Questões de Concurso Público Prefeitura de Nova Iguaçu - RJ 2024 para Supervisor Escolar III

Foram encontradas 20 questões

Q2496696 Pedagogia
A prática docente é o conjunto de ações, estratégias e abordagens adotadas pelos professores no processo de ensino e aprendizagem. Envolve a preparação e planejamento de aulas, a seleção de recursos educacionais, a interação com os alunos, a avaliação do progresso e a adaptação constante às necessidades individuais e coletivas dos estudantes. Figurando na maioria de propostas de ensino como princípio pedagógico, a pesquisa, enquanto método de produção de conhecimento, deve orientar as práticas docentes. Considerando a pesquisa como práxis social em que se busca encontrar respostas a problemas postos pela prática social concreta, o encaminhamento metodológico da aula deve ter como ponto de partida: 
Alternativas
Q2496697 Pedagogia
A organização da educação nacional no Brasil é regida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que estabelece os princípios, objetivos e diretrizes para a educação em todo o país. Tal legislação define a competência dos diferentes entes federativos – União, Estados, Distrito Federal e Municípios – na oferta e gestão dos diversos níveis e modalidades de ensino. Além disso, a LDB determina as bases curriculares comuns, respeitando a diversidade regional e cultural, e garante o direito à educação para todos, promovendo a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral dos indivíduos. De acordo com o disposto sobre a organização da educação nacional na LDBEN 9.394/1996, é considerada uma incumbência dos Estados: 
Alternativas
Q2496698 Pedagogia
As teorias de desenvolvimento moral, como a proposta por Piaget, ajudaram os educadores a entenderem que o desenvolvimento moral não é um processo linear, mas sim um processo gradual que ocorre ao longo do tempo. Isso permite que os educadores ajustem suas abordagens de ensino de acordo com o estágio de desenvolvimento moral em que seus alunos se encontram. Para Piaget, toda moral consiste num sistema de regras, e a essência de toda moralidade deve ser procurada no respeito que o indivíduo adquire por tais regras. Inspirado nesta definição, Piaget inicia suas pesquisas escolhendo um campo muito peculiar da atividade humana: o jogo de regras. Vale dizer que, ao optar pelo jogo de regras, Piaget deixa antever sua interpretação contratual da moralidade humana. Para cada sujeito, pesquisou a prática e a consciência de regra, pedindo-lhe num primeiro momento, que o ensinasse a jogar e jogasse com ele e, em seguida, que lhe dissesse de onde vinham essas regras, quem as tinha inventado, se poderiam ser modificadas etc. Para Piaget, a evolução prática da consciência de regra pode ser dividida em etapas; analise as afirmativas a seguir.

I. Etapa que que as crianças veem as regras como absolutas e imutáveis, ditadas por autoridades externas, como pais ou figuras de autoridade.
II. As crianças nesta fase tendem a obedecer às regras para evitar punições e acreditam que a punição está intrinsecamente ligada à transgressão, independentemente do contexto.
III. Geralmente, a moral não se coloca com as normas de conduta sendo determinadas pelas necessidades básicas. Porém, quando as regras são obedecidas, são seguidas pelo hábito.
IV. Reconhecem que as regras são socialmente construídas e podem ser questionadas e revisadas com base em princípios éticos universais.
V. As crianças neste estágio são capazes de pensar de forma mais abstrata e hipotética sobre questões morais, considerando múltiplas perspectivas e consequências antes de tomar decisões éticas.
VI. Nesta etapa, “um homem pobre que roubou um remédio da farmácia para salvar a vida de sua esposa está tão errado quanto um outro que assassinou a esposa”.

Acerca da etapa heterônoma, está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2496699 Pedagogia
Analise a cena a seguir:

“Em uma sala de aula do 9º ano do ensino fundamental, um ambiente dinâmico e vibrante se desenha enquanto os alunos se engajam em diferentes atividades de aprendizagem. O cenário é diversificado, refletindo a variedade de estilos e ritmos de aprendizagem dos estudantes. Em um canto da sala, um grupo de alunos está imerso em frente aos computadores, navegando em programas educacionais interativos e aplicativos de aprendizagem que foram cuidadosamente selecionados pelo professor. Eles estão envolvidos em atividades de desafios digitais e trilhas individuais, com diferentes níveis de aprofundamento, desafiando-se mutuamente e colaborando para resolver problemas e consolidar conceitos aprendidos em sala de aula. Em outro espaço, alguns alunos trabalham em grupos menores, concentrados na criação de cartazes e colagens, que deverão ser entregues no fim do bimestre, e que ilustram e sintetizam os temas pactuados com o professor. Munidos de tesouras, cola e materiais coloridos, eles transformam suas ideias em arte, buscando uma abordagem mais visual e tátil para assimilar os conceitos apresentados. Enquanto isso, o professor circula pela sala, dedicando atenção individualizada a cada grupo de alunos. Ele se aproxima do grupo que utiliza os computadores, oferecendo orientação adicional quando necessário e incentivando a exploração criativa das ferramentas tecnológicas disponíveis. Em seguida, dirige-se aos alunos envolvidos na criação de cartazes, elogiando sua criatividade e incentivando-os a aprofundar suas reflexões sobre o tema em questão. Ao final da aula, os alunos compartilham orgulhosamente seus trabalhos uns com os outros, demonstrando não apenas o domínio dos conteúdos, mas também suas habilidades criativas e colaborativas. A sala de aula torna-se um espaço de celebração do aprendizado, onde cada aluno se sente valorizado e inspirado a continuar sua jornada de descoberta e crescimento acadêmico.”

Neste ambiente de sala de aula do 9º ano do ensino fundamental, estão sendo empregadas algumas estratégias de gestão da aprendizagem; analise-as 

I. Aprendizagem baseada em projetos. II. Aprendizagem cooperativa. III. Personalização do ensino. IV. Feedback individualizado. V. Gameficação. VI. Diferenciação vertical.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2496700 Pedagogia
Em uma escola que adota uma abordagem educacional centrada no desenvolvimento integral dos alunos, a equipe pedagógica busca constantemente formas de avaliar o progresso dos estudantes de maneira abrangente e significativa. Em uma determinada turma do Ensino fundamental, os professores planejaram uma atividade interdisciplinar que envolve pesquisa, produção textual e apresentação oral sobre temas relacionados à preservação do meio ambiente. São estratégias que os professores podem adotar para avaliar de forma contínua, investigativa e inclusiva o desempenho dos alunos nessa atividade, EXCETO:
Alternativas
Q2496966 Pedagogia
Segundo Hamze (2008), a andragogia é um caminho educacional que busca compreender o adulto, podendo ser considerada uma teoria, mas também um método de ensino, que se reflete em um somatório de trocas de conhecimentos entre o facilitador do conhecimento e o estudante adulto e suas experiências de vida. Pinto (2007) afirma ainda que o método é de fundamental importância no processo de educação do adulto, por se tratar de pessoa já dotada de uma consciência formada, com hábitos de vida e situações de trabalho que não podem ser arbitrariamente modificados. Acerca do exposto são características que fundamentam a andragogia, EXCETO: 
Alternativas
Q2496967 Pedagogia
Apesar de todo o progresso urbano e tecnológico pelo qual passou a sociedade brasileira nas últimas décadas, e de todos os projetos e iniciativas dos governos no sentido de erradicar o analfabetismo, aumentar a escolarização da população e diminuir a repetência e a evasão escolar, a realidade de fracasso persiste. Isto é atestado não só pelas estatísticas oficiais que reconhecem a permanência de altos índices de evasão e repetência no ensino fundamental e médio, como também por jornais e revistas, que cotidianamente retratam a precariedade das escolas públicas e a insatisfação da população pobre com o ensino.

(Dimenstein, 2007; Azevedo, 2007.)


Por ser um problema tão antigo de nossa Educação, o fracasso escolar é também objeto de inúmeras discussões e debates científicos e políticos que buscam aumentar a compreensão e apontar uma solução (que sempre se deseja definitiva) para a questão. Neste sentido, várias ideias e teorias ofereceram explicações sobre as causas do fracasso escolar, tornando o tema um dos mais estudados na área da Educação e da Psicologia da Educação. Sobre os primeiros estudos e resultados apresentados no Brasil em relação ao fracasso escolar, está correto o que afirma se em:
Alternativas
Q2496968 Pedagogia
O documento do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI, 1998) é exposto como fruto de um amplo debate nacional, do qual participaram professores e diversos especialistas. Considerando o referente ao volume II, no âmbito da “Formação Pessoal e Social”, indica-se que a educação deve proporcionar experiências que viabilizem a construção do sujeito, por meio do desenvolvimento de habilidades de natureza global e afetiva das crianças, seus esquemas simbólicos de interação com os outros e com o meio, assim como a relação consigo mesma. Sobre o exposto, é possível inferir que o âmbito “Formação Pessoal e Social” abrange os eixos da: 
Alternativas
Q2496969 Pedagogia
Ana, aluna de 9 anos, matriculada na Escola Municipal “Z”, no ensino fundamental, apresenta um baixo desempenho e rendimento escolar, com muitas dificuldades de aprendizagem. Durante o último bimestre letivo, a aluna praticamente não frequentou a escola. Após busca de informações foi identificado Ana não tem frequentado a escola, pois precisa tomar conta da irmãzinha mais nova, quando a mãe sai para fazer faxinas. Considerando a situação hipotética apresentada, a Lei de Diretrizes e Bases e o Estatuto da Criança e Adolescente, analise as afirmativas a seguir.

I. Cabe à escola envidar todos os esforços para o combate ao abandono escolar, articulando e fortalecendo a rede de proteção interna (instâncias colegiadas) e a rede externa (órgãos que integram a Rede de Proteção Social dos Direitos de Crianças e Adolescentes), considerando que nenhuma criança poderá ser objeto de qualquer forma de negligência.
II. Cabe à equipe gestora envolver todo o coletivo da escola na resolução deste caso, destacando o papel dos agentes educacionais nos encaminhamentos pedagógicos relativos à evasão escolar. Salienta-se, também, a importância da escola na articulação com a família, reforçando o direito fundamental à educação, bem como o acesso, a permanência e o sucesso escolar.
III. Cabe à equipe gestora articular com a família, reforçando o direito fundamental à educação, bem como o acesso, a permanência e o sucesso escolar; para tanto, destaca-se a importância da criança frequentar a escola, podendo, portanto, entrar em acordo com a mãe, evidenciando que Ana poderá cuidar da irmã menor sempre nos horários diferentes da escola, mantendo a frequência escolar diária.

Em consonância com as legislações vigentes, está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2496970 Pedagogia
A educação é reconhecida no âmbito internacional como um direito humano, positivado constitucionalmente no âmbito nacional, vinculado aos ideais de fortalecimento da democracia, da Justiça Social, da igualdade e do trabalho. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, partiu do pressuposto de que somente através do “ensino e da educação” será possível a promoção do respeito aos direitos e liberdade por ela proclamados. A educação no Brasil é composta pela educação básica, que compreende a educação infantil, ensino fundamental e médio e a educação superior. O dever do Estado com a educação será efetivado, nos termos da Constituição Federal de 1988 e Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB); analise as afirmativas a seguir.

I. Educação básica: obrigatória e gratuita de zero a dezessete anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria.
II. Educação infantil, em creche e pré-escola: às crianças até cinco anos de idade de forma gratuita.
III. Aluno com deficiência: atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.
IV. Ensino noturno regular: oferta adequada às condições do educando.
V. Programas suplementares: atendimento ao educando, no ensino fundamental, através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.

Está correto o que se afirma apenas em 
Alternativas
Q2496971 Pedagogia
[...] as teorias de aprendizagem são importantes, dentre outros aspectos, porque possibilitam aos professores adquirirem conhecimentos, atitudes, crenças, habilidades, fundamentais para atingir os objetivos de ensino; são elas que norteiam as práticas didáticas dos professores. Sem fundamentação teórica de aprendizagem, entendemos que as práticas de um professor tendem a tornar-se um tanto intuitivas, beirando a tentativa e erro.

(Oliveira; Araujo; Veit, 2017, p. 15.)

Sobre os teóricos citados a seguir e suas importantes referências acerca da aprendizagem, relacione adequadamente as colunas a seguir. 

1. Skinner. 2. Freinet. 3. Bruner. 4. Vygotsky. 5. Piaget.

( ) Há uma relação entre pensamento e linguagem, estimulando a consciência crítica e o respeito às potencialidades. O aluno é visto como sujeito da aprendizagem e o centro do processo, sendo o educador o responsável pela compreensão desse processo.

( ) Sua teoria é baseada na pesquisa da evolução mental da criança e nas fases evolutivas da aquisição de conhecimentos. O processo educacional pode se dar através da vivência concreta e dos jogos. O educando é agente da aprendizagem e o professor o organizador das situações.

( ) Acredita na modelagem do comportamento, no condicionamento operante e na influência do meio ambiente no comportamento. Valoriza o acúmulo de conhecimentos e de práticas sociais. O educando é um ser passivo e receptor de informações e o educador um controlador da aprendizagem.

( ) Relaciona a aprendizagem às situações já vivenciadas, ressaltando a importância do pensamento intuitivo. Existe o cultivo de uma excelência do produto da aprendizagem. O educando é um participante ativo na busca do desenvolvimento intelectual e o educador incentivador da aprendizagem.

( ) A criança constrói através do fazer e refazer das atividades, sendo a educação a serviço da causa social. A aprendizagem se dá por meio da ação experimental e da valorização do erro e do acerto. O educando assume o papel de pesquisador autônomo na construção do seu conhecimento. Já o educador é um estimulador de transformações sociais e educacionais.

A sequência está correta em
Alternativas
Q2496972 Pedagogia
Etimologicamente a palavra supervisão, de acordo com o Dicionário Aurélio,significa “ação ou efeito se supervisar”. Já a palavra supervisar significa “dirigir ou orientar em planos superior, superintender” (Brasil, p. 645). Percebemos com base nessa definição que a supervisão está ligada à ideia de obediência, fiscalização. Côrrea (2009), analisando essa etimologia da palavra supervisão, aponta que, para se chegar à origem da supervisão educacional, é necessária uma abordagem sobre a questão do trabalho no processo capitalista, pois a supervisão surgiu com o intuito de uma melhoria na qualidade e na quantidade da produção de mercadorias nas fábricas, na qual o supervisor era responsável realmente pela fiscalização do trabalho dos empregados. Sobre o exposto e, ainda, sobre o primeiro registro legal a respeito da atuação do supervisor escolar no Brasil, infere-se que:
Alternativas
Q2496973 Pedagogia
A interdisciplinaridade impõe-se pela própria forma de o homem produzir-se enquanto ser social e enquanto sujeito e objeto do conhecimento social. Ela funda-se no caráter dialético da realidade social, pautada pelo princípio dos conflitos e das contradições, movimentos complexos pelos quais a realidade pode ser percebida como una e diversa ao mesmo tempo, algo que nos impõe delimitar os objetos de estudo demarcando seus campos sem, contudo, fragmentá-los. Significa que, embora delimitado o problema a ser estudado, não podemos abandonar as múltiplas determinações e mediações históricas que o constituem.

(Frigotto, 1995, p. 26.)


Quando falamos em interdisciplinaridade, estamos de algum modo nos referindo a uma espécie de interação entre as disciplinas ou áreas do saber. Todavia, essa interação pode acontecer em níveis de complexidade diferentes. Considere as diferentes abordagens da educação:

I. “A __________________ diz respeito ao estudo de um objeto de uma única e mesma disciplina efetuada por diversas disciplinas ao mesmo tempo.”
II. “A __________________ é o conjunto de disciplinas a serem trabalhadas simultaneamente, sem fazer aparecer às relações que possam existir entre elas, destinando se a um sistema de um só nível e de objetivos únicos, sem nenhuma cooperação.”
III. “A __________________ é baseada na soma de informações procedentes de diversas disciplinas, as quais combinam programas dosados de forma diferente e que visam garantir uma formação ampla e geral. Trata-se da união de conteúdos em prol de um melhor ensinamento busca a intersecção entre conteúdos de duas ou mais disciplinas para permitir que o aluno elabore uma visão mais ampla a respeito dessas temáticas.”
IV. “A ___________________ caracteriza-se pela intensidade das trocas entre os especialistas e pelo grau de interação real das disciplinas no interior de um mesmo projeto de pesquisa, ou seja, é possível se perceber a cooperação e o diálogo entre as diferentes disciplinas, coordenadas por uma disciplina específica, um problema comum a todas as disciplinas ou diferentes formas que represente um elemento de integração das disciplinas.”

A sequência está correta em 
Alternativas
Q2496974 Pedagogia
Enraizada na sociedade de classes escravista da Idade Antiga, destinada a uma pequena minoria, a educação tradicional iniciou seu declínio já no movimento renascentista, mas ela sobrevive até hoje, apesar da extensão média da escolaridade trazida pela educação burguesa. A educação nova, que surge de forma mais clara a partir da obra de Rousseau, desenvolveu-se nesses últimos dois séculos e trouxe consigo numerosas conquistas,sobretudo no campo das ciências da educação e das metodologias de ensino. O conceito de “aprender fazendo” de John Dewey e as técnicas Freinet, por exemplo, são aquisições definitivas na história da pedagogia. Tanto a concepção tradicional de educação quanto a nova, amplamente consolidadas, terão um lugar garantido na educação do futuro.

(Gadotti, M. Perspectivas atuais da educação, 2000.)


O processo educacional sempre foi alvo de constantes discussões e apontamentos que motivaram sua evolução em vários aspectos, principalmente no que tange à condução de metodologias de ensino por nossos educadores e a valorização do contexto escolar formador para nossos alunos. Considere as constantes modificações sofridas por nossa sociedade no decorrer do tempo, dentre elas o desenvolvimento de tecnologias e o aprimoramento de um modo de pensar. Sobre o exposto e sobre as práticas pedagógicas na educação atual, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2496975 Pedagogia
Na publicação “Saberes Docentes e Formação Profissional”, Maurice Tardif (2002) discorre a respeito dos saberes docentes e a sua relação com a formação profissional dos professores e, ainda, do próprio exercício da docência. Podemos destacar a partir de pesquisas realizadas com o objetivo de compreender o que os professores pensam a respeito de seus próprios saberes que o saber docente é um “saber plural, formado de diversos saberes provenientes das instituições de formação, da formação profissional, dos currículos e da prática cotidiana”. O autor destaca quatro tipos de saberes implicados na atividade docente; considerando o exposto, relacione adequadamente os itens às suas respectivas características. 

1. Da formação profissional. 2. Disciplinares. 3. Curriculares. 4. Experienciais.

( ) São conhecimentos relacionados à forma como as instituições educacionais fazem a gestão dos conhecimentos socialmente produzidos e que devem ser transmitidos aos estudantes. Apresentam-se, concretamente, sob a forma de programas escolares que os professores devem aprender e aplicar.
( ) São os saberes reconhecidos e identificados como pertencentes aos diferentes campos do conhecimento. Esses saberes, produzidos e acumulados pela sociedade ao longo da história da humanidade, são administrados pela comunidade científica e o acesso a eles deve ser possibilitado por meio das instituições educacionais.
( ) São os saberes que resultam do próprio exercício da atividade profissional dos professores. Esses saberes são produzidos pelos docentes por meio da vivência de situações específicas relacionadas ao espaço da escola e às relações estabelecidas com alunos e colegas de profissão. Nesse sentido, incorporam-se à prática individual e coletiva sob a forma de hábitos e de habilidades, de saber-fazer e saber-ser.
( ) Conjunto de saberes que, baseados nas ciências e na erudição, são transmitidos aos professores durante o processo de formação inicial e/ou continuada. Também se constituem o conjunto dos saberes da formação profissional os conhecimentos pedagógicos relacionados às técnicas e métodos de ensino (saber-fazer), legitimados cientificamente e igualmente transmitidos aos professores ao longo do seu processo de formação.

A sequência está correta em

Alternativas
Q2496976 Pedagogia
A liderança é exercida em toda a empresa e instituições e fora dela também. Segundo o professor Idalberto Chiavenato, liderança é a influência interpessoal realizada em uma ocasião e por meio do processo de comunicação humana para alcançar um ou mais objetivos específicos. Existem diversos tipos de líder e de estilos de liderança. Cada um deles gera impactos distintos no dia a dia do trabalho da equipe. Os estilos de liderança mais conhecidos são: a autocrática; a democrática; e, a liberal. Relacione adequadamente as colunas considerando as situações hipotéticas apresentadas. 


1. Liberal. 2. Autocrática. 3. Democrática.

( ) Em uma reunião com os professores na escola, o supervisor escolar comunica já ter determinado as tarefas que cada um deverá executar, bem como as regras a serem respeitadas e os prazos a serem cumpridos para elaboração do planejamento de ensino.
( ) Em uma reunião com os professores na escola, o supervisor escolar explica a meta a ser alcançada e solicita a participação de todos para definir como as tarefas serão realizadas dentro das regras e dos prazos a serem cumpridos para elaboração do planejamento de ensino.
( ) Em uma reunião com os professores na escola, o supervisor escolar informa a meta a ser alcançada e os prazos a serem cumpridos, lembrando a todos as regras que não podem ser desrespeitadas. Feito isso, ele se ausenta para outro compromisso, e a equipe decide a organização para a entrega do planejamento de ensino.

A sequência está correta em

Alternativas
Q2496977 Pedagogia
A supervisão educacional, segundo Alves (1985, p. 25), é vista “como um processo dinâmico que garante parâmetros para a relação ensino-aprendizagem que se realiza a escola”. Libâneo (2002) refere-se ao supervisor educacional como um agente de mudanças, facilitador, mediador e interlocutor, um profissional capaz de fazer a articulação entre equipe diretiva, educadores, educandos e demais integrantes da comunidade escolar, no sentido de colaborar no desenvolvimento individual, social, político e econômico e, principalmente, na construção de uma cidadania ética e solidária. Sobre o exposto, na contemporaneidade do novo século, em relação às atribuições do supervisor escolar, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2496978 Pedagogia
As discussões da Assembleia Nacional Constituinte de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) foram o ponto de partida para pensar a formação sociopolítica dos educandos, visando à participação de todos nas decisões que envolviam seu percurso educacional. Isso gerou resultados nas escolas, com a gestão democrática, que, além de uma proposta política, possibilitou a abertura de espaços, para a participação da comunidade, nas decisões do processo de ensino. Para auxiliar na democratização surgiram, por sua vez, documentos e conselhos habilitados para garantir tal processo, sendo que um deles é o Projeto Político-Pedagógico (PPP). Sobre o exposto e considerando o PPP, analise as afirmativas a seguir.

I. “O Projeto Político-Pedagógico está dividido em duas grandes propostas: uma _________________, que se refere ao compromisso da escola frente à sociedade, levando em conta o que Paulo Freire defendia em ‘Pedagogia da Autonomia’: saberes necessários à prática educativa, e outra, a _________________, que apresenta fatores do processo de ensino aprendizagem, que, por sua vez, é o ‘saber fazer’ deste processo.”

II. “A proposta _________________entende que este processo é essencial na construção e sistematização do conhecimento de processos de gestão, prática docente, ações coletivas, culturais e organizacionais, já a proposta _________________ defende a formação do sujeito ético-histórico do cidadão deve ser pautada nas premissas da educação emancipatória.”

A sequência está correta em 
Alternativas
Q2496979 Pedagogia
A definição lexical da palavra conflito, que pode ser encontrada em qualquer dicionário da língua portuguesa, reforça a noção que, geralmente, ocorre no senso comum: a palavra remete à ideia do embate, da luta, da desavença e da guerra. A noção advém, inclusive, da raiz latina da palavra. O vocábulo latino conflictus, origem da palavra em língua portuguesa, já compreendia o sentido de golpear ou atacar. No entanto, como observa Mary Parker Follett (1925), o conflito pode ser considerado sem um prejulgamento ético e, nesse caso, ele não é necessariamente bom ou mau. De acordo com sua perspectiva, devemos abandonar a noção do conflito como guerra e apenas admití-lo como o aparecimento de diferenças: de opiniões ou de interesses. Um dos primeiros passos para se tornar mais efetivo na resolução de conflitos é identificar o potencial positivo que existe em cada situação de discórdia. Para isso, deve-se mudar a maneira de interpretar os conflitos. NÃO é uma das percepções que devem ser alteradas, considerando a resolução dos conflitos nas organizações:
Alternativas
Q2496980 Pedagogia
Segundo Saviani: (...) como as demais habilitações educacionais criadas e oficialmente institucionalizadas na educação brasileira, a partir da regulamentação da Lei nº 5.540/1968, a supervisão escolar passa a ter sua formação em cursos de graduação, sendo processada a partir da linha em que se davam os cursos promovidos pelo PABAEE e PAMP. Isto é, fundamentada nos pressupostos da pedagogia tecnicista – que se apoia na neutralidade científica e se inspira nos princípios da racionalidade, eficácia e produtividade do sistema.

(Lima, 2008 apud Saviani, 1988, p. 15.)


Contudo, a presença dos especialistas em supervisão escolar, no interior do sistema educacional, demonstra o reforço à divisão do trabalho na escola. Pode-se dizer que desde o ano de 1960 até os dias atuais, a supervisão tem sido incorporada pela eficiência, cooperação e pesquisa, com vistas ao desenvolvimento profissional do educador. A supervisão escolar requer meios que transformem o professor em um profissional cada vez mais consciente, eficiente e (co) responsável no processo educativo. Desde então, a supervisão educacional passou por fases distintas: fiscalizadora; construtiva; criativa; autocrática; e, democrática. “A fase, em que a atuação do supervisor é caracterizada por passar a ter reconhecimento de que é necessária uma melhoria na atuação dos professores. A partir de então, os especialistas em supervisão começaram a promover cursos de aperfeiçoamento e atualização dos professores. Portanto, por meio destes cursos, era possível identificar os ‘erros’ praticados na atuação do professor em sala de aula e, posteriormente, realizar trabalhos sobre os próprios ‘erros’ para tentar saná-los, buscando novos conceitos e metodologias”. Considerando a informação dada, se trata da fase:
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: A
4: A
5: D
6: B
7: A
8: A
9: C
10: C
11: D
12: A
13: A
14: C
15: C
16: B
17: C
18: A
19: D
20: B