Questões de Concurso Público Prefeitura de Buriti Alegre - GO 2024 para Analista de Vigilância Epidemiológica
Foram encontradas 30 questões
Leia o caso a seguir.
J. C. G., 39 anos, sexo feminino, casada e mãe de três filhos menores queixa-se, ao agente comunitário de saúde (ACS), de constantes dores na região inguinal e presença de um “caroço na virilha”. Diante do caso, o ACS agendou, para a semana seguinte, uma consulta médica na unidade de saúde da família (USF) para a paciente. Durante a consulta foi diagnosticada a presença de hernia inguinal, com risco de encarceramento, sendo indicado a realização de cirurgia e realizado o encaminhamento de J.C.G. a um hospital da rede de assistência para a realização do procedimento. O profissional da USF agendou a consulta da paciente no hospital da rede e, após 30 dias, a cirurgia foi realizada com sucesso. Ao receber alta hospitalar, J.C.G. recebeu nova visita domiciliar do ACS, ocasião em que entregou a ele um relatório médico com as informações necessárias para o seguimento e orientação quanto à continuidade da assistência à sua saúde.
Elaborado pelo(a) autor(a).
J.P. compareceu a unidade básica de saúde, sem sintomas, mas informou que teve contato próximo com uma pessoa positiva para COVID-19 há cerca de quatro dias. Por ser contato de caso positivo o médico indicou-lhe a realização de teste rápido para detecção de antígeno para SARS-CoV-2, o qual foi realizado no mesmo dia, com resultado positivo. Elaborado pelo(a) autor(a).
Nesta situação, qual a indicação de isolamento o médico deverá fazer para este paciente?
A vacinação contra a COVID-19 teve grande impacto na
redução da morbimortalidade da doença, evitando milhares
de óbitos e internações no Brasil, desde a sua introdução no
ano de 2021. Considerando que a infecção por SARS-CoV2 é uma importante causa de infecção respiratória grave e
morte em crianças menores de 5 anos, principalmente entre
os menores de 1 ano de idade, decidiu-se pela inclusão da
vacinação contra a COVID-19 no calendário nacional de
vacinação infantil. Neste sentido, o esquema de vacinação
recomendado no calendário infantil consiste em
Leia o caso a seguir.
O menor M.L.D, 2 anos de idade, compareceu ao pronto socorro da UPA Estrela, acompanhado pela avó, a qual informa que a criança apresenta febre há três dias, recusa alimentar e lesões no corpo. Ao examinar a criança, o médico identificou que ela apresenta erupções maculopapulares nas mãos, pés e nádegas e úlceras na mucosa oral e ao redor da boca. A avó relata ainda que a diretora da creche onde a criança frequenta relatou que há mais 3 crianças da mesma sala com lesões semelhantes. Verificou-se ainda que o menor está com o calendário de vacinação completo para a sua idade.
Elaborado pelo(a) autor(a).
Qual o provável diagnóstico dessa criança?Leia o caso a seguir.
J.A.S, 68 anos, deu ao serviço de emergência, com histórico de picada de cobra relatada pela família, contudo, sem lesão aparente. Os sinais e sintomas apresentados foram: ptose palpebral, turvação visual, oftalmoplegia, sialorreia, mialgia generalizada e escurecimento da cor da urina (cor de CocaCola). Aos exames, verificou-se insuficiência renal aguda.
Elaborado pelo(a) autor(a).
As características apresentadas por este paciente são
atribuídas a qual tipo de acidente?