Questões de Concurso Público Prefeitura de Nova Iguaçu - RJ 2024 para Estimulador Materno Infantil III
Foram encontradas 15 questões
(RCNEI, Vol. 1, p. 17-18.)
Sobre o educar e o cuidar na educação infantil a partir do RCNEI (vol. 1), é correto afirmar que:
I. As crianças vivenciam na creche uma rotina que envolve os cuidados, as brincadeiras e as situações de aprendizagens orientadas.
II. Os registros com fins avaliativos são documentos importantes que podem promover ou reprovar as crianças na educação infantil.
III. A avaliação é registrada pelos professores e uma das formas é por meio de observações diárias do desenvolvimento das crianças na instituição em que estão.
IV. A aprendizagem das crianças pequenas (da educação infantil) ocorre apenas na sala de aula, onde o professor terá os materiais disponíveis para as aulas.
Está correto o que se afirma em
1. Dislexia. 2. Discalculia. 3. TDAH – Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade. 4. Disgrafia. 5. TOD – Transtorno Opositor Desafiador.
( ) Este transtorno/distúrbio de aprendizagem se caracteriza como uma grande dificuldade em escrever, levando o aluno a exceder o uso de força sobre o papel durante a escrita, apresentando grafias diferentes para a mesma letra ou fragmentações incorretas nas palavras.
( ) Caracteriza-se por comportamentos desafiadores, irresponsável, agressivo, com dificuldades para assumir erros e responsabilidades, presença de humor irritável e índole vingativa.
( ) Trata-se de um fenômeno que acomete habilidades matemáticas – dificuldades com números, inverte números na escrita de valores com muitos algarismos, dificuldade em reconhecer padrões numéricos, dentre outros.
( ) Grande dificuldade em aprender a ler e a escrever, fazendo com que a criança não consiga relacionar os sons da fala com a grafia da escrita; realiza troca de letras que possuem aspectos espaciais semelhantes como o p, b, q e d.
( ) Este transtorno se caracteriza por comportamentos inadequados, impulsivos e hiperativos, associados a dificuldades em manter a atenção e a concentração.
A sequência está correta em
(RCNEI, vol. 2, p. 50.)
De acordo com o RCNEI, quanto ao ambiente da educação infantil e sua alimentação é correto afirmar que:
Um grupo de crianças, de 3 anos, estava brincando em um parquinho da creche. De repente, duas crianças começaram a brigar e a se bater, o que é comum em crianças pequenas. Motivo é que elas discordaram na brincadeira de pega-pega. A professora então interveio pedindo que elas explicassem o motivo da briga, levando-as a ponderar os argumentos e fatos, a fim de que elas consigam solucionar o problema com a mediação da professora.
Ao fazer isso, a professora está propiciando que as crianças desenvolvam:
I. A linguagem representa um veículo de socialização.
II. Por meio do exercício e do aprimoramento da linguagem, a criança constrói a realidade objetiva e vai deixando a realidade da fantasia ainda na educação infantil.
III. A linguagem leva a criança a se identificar como ser humano e também identificar o outro diferente de si.
IV. As histórias são fonte inesgotável de informações culturais, além da sua vivência concreta.
Está correto o que se afirma apenas em