Questões de Concurso Público SEED-PR 2024 para Professor - Ciências
Foram encontradas 40 questões
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
O caso hipotético contextualiza a questão. Leia-o atentamente.
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
O caso hipotético contextualiza a questão. Leia-o atentamente.
I. São definidos pela BNCC, onde são expressos em dez competências gerais que orientam o desenvolvimento escolar dos estudantes em todas as fases da Educação Básica. II. São o ponto de partida para o planejamento docente, orientando a seleção de conteúdos, metodologias, recursos e instrumentos de avaliação. III. São sugestões complementares ao conteúdo programático, podendo ser adaptados livremente pelo professor de acordo com a sua realidade e os interesses dos estudantes. IV. São flexíveis e podem ser modificados pelos professores durante o processo de ensino, adaptando-se às necessidades dos estudantes.
Está correto o que se afirma apenas em
( ) A avaliação formativa se assemelha a uma avaliação diagnóstica, como quando identifica novas dificuldades durante o processo, mas não são a mesma coisa, pois a formativa tem um caráter contínuo e ajustável ao longo do tempo.
( ) A avaliação diagnóstica, por ocorrer no início do processo de ensino, tem como principal objetivo classificar os alunos em grupos homogêneos, facilitando a organização do trabalho pedagógico.
( ) A avaliação formativa, ao fornecer feedback contínuo aos alunos, permite que o professor ajuste suas práticas pedagógicas e que os estudantes reflitam sobre seu próprio processo de aprendizagem.
( ) A avaliação da aprendizagem deve ser vista como um instrumento semelhante ao contrato didático, utilizado pelo professor para controlar o processo de ensino e promover o clima escolar em sala de aula.
( ) A avaliação formativa e a avaliação diagnóstica são processos independentes, com objetivos distintos: a primeira busca acompanhar o progresso, e a segunda, identificar dificuldades.
( ) Ambas as avaliações são complementares, mas a avaliação diagnóstica possui um caráter classificatório, enquanto a avaliação formativa tem como foco a melhoria contínua da aprendizagem.
A sequência correta está em
De acordo com as características descritas no texto, é correto afirmar que o trílio pertence ao grupo das:
I. Nas briófitas, o gametófito é habitualmente maior e de vida livre.
II. O esporófito das briófitas é ramificado e exibe mais de um esporângio (poliesporangiófitas).
III. Nas briófitas, o esporófito é menor e permanentemente ligado a seu gametófito parental, do qual é nutricionalmente dependente.
IV. As briófitas atuais apresentam tecidos de condução de água e substâncias nutritivas, denominados xilema e floema, respectivamente.
Está correto o que se afirma apenas em
( ) A fase predominante no ciclo de vida é o gametófito.
( ) O que as mantêm eretas é a presença de tecidos de sustentação.
( ) Os esporângios, nos esporófitos, podem ficar reunidos em estruturas chamadas de soros.
( ) São as primeiras plantas com adaptações que permitiram sua independência da água para a reprodução sexuada.
A sequência está correta em
I. Flores com as sépalas, pétalas e os estames inseridos abaixo do ovário e sem qualquer fusão.
II. Flores com ovário ínfero, ou seja, as sépalas, as pétalas e os estames se inserem acima do ovário.
III. Flores com ovário súpero, com as sépalas, as pétalas e os estames fusionados, compondo uma extensão do receptáculo, em forma de taça.
As afirmativas descrevem, respectivamente, as flores:
Sobre os tipos de relações interespecíficas, Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
( ) Nas sociedades heteromorfas, os indivíduos são morfologicamente modificados para a função que exercem; como, por exemplo, as abelhas.
( ) As colônias que vivem fixas ao substrato, no ambiente marinho, são isomorfas e os indivíduos não apresentam divisão de trabalho; como exemplos temos os corais.
( ) Nas colônias heteromorfas (polimorfas), podem ocorrer várias formas diferentes de indivíduos; como, por exemplo, os seres humanos.
( ) Nas sociedades isomorfas, apesar de também haver divisão de trabalho, os indivíduos não são morfologicamente modificados para a função que exercem; como, por exemplo, as caravelas (Physalia sp.).
A sequência está correta em
I. Unicelulares.
II. Simetria bilateral.
III. Sem órgãos ou tecidos verdadeiros. IV.Digestão intracelular; excreção e respiração por difusão.
V. Reprodução assexuada por brotos ou gêmulas e sexuada por óvulos e espermatozoides.
São características dos Poríferas apenas o que se afirma em
I. Apresentam corpos frutíferos, comumente chamados de cogumelos. São exemplos: champignon e orelhas-de-pau.
II. Alguns são comestíveis e reúnem o maior número de espécies. São exemplos: leveduras Saccharomyces cerevisiae, Penicillium sp. e trufas.
III. Embora produzam esporos sexuados, não desenvolvem corpos de frutificação. São conhecidos popularmente por bolor (mofo) preto do pão (Rhizopus stolonifer).
As características descritas são, respectivamente, dos grupos: