Questões de Concurso Público Prefeitura de Ângulo - PR 2020 para Psicólogo
Foram encontradas 11 questões
Sobre o CRAS – Centro de Referência Social, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. As equipes dos CRAS deverão atuar em conjunto com as equipes de Saúde da Família, apoiando-as para que possam incrementar não só a integralidade, mas também a resolutividade, a qualidade do cuidado, as ações de promoção de saúde e o acompanhamento e monitoramento em seus diversos aspectos.
II. É direito das famílias usuárias do CRAS, à escuta, à informação, à defesa, à provisão direta ou indireta ou ao encaminhamento de suas demandas de proteção social asseguradas pela Política Nacional de Assistência Social.
III. A implantação do CRAS é uma estratégia de descentralização e hierarquização de serviços de assistência social e, portanto, elemento essencial do processo de planejamento territorial e da política de assistência social do município.
IV. O CRAS é uma estratégia inovadora que tem por objetivo apoiar, ampliar, aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde na Atenção Básica/Saúde da Família. Seus requisitos são, além do conhecimento técnico, a responsabilidade por determinado número de equipes de Saúde da Família e o desenvolvimento de habilidades relacionadas.
De acordo com a obra de Rita Aparecida Romano, Ética na Psicologia, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) É de responsabilidade do psicólogo, levar ao conhecimento das instâncias competentes, o exercício ilegal ou irregular da profissão, transgressões a princípios e diretrizes do Código ou da Legislação profissional.
( ) Ao psicólogo é vedada a participação de greves ou paralisações, salvo nos casos em que seu trabalho como psicólogo seja exercido de forma exclusivamente voluntária, sem remuneração.
( ) Cabe ao psicólogo social atuar fundamentado na compreensão da dimensão subjetiva dos fenômenos sociais e coletivos, sob os diferentes enfoques teóricos e metodológicos, com o objetivo de problematizar e propor ações no âmbito social.
( ) É vedado ao psicólogo o atendimento de natureza contínua ou eventual, a menor impúbere ou interdito, sem conhecimento de seus responsáveis, independentemente da situação em que ocorra.
Sobre o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e de acordo com seus critérios diagnósticos no DSM - 5, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Os sintomas da desatenção especificados devem persistir por pelo menos seis meses em um grau que é inconsistente com o nível do desenvolvimento e tem impacto negativo diretamente nas atividades sociais e acadêmicas/profissionais.
II. O Transtorno está dividido em três subtipos conforme sua apresentação: Apresentação combinada; Apresentação predominantemente desatenta e Apresentação predominantemente hiperativa/compulsiva.
III. É comum os sintomas variarem conforme o contexto em um determinado ambiente. Os sinais do transtorno podem ser mínimos ou ausentes quando o indivíduo está recebendo recompensas.
IV. No início da vida adulta, o TDAH está associado a risco aumentado de tentativa de suicídio, principalmente quando em comorbidade com transtornos de humor, da conduta ou por uso de substância.
Sobre o Transtorno Bipolar Tipo I, considerando os critérios e características para o Episódio Hipomaníaco, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. Período de humor anormal e persistentemente elevado, expansivo ou irritável, aumento persistente da atividade ou energia com duração mínima de 7 dias consecutivos, presentes no dia todo, todos os dias.
II. Está associado a uma mudança clara no funcionamento que não é característica do indivíduo quando assintomático.
III. A perturbação do humor e a mudança do funcionamento são observáveis por outras pessoas.
IV. O episódio é geralmente grave a ponto de causar prejuízo acentuado no funcionamento social e profissional, necessitando geralmente de hospitalização.
A consciência pode sofrer alterações tanto por processos fisiológicos normais, como por processos patológicos. Quanto aos níveis de rebaixamento da consciência, relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
1. Obnubilação.
2. Torpor.
3. Sopor.
4. Coma.
( ) É a perda completa da consciência, o grau mais profundo de rebaixamento de seu nível. Nesse estado, não é possível qualquer atividade voluntária consciente.
( ) É um grau mais acentuado de rebaixamento da consciência. O paciente está evidentemente sonolento. As respostas aos estímulos externos quando solicitado energicamente são mais curtas.
( ) É a turvação da consciência ou sonolência patológica leve. Rebaixamento da consciência em grau leve a moderado.
( ) É um estado de marcante e profunda turvação da consciência, de sonolência intensa, da qual o indivíduo pode ser despertado apenas por um tempo muito curto por estímulos muito enérgicos.
Sobre os Fundamentos da Psicoterapia, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. A psicoterapia pode ser definida como um método de tratamento, embasado em conceitos teóricos e técnicos, que deve ser realizado por um profissional treinado.
II. Utiliza-se de princípios psicológicos como a comunicação verbal e a relação terapêutica. Seu objetivo principal é influenciar o paciente, auxiliando-o a modificar problemas de ordem emocional, cognitiva ou comportamental.
III. Em relação às especificidades técnicas, as principais diferenças se relacionam aos objetivos e recursos utilizados, frequência das sessões e tempo de duração do tratamento, setting, treinamento exigido aos terapeutas, pré-requisitos dos pacientes, alcances e resultados a serem atingidos.
IV. Apesar da grande diversidade de modelos e concepções em psicoterapia, pode-se dizer que as mesmas apresentam alguns importantes elementos comuns como: a necessidade de uma relação de confiança em relação ao terapeuta; a crença por parte do paciente de que o terapeuta irá ajudá-lo; que os objetivos serão alcançados; a pressuposição da existência de uma modelo conceitual que prevê uma explicação possível para o sintoma/ problema e um procedimento para ajudar o paciente a resolvê-lo.