PA estiver ≥ 140/90 mmHg, priorizando-se o emprego de anti-hipertensivos metabolicamente neutros ou que melhorem a sensibilidade à insulina, como os IECA, os BRA e os BCC.

II. O tratamento da HA associada à DAC, que inclui pacientes pós-IAM, com angina de peito e revascularização miocárdica, deve contemplar preferencialmente os betabloqueadores, os IECA ou os BRA, além de estatinas e ácido acetilsalicílico com meta pressórica < 130/80 mmHg.

III. Em pacientes com doença renal crônica, principalmente em dialíticos, pressão arterialsistólica com valoressuperiores a 160 mmHg ou inferiores a 110 mmHg são implicadas no aumento da mortalidade.


De acordo com as orientações das Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, está correto o que se afirma em:


(Considere: IECA: inibidor da enzima conversora de angiotensina / BRA: bloqueadores dos receptores AT1 da angiotensina II / BCC: bloqueadores de canais de cálcio / IAM: Infarto Agudo do Miocárdio.)

Alternativas
Q2629686 Medicina

Paciente, 76 anos, sexo masculino, com diagnóstico há um ano de demência pela doença de Alzheimer, iniciou uso de donepezila prescrita por seu neurologista; porém, apresentou alterações no eletrocardiograma, sendo então, a medicação substituída por rivastigmina. O mecanismo de ação da rivastigmina contém:

Alternativas
Q2629687 Medicina

Paciente, 65 anos, sexo masculino, apresenta quadro súbito de perda auditiva unilateral, zumbido, vertigem associada a náuseas e vômitos. Ao exame neurológico era possível notar a presença de nistagmo, ataxia ipsilateral, síndrome de Horner ipsilateral e hipoestesia térmica e dolorosa ipsilateral na face e contralateral no tronco e membros. Após a análise de uma ressonância magnética de crânio realizada por este paciente, concluiu-se que se tratava de um quadro de AVC isquêmico. A artéria que provavelmente foi acometida de acordo com a sintomatologia do paciente é a:

Alternativas
Q2629688 Medicina

Criança, 4 anos, sexo masculino, iniciou quadro progressivo de movimentos bruscos, rápidos e erráticos de tronco e membros, além de movimentos rápidos do globo ocular em diversas direções, denominado de síndrome de Opsoclonus-mioclonus. Sabendo-se que na infância as causas neoplásicas são muito comuns para tal síndrome, trata-se da etiologia mais provável neste contexto:

Alternativas
Q2629689 Medicina

A enxaqueca é uma condição neurológica comum, afetando cerca de 10-15% da população mundial; geralmente é mais prevalente em mulheres. Suas origens envolvem fatores genéticos e ambientais; alguns pacientes com enxaqueca apresentam aura que é um fenômeno neurológico que precede o início da dor de cabeça, existindo diferentes tipos, tais como aura visual, sensitiva, de tronco-encefálico, dentre outras. Um dos sintomas da aura de troncoencefálico é:

Alternativas
Q2629690 Medicina

Paciente, 32 anos, sexo masculino, com histórico de migrânea crônica e episódios recorrentes de AITs. Apresenta história familiar de pai e tias com quadro semelhante e, que inclusive, evoluíram com demência precoce e tiveram AVCs e AITs múltiplos. Realizou-se a ressonância magnética de crânio para investigação e o resultado evidenciou alterações confluentes da substância branca profunda que se estende até os lobos temporais anteriores. Na consulta de retorno, o neurologista informou ao paciente que se tratava possivelmente de um quadro de arteriopatia cerebral autossômica dominante com infartos subcorticais e leucoencefalopatia (CADSIL). O cromossomo afetado, neste caso, é:

Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: A
5: A
6: C
7: C
8: C
9: A
10: C