Questões de Concurso Público SEED-PR 2024 para Professor - Arte - Edital nº 138

Foram encontradas 24 questões

Q3127467 Educação Artística
A transição do Gótico para o Renascimento na Itália foi marcada por uma série de mudanças culturais, sociais e políticas, que culminaram no desenvolvimento de um novo estilo artístico. A arte italiana alçou um novo patamar, se destacando da arte que se desenvolvia no restante da Europa. Em relação ao desenvolvimento do renascimento Italiano, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3127468 Educação Artística
No século XV, a gravura em madeira e metal, a imprensa e as impressões tabelares foram formas de disseminar a cultura na Alemanha, que estava no início do Renascimento: 
Imagem associada para resolução da questão
A figura mostra a “gravura da noite de Natal”. A cena é interpretada segundo a mentalidade dos grandes mestres dos Países Baixos. Como eles, [...] almejava transmitir cada mínimo detalhe caseiro da cena e fazer-nos sentir a própria textura e as superfícies dos objetos representados.
(Natividade. C. 1470 – 3. GOMBRICH, 2018, p. 210.)

A gravura foi produzida por um dos maiores e mais céleres mestres da gravura do século XV, o alemão: 
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Q3127469 Educação Artística
O Cinquecento, última fase do Renascimento, transcorrida no século XVI, é o mais célebre período da arte italiana, e um dos maiores de todos os tempos. Em relação ao artista nesse período, assinale a afirmativa INCORRETA.
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Q3127470 Educação Artística
Desde a época de Brunelleschi, [...] o arquiteto precisava ter algum conhecimento clássico. Tinha de conhecer as regras das antigas “ordens”, das corretas proporções e medidas das colunas e entablamentos __________, __________, e __________; precisava medir as ruínas antigas e debruçar-se sobre os manuscritos de autores clássicos como Vitrúvio [...].
(GOMBRICH, 2018, p. 217.)

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q3127471 Educação Artística
Sobre Donato Bramante (1444 – 1514), analise as afirmativas a seguir.

I. Foi um renomado arquiteto italiano, ardoroso defensor do novo estilo renascentista.
II. Contratado pelo Papa Júlio II, em 1506, projetou e construiu a nova Basílica de São Pedro, em Roma, um dos projetos de construção mais ambiciosos até aquela data na história da humanidade, um projeto que combinava duas figuras geométricas: a cruz grega e o quadrado, numa perfeita harmonia.
III. Construiu o circular Tempietto (pequeno templo) de San Pietro (1502), que se distingue por exibir formas verdadeiramente clássicas. Suas proporções são equilibradas e se baseiam totalmente na escala humana, e a clareza do projeto realiza por completo os ideais dos arquitetos da Renascença italiana – Filippo Brunelleschi (1377-1446) e Leon Battista Alberti (1404-1472).
IV. Se dedicou também à pintura, retratando em grande parte de suas obras temas ligados ao cristianismo; uma de suas obras mais famosas é o “O Cristo na Coluna”, de 1490.

Está correto o que se afirma apenas em
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Q3127472 Educação Artística
Jean Arp, também conhecido como Hans Arp, era um poeta, tanto quanto um artista plástico. “Richter descreve como Arp, certo dia, rasgou um desenho em pedaços e deixou que os fragmentos, ao cair, formassem um novo padrão; Arp começava a deixar que o acaso entrasse em suas composições [...] e, ao mesmo tempo, estava produzindo desenhos espontâneos que resultavam do fluir livre da tinta, que tinham muito em comum com o desenho automático dos surrealistas [...]”.
(STANGOS, 2000, p. 101.)

Jean Arp foi um dos fundadores do(a):
Alternativas
Q3127473 Educação Artística
Analise as afirmativas em relação ao pensamento Dadaísta e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) As verdadeiras obras de arte modernas não são feitas por artistas, mas, muito simplesmente, por homens.
( ) A não superioridade do artista como criador era uma das preocupações fundamentais do Dadá.
( ) Não existe diferença fundamental entre o objeto feito pelo homem e o objeto feito pela máquina, e a única intervenção pessoal possível numa obra é a escolha.
( ) Não existe problema, não existe solução. A obra existe, e sua única razão de ser é existir. Não representa nada além do desejo do cérebro que a concebeu.
( ) A escolha dos ready-mades são ditadas pela apreciação estética, esperando uma reação de estesia do observador.

A sequência está correta em
Alternativas
Q3127474 Educação Artística
A Alta Renascença foi o período dos grandes mestres. Assinale a alternativa que consta apenas nomes de artistas da Alta Renascença.
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Q3127481 Educação Artística
O nascimento oficial do fluxus está ligado ao Festival Internacional de Música Nova, em Wiesbaden, Alemanha, em 1962. Em relação ao fluxus, assinale a afirmativa correta.
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Q3127482 Educação Artística
Analise as afirmativas sobre o artista francês Marcel Duchamp (1887-1968).

I. A escultura intitulada Fonte (1917), um mictório comum, assinada com o pseudônimo de R. Mutt, foi apresentada em uma exposição que Duchamp estava ajudando a organizar, em Nova York. Essa obra é o ponto inicial para a arte conceitual.
II. Depois do “ready-made” de Duchamp, o ato criativo foi reduzido a um nível espantosamente rudimentar: à decisão singular, intelectual e largamente aleatória de chamar “arte” a este ou aquele objeto ou atividade.
III. O pensamento de Duchamp recebeu cada vez mais consideração quando abordagens mais impuras e não formalistas da arte ganharam ímpeto na obra “neodadá” de Jasper Johns (1930), Robert Rauschenberg (1925-2008), Yves Klein (1928-1962), Piero Manzoni (1933-1963) e outros.
IV. Em oposição à tradição cada vez mais abstrata e “formalista” que seus contemporâneos – Pablo Picasso (1881-1973), Henri Matisse (1869-1954), Piet Mondrian (1872-1944) e Kazimir Malevich (1879-1935) – estavam solidificando (a arte pela arte), Duchamp colocou seus ready-mades (a arte como ideia).
V. Duchamp tornou-se um dos artistas mais influentes e controvertidos do século XX. Usou a linguagem e toda sorte de trocadilhos verbais e visuais, a chance fortuita ou deliberadamente maquinada, substâncias triviais e efêmeras, sua própria pessoa, gestos provocantes, dirigidos contra sua própria arte ou contra a arte dos outros, como o meio e os temas de sua obra.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q3127485 Educação Artística
A artista carioca Brígida Baltar faz coletas de neblina, orvalho, maresia e guarda em pequenos receptáculos. Ao recolher essas sensações e atmosferas, a artista elabora performances que são fotografadas e filmadas. Nas galerias e museus, essas fotos e vídeos são exibidos com as instalações e objetos artísticos que a artista cria.
(UTUARI, et al. 2013, p. 268.)

A arte produzida por Brígida Baltar, descrita anteriormente, trata-se de uma arte:
Alternativas
Q3127487 Educação Artística
                  Imagem associada para resolução da questão

O Ato Institucional nº 5 (AI5) vigorou no Brasil de 13 de dezembro de 1964 a 1º de janeiro de 1979. Foi um mecanismo legislativo de endurecimento político imposto durante o período histórico conhecido como Ditadura Civil Militar. O AI5 atingiu liberdades políticas e artísticas que são parte da expressão popular. A Música Popular Brasileira foi uma das linguagens artísticas mais atingida pela censura naquele período. A música “O bêbado e o equilibrista” é uma das que se destacam entre as músicas de protesto surgidas durante a Ditadura Militar no Brasil. Sobre a música “O bêbado e o equilibrista”, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3127488 Educação Artística
Na primeira metade do século XV, os pintores descobrem a perspectiva, os arquitetos compõem luz e as sombras, fazem as fachadas cantar e dispõem suas construções harmoniosas em paisagens urbanas concebidas para o prazer, os poetas e músicos buscam a suavidade na perfeição técnica, enquanto uma curiosidade fecunda estimula os intercâmbios internacionais e as aspirações humanistas [...].
(Candé, 1994, p. 306.)

Em relação à música do período do Renascimento, analise as afirmativas a seguir.

I. O Renascimento valorizou igualmente temas musicais sagrados e profanos, tornando-os agradáveis aos “homens”.
II. A música renascentista se caracterizou pela novidade monofônica, dando mais liberdade de execução e, por isso, humanizando a música.
III. Os trovadores surgiram no período do Renascimento como expressão da música humanista.
IV. A polifonia emergiu na Idade Média e teve um maior desenvolvimento no período do Renascimento artístico.

Está correto o que se afirma apenas em 
Alternativas
Q3127489 Educação Artística
Sobre a ópera, [...] mesmo entre os jovens há um interesse cada vez maior por penetrar em um universo qualificado pelos apressados (às vezes, ignorantes) de obsoleto, no qual enxergariam os estereótipos dos cantores avantajados [...] gritando, a plenos pulmões, sofrimentos e angústias de personagens completamente desprovidas de humanidade autêntica.
(Fraga, 2000, p. 13.)

De acordo com a história da música barroca, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Cravo e órgão de tubos foram instrumentos cujo uso entrou em decadência no período da música barroca.
( ) Cláudio Monteverdi é considerado o pai da ópera, a obra de arte total, surgida no período Barroco e ainda reverenciada como gênero musical nos dias atuais.
( ) Antônio Vivaldi e Johann Sebastian Bach foram grandes expressões da música barroca, respectivamente da Itália e Alemanha.
( ) Caracteriza-se por ritmos intensos e enérgicos e melodias ornamentadas e múltiplos instrumentos sobrepostos.

A sequência está correta em
Alternativas
Q3127490 Educação Artística
De um tempo em que convivíamos com agulhas de diamante e abríamos embevecidos capas de discos que íamos nas lojas comprar. De um tempo em que os discos tinham lado A e lado B... Tempo, lá nos arredores dos primeiros anos 70, que em quase todos os discos que comprávamos havia escrito ‘DISCO É CULTURA’.
(Albuquerque, 2013, p. 23.)

Relacione adequadamente os movimentos musicais da MPB e seus integrantes.

1. Bossa Nova.
2. Secos e Molhados.
3. Clube da Esquina.
4. Novos Baianos.

( ) Paulinho Boca de Cantor, Moraes Moreira, Baby do Brasil e Pepeu Gomes.
( ) Dorival Caymmi, Nara Leão, Vinícius de Moraes e Tom Jobim.
( ) Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes e Flávio Venturini.
( ) Ney Matogrosso, Gérson Conrad e Lili Rodrigues.

A sequência está correta em
Alternativas
Q3127491 Educação Artística

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(Trecho de música.)

Qual o estilo musical brasileiro que foi influenciado pelo rock and roll e soul music nos anos 1960, falava sobre temas românticos do cotidiano, regravou sucessos internacionais traduzidos para o português e seus integrantes apresentavam um programa de TV? 
Alternativas
Q3127492 Educação Artística

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(Caetano Veloso.)


A respeito da música “Alegria, alegria”, referente ao movimento artístico brasileiro a qual pertence a música e as suas características, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q3127494 Educação Artística
(...) Trata-se da característica do som que nos permite distinguir uma fonte sonora de outra, tendo praticamente os mesmos parâmetros.
(Ibañez, 2010, p. 53.)

Em uma situação hipotética, um professor pede que dois alunos preparem o trecho de uma música, cantando em uma mesma nota. Em seguida, ele solicita que toda a turma feche os olhos e ouça a execução da música primeiro por um e depois pelo outro aluno. Ao final, o professor pergunta quem cantou primeiro e todos os alunos conseguem identificar. Qual parâmetro do som permite distinguir a voz de uma pessoa?
Alternativas
Q3127495 Educação Artística
Os parâmetros do som são: altura, intensidade, duração e timbre. Em uma situação hipotética, um professor executa na sala três sons utilizando os seguintes objetos:

• Apito;
• Colher de madeira; e
• Buzina de bicicleta.

A partir dessa execução, os alunos são convidados a analisar os sons de acordo com os parâmetros do som. Assinale a alternativa em que o parâmetro do som analisado para os três objetos é a altura.
Alternativas
Q3127497 Educação Artística
(...) o Corpo-Dança Afroancestral é aquele que não só dança, como canta, conta histórias e mitos, e manipula objetos simbólicos.
(Petit, 2015, p. 79.)

A ginga, a fluência, a mandinga, a atenção sem tensão, a descontração, a multiplicidade, a diversidade, são elementos presentes no Corpo-Dança Afroancestral que o identificam e o diferenciam de outras formas de corpos dançantes de ser e de estar no mundo.
(Petit, 2015, p. 103.)

As danças, em uma perspectiva afroancestral apresentam características específicas que as diferenciam das formas de dançar baseadas nas tradições eurocêntricas. Com base nessa perspectiva, todas as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: A
4: A
5: C
6: B
7: C
8: D
9: D
10: A
11: D
12: D
13: B
14: C
15: D
16: D
17: C
18: B
19: D
20: D