Questões de Concurso Público Prefeitura de São João da Boa Vista - SP 2019 para Engenheiro Civil

Foram encontradas 3 questões

Q1089836 Engenharia Civil
Existem vários tipos de fundações, veja-se as afirmações feitas sobre alguns tipos de fundação:
I- Sapata: elemento de fundação composto em sua maior parte por concreto, dimensionado de maneira que as tensões de tração nela resultantes possam ser resistidas pelo concreto. II- Sapata corrida: sapata sujeita à ação de uma carga distribuída linearmente ou de pilares em um mesmo alinhamento. III- Radier: elemento de fundação superficial que recebe parte ou todos os pilares de uma estrutura.
Destas afirmações depreende-se que: 
Alternativas
Q1089846 Engenharia Civil
Na determinação do tipo e dimensionamento das fundações a serem utilizadas nas obras é fundamental a determinação das características do solo (composição e resistência). Nessa investigação a sondagem à percussão (ensaio SPT) determina a composição e resistência das camadas do solo. Uma vez realizada a sondagem e apresentado o relatório da mesma o engenheiro civil necessita proceder a análise do solo. Sobre a classificação dos solos e a sua capacidade/consistência faz-se as seguintes afirmações:
I- Areias e siltes arenosos cujo número de golpes para penetração (N) situa-se entre 9-18 é classificada como compactada. II- Areias e siltes argilosos cujo número de golpes para penetração (N) situa-se entre 6-10 é classificada como mole. III- Areias e siltes arenosos cujo número de golpes para penetração (N) situa-se entre 19-40 é classificada como muito compacta. IV- Areias e siltes argilosos cujo número de golpes para penetração (N) situa-se entre 11-19 é classificada como média.
Destas afirmações depreende-se que:
Alternativas
Q1089849 Engenharia Civil
Sobre a estabilidade dos aterros, existem três tipos principais de ocorrências em camadas de baixo suporte. A respeito da desestabilização dos aterros faz-se as seguintes afirmações.
I - Recalque por adensamento ocorre se a camada do leito ou subleito for de baixa capacidade de suporte e atingir grande profundidade; o aterro afunda no terreno mole, havendo a expulsão lateral do material de má capacidade e a formação de bulbos laterais.  Imagem associada para resolução da questão
II- Ruptura por afundamento resulta da pressão proveniente do peso próprio do aterro e das cargas móveis que trafegam sobre as camadas compressíveis e ocasiona uma lenta diminuição do volume de vazios pela expulsão da fase líquida, devido ao aumento da pressão neutra nas camadas de baixo suporte, provocando o adensamento da camada. 
Imagem associada para resolução da questão

III- Ruptura por escorregamento ocorre quando o aterro é constituído sobre uma camada muito mole, apoiada numa outra camada mais resistente; com chuvas há elevação do lençol freático que reduz a resistência de cisalhamento no do maciço.
Imagem associada para resolução da questão
Das afirmações feitas:
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: A