Questões de Concurso Público Prefeitura de Bragança - PA 2024 para Técnico em Radiologia
Foram encontradas 15 questões
( ) A gonfose é a articulação dos dentes com os alvéolos dos maxilas e mandíbula.
( ) Outro tipo de sinartrose é a sindesmose em que as superfícies ósseas estão unidas por uma membrana interóssea, que encontramos entre articulação esférica formada pela cabeça do fêmur e pelo acetábulo.
( ) As suturas são articulações encontradas na cabeça sendo denominadas de acordo com a aparência das peças ósseas interpostas: serrátil, escamosa, esquindilese e planar.
( ) Nas junturas cartilaginosas, sindesmose o tecido interposto é de natureza cartilaginosa, que encontramos no ligamento colateral fibular e o ligamento colateral tibial.
I. Plano vertical que passa longitudinalmente através do corpo, dividindo- a em metades direita e esquerdam, é denominada de plano mediano.
II. São planos frontais, os planos que passam através do corpo em ângulos retos com planos coronais e mediano que divide o corpo em superior e inferior.
III. São planos horizontais, os que passam através do corpo em ângulos retos com plano mediano, dividindo em partes anterior e posterior.
IV. O plano superior é o plano de delimitação situado por cima da cabeça, chamado de plano cranial.
V. O plano anterior que passa pela frente do corpo é denominado dorsal.
I. A imagem digital é armazenada através de dígitos binários denominados byte.
II. Os Bits e Bytes são usados para representar os pixels da imagem digital
III. Durante a aquisição da imagem digital, o tamanho do pixel e a profundidade do bit são fatores importantes na determinação da resolução espacial e do contraste.
IV. tamanho do pixel está inversamente relacionado a resolução espacial da imagem.
I. A dose efetiva média anual não deve exceder 20 mSv em qualquer período de 5 anos consecutivos, não podendo exceder 50 mSv em nenhum ano.
II. A dose equivalente anual não deve exceder 500 mSv para extremidades e 20 mSv para cristalino.
III. A gravidez deve ser notificada ao titular do serviço, e as condições de trabalho devem ser revistas para garantir que a dose de radiação na superfície do abdômen não exceda 1mSv durante toda a gravidez e que a dose adicional no embrião ou feto exceda cerca de 2 mSV neste período.
IV. Menores de 18 anos não podem trabalhar com raios X diagnóstico.
V. A dose equivalente anual de 6 mSv e dose efetiva anual de 150 msv para extremidades e 50 msv para cristalino, devem ser controladas para estudantes com idade de 16 e 18 anos em estágio de treinamento profissional.
( ) Os efeitos hereditários são somáticos. Apresentam limiar de dose. O aumento da dose somente aumenta a probabilidade e a severidade do dano.
( ) Os efeitos estocásticos são cumulativos: quanto maior a dose, maior a probabilidade de ocorrência.
( ) Exemplo de efeitos estocásticos destaca-se o câncer.
( ) Nos efeitos determinísticos a probabilidade de ocorrência e a severidade do dano estão diretamente relacionados com o aumento da dose.
( ) Os efeitos determinísticos as alterações são somáticas e os possíveis efeitos podem ser: leucopenia, náuseas, anemia, catarata, esterilidade, tumores sólidos, etc...
I. O exame também é conhecido como Serigrafia (esôfago, estômago e duodeno).
II. O exame tem início com uma imagem radiográfica simples do abdômen em decúbito dorsal em posteroanterior (PA).
III. O exame é realizado com a técnica de duplo contraste: Bário e Iodo.
IV. Algumas das incidências realizadas são localizadas em oblíqua posterior (direita e esquerda), para estudo das flexuras direita (esplênica) e esquerda (hepática), do sigmoide e do ceco.
V. É realizado também perfil do reto e uma panorâmica de abdômen em AP e PA (anteroposterior/posteroanterior).
1. Antes do início da urografia excretora o paciente deve estar de bexiga cheia, para visualização com mais clareza de suas paredes e seu conteúdo.
2. As indicações mais comuns para esse tipo de exame são: pesquisa de litíase renal e hidronefrose, entre outros.
3. Este exame é realizado por administração endovenosa e oral para que seja radiografado de forma seriada.
4. O contraste utilizado para o paciente com alergia ao iodo, pode ser substituído pelo bário.
5. As imagens por raios X, quando houver necessidade do estudo do ureter distal, são feitas de forma panorâmica em anteroposterior (AP) com paciente em decúbito dorsal.