Questões de Concurso Público Prefeitura de Angical do Piauí - PI 2016 para Professor de Educação Infantil

Foram encontradas 18 questões

Q2053021 Pedagogia
Analise a charge a seguir e marque a alternativa que representa o Artigo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) e assegura o direito dessa criança.
21.png (325×225)  Fonte: www.googleimagens
Alternativas
Q2053022 Pedagogia
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 20 de dezembro de 1996 (LDB 9394/96) conforme alterações feitas pela Lei n.º 12.796, de 4 de abril de 2013, consiste na obrigatoriedade da Educação Básica para a população com idade entre 4 e 17 anos de idade. De acordo com a Emenda Constitucional n.º 59, de 11 de novembro de 2009, tal obrigatoriedade deverá ser implementada até o ano 2016. Acerca das novas demandas da Educação Básica, analise as afirmações com base na legislação seguir:
I. A Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 anos de idade, contemplando os aspectos físico, social, intelectual e psicológico, realizando o papel anteriormente exercido pela família. II. É dever dos pais efetivar, na escola, a matrícula da criança com 4 anos de idade, cabendo à escola realizar o acompanhamento e o registro do desenvolvimento das crianças. III. A Educação Básica compreende a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. A Educação Infantil de 4 e 5 anos de idade é obrigatória para o acesso ao Ensino Fundamental. IV. Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.
Marque a alternativa que apresenta o(s) item (itens) correto(s): 
Alternativas
Q2053023 Pedagogia
A teoria elaborada pelas pesquisadoras argentinas Emília Ferreiro e Ana Teberosky denominada Psicogênese da Língua escrita foi motivada pelos altos índices de fracasso escolar na Argentina e no México. Suas ideias chegaram ao Brasil na década de 80 e, a princípio, foram consideradas, erroneamente, como um novo método de alfabetização.
LEIA A FRASE A SEGUIR, RETIRADA DO LIVRO DE AUTORIA DAS REFERIDAS PESQUISADORAS E MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA:
“(...) desligado da busca constante de significação, o texto se reduz, no melhor dos casos, a uma longa série de sílabas sem sentido. Quando chegou ao final da linha, a criança esqueceu o começo, não porque tenha uma falha de memória, mas sim porque é impossível reter na memória uma longa série de sílabas sem sentido”. (FERREIRO E TEBEROSKI, 1999. Pág. 286). 
Alternativas
Q2053024 Pedagogia
Diferentemente da simples medida de desempenho dos alunos, a avaliação é essencialmente um processo de comunicação. Assim sendo, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q2053025 Pedagogia
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - RECNEI, é um guia de orientação que deve servir de base para discussões entre profissionais de um mesmo sistema de ensino ou no interior da instituição, na elaboração de projetos educativos singulares e diversos. Apresenta, como objetivos na proposta pedagógica considerando que:
Alternativas
Q2053026 Pedagogia
Sobre Alfabetização e Letramento, assinale verdadeiro (V) ou falso (F):
( ) Pesquisas vêm identificando problemas nos processos e resultados da alfabetização de crianças no contexto escolar, insatisfações e inseguranças entre alfabetizadores, perplexidade do poder público e da população diante da persistência do fracasso da escola em alfabetizar. ( ) “Letramento” é um termo recente, introduzido na linguagem da educação e das ciências linguísticas há pouco mais de duas décadas; seu surgimento pode ser interpretado como decorrência da necessidade de configurar e nomear comportamentos e práticas sociais na área da leitura e da escrita que ultrapassem o domínio do sistema alfabético e ortográfico, nível de aprendizagem da língua escrita perseguido, tradicionalmente, pelo processo de alfabetização. ( ) É necessário reconhecer que, embora distintos, alfabetização e letramento são processos dependentes. ( ) No Brasil, o termo letramento não substituiu a palavra alfabetização, mas aparece associada a ela. Podemos falar, ainda nos dias de hoje, de um alto índice de analfabetos, mas não de “iletrados”, pois sabemos que um sujeito que não domina a escrita alfabética, envolve-se em práticas de leitura e escrita através da mediação de uma pessoa alfabetizada, e nessas práticas desenvolve uma série de conhecimentos sobre os gêneros que circulam na sociedade. ( ) A alfabetização só tem sentido quando desenvolvida no contexto de práticas sociais de leitura e de escrita. O processo de aquisição da língua escrita não se vincula a uma nova condição cognitiva e cultural. ( ) Até os anos 80, a alfabetização escolar no Brasil caracterizou-se por uma alternância entre métodos sintéticos e métodos analíticos, sempre, porém, com o mesmo pressuposto – o de que a criança, para aprender o sistema de escrita, dependeria de estímulos externos cuidadosamente selecionados.
A sequência correta é:
Alternativas
Q2053027 Pedagogia
Desde os anos 90 do século passado, discute-se que, para os processos educativos, é necessário desenvolver propostas globalizadoras ou planejamentos interdisciplinares porque
Alternativas
Q2053028 Pedagogia
Marque a alternativa que aponta a definição de projeto político-pedagógico da escola: 
Alternativas
Q2053029 Pedagogia
Marque a única alternativa que NÃO é função do planejamento escolar:
Alternativas
Q2053030 Pedagogia
A Educação no Brasil, nas primeiras décadas do Século XX, sob a influência do Movimento Escolanovista, a legislação educacional e os cursos de formação docente absorvem os ideários desse movimento, pondo em pauta os modelos sociais tradicionais, reafirmando novos valores, como os direitos humanos, a dignidade, a justiça e a liberdade de pensamento. A Didática, nessa conjuntura, tem seus fundamentos reconfigurados, passando a centrar-se: 
Alternativas
Q2053031 Pedagogia
Entre vários importantes nomes de educadores nacionais, destaca-se o de Paulo Freire, que tem suas contribuições educacionais reconhecidas internacionalmente. Paulo Freire afirmou que o “O que não se pode realizar, na práxis revolucionária, é a divisão absurda entre a práxis de liderança e a das massas oprimidas, de forma que, a destas, se restringisse a seguir as determinações da liderança”. (Pedagogia do Oprimido, 1994)
Partindo da ideia implícita no texto, pode-se afirmar que NÃO faz parte da concepção de educação de Paulo Freire:
Alternativas
Q2053032 Pedagogia
O plano de aula consiste na sistematização do processo de organização da ação. No plano devem estar sistematizadas as ações que se pretendem desenvolver, informações e princípios que balizam e sustentam essas ações. Ele se constitui num guia para a ação. Nesta perspectiva de planejamento educacional, são elementos constitutivos do plano de aula: 
Alternativas
Q2053033 Pedagogia
Considerando que o planejamento consiste no processo de tomada de decisões, portanto, deve ser uma ação intencional, pela qual se projetam fins e se estabelecem meios para atingi-los, NÃO é correto afirmar que planejamento é 
Alternativas
Q2053034 Pedagogia
Entender a escola como o lugar social privilegiado para a apropriação de conhecimentos produzidos historicamente passa necessariamente por assumir que a ação do professor deve estar organizada intencionalmente para esse fim. O processo de ensino não é uma simples variante do processo de comunicação, uma vez que implica informações sistematizadas e estruturadas com intenção de produzir aprendizagem. Nesse sentido, o trabalho da escola (e particularmente do docente) deve ser direcionado para o ensino intencional, objetivando prioritariamente: 
Alternativas
Q2053035 Pedagogia
Ao longo da sua formação e da sua prática, as concepções de sociedade e educação que o educador constrói, repercutem no modo como ele ensina e avalia os seus alunos. Assim, ao vincular a avaliação ao processo de ensino aprendizagem, ao planejamento escolar, ao currículo e aos objetivos educacionais que se deseja atingir, tendo em vista o pleno desenvolvimento do educando, a avaliação terá um caráter predominantemente
Alternativas
Q2053036 Pedagogia
As teorias da aprendizagem cujos pressupostos epistemológicos opõem-se às tendências aprioristas e empiristas são denominadas interacionistas e construtivistas. Estas duas últimas fundamentam-se na perspectiva de que:
Alternativas
Q2053037 Pedagogia
“Frequentemente nos custa muito parar para ouvir os outros, estamos muito mais preocupados em que nos ouçam, porém pouco dispostos a ouvir. O ouvir os outros e aprender a vê-los como são realmente é fundamental para as relações interpessoais, em especial para os professores, que devem de estar muito atentos e poder, assim, agir melhor na realidade” (MOSQUERA E STOBÄUS, 2004, p. 97).
No que se refere aos níveis de análise comunicacional no ambiente de uma sala de aula, por exemplo, o nível que analisa a comunicação entre as pessoas, a maneira como os indivíduos se afetam mutuamente e, assim, se regulam e controlam uns aos outros é o
Alternativas
Q2053038 Pedagogia
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) apresentam uma concepção de avaliação que se aproximam de um modelo de aprendizagem processual, contínuo, na perspectiva de uma pedagogia diferenciada. As orientações contidas no documento quanto à avaliação têm, portanto, ênfase na:
I. Investigação contínua do professor sobre as aprendizagens. II. Reflexão sobre a mediação pedagógica do professor. III. Classificação e aprovação/retenção dos estudantes. IV. Promoção da aprendizagem dos alunos. 
Considerando os itens acima, marque a alternativa correta:
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: D
4: A
5: E
6: A
7: C
8: C
9: B
10: A
11: B
12: E
13: C
14: E
15: B
16: C
17: B
18: C