O controle glicêmico é decisivo para a prevenção das complic...
O controle glicêmico é decisivo para a prevenção das complicações micro e macrovasculares do diabetes mellitus (DM). Há, atualmente, um grande número de opçõesterapêuticas para tratar a hiperglicemia do DM tipo 2, com eficácia demonstrada na redução da glicemia e com segurança cardiovascular estabelecida. Considerando este contexto, analise as afirmativas a seguir.
I. Em adultas não gestantes com diagnóstico recente de DM tipo 2, sem tratamento prévio, sem doença cardiovascular ou renal, e com hemoglobina glicada entre 7,5% e 9,0%, a terapia dupla inicial com metformina associada a outro antidiabético deve ser considerada para melhorar o controle glicêmico.
II. No caso de opção pelo uso de uma sulfonilureia, as de segunda geração, como a gliclazida MR e glimepirida, têm preferência pelo seu menor potencial para causar hipoglicemia.
III. Em adultos não gestantes com diagnóstico recente de DM tipo 2, sem doença renal estabelecida, um inibidor do SGLT2 (Cotransportador de Sódio e Glicose) deve ser considerado para a proteção da perda de função renal.
De acordo com as orientações da Diretriz da Sociedade Brasileira de Diabetes,sobre o tratamento farmacológico da hiperglicemia no DM tipo 2, está correto o que se afirma em