Questões de Concurso Público Câmara de Itauçu - GO 2020 para Professor Nível II - Pegagogia
Foram encontradas 19 questões
I. É fundamental que exista uma figura mobilizadora que se responsabilize por conduzir o processo de elaboração do PPP, papel designado ao orientador pedagógico.
II. Por ser um documento formal, deve ser completo, funcionando como um guia para o grupo, que deve se adaptar às regras estabelecidas, evitando atualizações periódicas.
III. Norteador das práticas e metodologias escolares, o PPP deve ser concebido e elaborado por uma equipe de especialistas.
Analisando as afirmações apresentadas, pode-se afirmar que:
(Texto adaptado https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/usodas-tecnologias-na-educacao.htm)
O texto acima refere-se a:
I. Preparação dos professores.
II. Foco nas potencialidades dos estudantes.
III. Espaços adequados.
IV. Parceria entre professores, pais e alunos.
Analisando os aspectos apresentados, pode-se afirmar que:
( ) Aplicar uma prova na conclusão de um ciclo cumpre apenas uma das funções da avaliação: a formativa.
( ) A correta interpretação dos ―erros‖ dos estudantes na avaliação permite obter informações relevantes para intervenções pedagógicas futuras.
( ) A fase da educação infantil é um período fértil para mostrar às crianças que a avaliação é apenas um acompanhamento e registro de seu desenvolvimento.
A partir da conceituação atribuída a cada afirmação, pode-se constatar que a sequência correta é:
I. Nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, a ação pedagógica deve ter como foco a alfabetização, a fim de garantir amplas oportunidades para que os alunos se apropriem do sistema de escrita alfabética, de modo a contribuir para o delineamento do projeto de vida dos estudantes, ao estabelecer uma articulação com os anseios deles em relação ao futuro.
II. Na elaboração dos currículos e das propostas pedagógicas devem ainda ser consideradas medidas para assegurar aos alunos um percurso contínuo de aprendizagens entre as duas fases do Ensino Fundamental, de modo a promover uma maior integração entre elas.
III. Ao longo do Ensino Fundamental – Anos Finais, é importante, nos vários componentes curriculares, retomar e ressignificar as aprendizagens do Ensino Fundamental – Anos Iniciais no contexto das diferentes áreas, visando ao aprofundamento e à ampliação de repertórios dos estudantes.
Face às afirmações apresentadas, é correto afirmar que:
As atribuições citadas referem-se às funções do:
Textoadaptado. https://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/esf/1/modulo_pedagogico /Unidade_1.pdf)
A concepção de educação descrita no texto acima refere-se à teoria:
I. Autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino;
II. Exercer ação redistributiva em relação às suas escolas;
III. Baixar normas complementares para o seu sistema de ensino;
IV. Assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal;
V. Oferecer a educação infantil em creches e préescolas, e, com prioridade, o ensino fundamental, permitida a atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência e com recursos acima dos percentuais mínimos vinculados pela Constituição Federal à manutenção e desenvolvimento do ensino.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
I. é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE).
II. é um documento normativo que não se aplica exclusivamente à educação escolar, tal como a define o § 1º do Artigo 1º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB, Lei nº 9.394/1996).
III. encontra-se orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos que visam à formação humana integral e a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, como fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN)2.
IV. integra a política nacional da Educação Básica e vai contribuir para o alinhamento de outras políticas e ações, em âmbito federal, estadual e municipal, referentes à formação de professores, à avaliação, à elaboração de conteúdos educacionais e aos critérios para a oferta de infraestrutura adequada para o pleno desenvolvimento da educação.
Estão corretos apenas