Questões de Concurso Público Prefeitura de Farol - PR 2023 para Instutor de Ingês
Foram encontradas 30 questões
Leia a tirinha a seguir.
LEITE, Will. Viva intensamente #550, 27 de janeiro de 2023. Disponível em:
http://www.willtirando.com.br/viva-intensamente-550/. Acesso em: 11 mai. 2023.
Com base na leitura dessa tirinha, infere-se
que:
“Ao reconhecer aos povos indígenas o direito ___ terras que habitam, ___ Constituição Federal de 1988 favoreceu processos de demarcação e delimitação de territórios, que continuam ___ ser feitos até hoje. Em todas ___ regiões do Brasil, ___ reivindicações geraram uma profusão de relatórios, laudos e pareceres, produzidos pelos grupos técnicos (GT) que realizam os estudos etno-históricos, antropológicos, ambientais e cartográficos exigidos pela legislação. Em cada uma dessas iniciativas, consta um elemento em comum: os mapas. [...]”
VIANA, Diego. Mapas ajudam a reconhecer terras indígenas e quilombolas. Pesquisa Fapesp, maio de 2023. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/mapas-ajudam-a-reconhecer-terras-indigenas-equilombolas/. Acesso em: 14 mai. 2023.
A sequência que preenche adequadamente as lacunas é:
“A descoberta do oxigênio geralmente é creditada ao britânico Joseph Priestley, que publicou seus achados em 1774. No entanto, Scheele já havia identificado o elemento pelo menos dois anos antes. A partir de reações utilizando nitratos, o sueco obteve um gás que apelidou de “ar do fogo” – o oxigênio.
Apesar de ter feito experimentos com o oxigênio em 1772, Scheele não publicou sua descoberta de imediato. Ela só foi divulgada em um livro publicado em 1777, chamado ‘Um tratado químico sobre o ar e fogo’. Só que nesse meio tempo Prisley já havia publicado sobre o elemento, e por isso é considerado o descobridor do oxigênio.”
ROSSINI, Maria Clara. O homem que “descobriu” seis elementos químicos – mas não recebeu crédito por eles. Superinteressante, 12 de maio de 2023. Disponível em: https://super.abril.com.br/historia/o-homem-que-descobriu-seis-elementosquimicos-mas-nao-recebeu-credito-por-eles/. Acesso em: 13 mai. 2023.
O conectivo em destaque nesse trecho confere ao período em que ele foi empregado um sentido de:
Leia o texto a seguir.
Por que algumas pessoas se tornam mais esquecidas, com maior dificuldade de realizar cálculos ou planejar tarefas do dia a dia depois dos 80 anos, enquanto outras da mesma idade mantêm a mente afiada? A resposta parece estar na capacidade de preservar o volume e a qualidade da conexão entre algumas regiões cerebrais. A médica Laiz Laura de Godoy, da Universidade de São Paulo (USP), com colegas do Brasil, Canadá, Países Baixos e Reino Unido, analisaram imagens de ressonância magnética funcional de 31 idosos da capital paulista com mais de 80 anos e sem sinais de problemas cognitivos ou neurológicos. Eles foram inicialmente submetidos a testes de avaliação do quociente de inteligência (QI), memória, atenção, capacidade de planejamento e outras funções. Quatorze apresentaram um desempenho excepcional em uma das provas de memória, com resultado igual ou superior ao de indivíduos na faixa dos 50 aos 60 anos, e foram classificados como superidosos. Esses e os outros 17 idosos com desempenho compatível com a idade passaram por exames de ressonância magnética funcional, que analisa o cérebro em atividade. Das seis redes cerebrais importantes para o envelhecimento neurológico saudável, três – uma ligada à memória, outra relacionada às funções de planejamento e atenção e a terceira à linguagem – permitiram diferenciar os superidosos dos idosos com envelhecimento normal (American Journal of Neuroradiology, 16 de março).
IDOSOS com a mente superafiada. Pesquisa Fapesp, maio de 2023. Disponível em:
https://revistapesquisa.fapesp.br/idosos-com-a-mente-superafiada/. Acesso em: 12 mai. 2032.
“A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (4), o projeto de lei 1.085/2023, que prevê salários iguais para homens e mulheres que desempenham o mesmo trabalho ‘de igual valor ou no exercício da mesma função’. Agora, o texto segue para ser deliberado pelo Senado. [...]”
ALBUQUERQUE, Naiara. Câmara dá passo importante em direção à igualdade salarial entre gêneros. Capricho, 04 de maio de 2023. Sociedade. Disponível em: https://capricho.abril.com.br/sociedade/camara-da-passo-importante-em-direcao-a-igualdadesalarial-entre-generos/. Acesso em: 10 mai. 2023.
Em qual dos trechos desse excerto se pode ver o emprego de uma locução verbal indicativa de voz passiva?
No fragmento abaixo, observe as palavras destacadas.
“Os horários de Diogo Almeida (37) já não são mais os mesmos. Desde que assumiu o papel do protagonista Orlando, de Amor Perfeito, trama global das 6, a vida do ator e psicólogo mudou radicalmente. Hoje, ele grava de segunda a sábado e precisou se reorganizar para dar conta de todos os compromissos envolvendo a novela e suas outras atividades. ‘A demanda é grande, mas é um momento extremamente importante e desejado para mim’, afirma ele, em papo exclusivo com CARAS. Direto da Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, o galã avalia as novas experiências e festeja o destaque e protagonismo não apenas seu, mas de outros atores negros na emissora global. [...]”
COMOTI, Priscila. Protagonista de Amor Perfeito, Diogo Almeida celebra dedicação e
representatividade. Caras, 08 de maio de 2023. Entrevista. Disponível em:
https://caras.uol.com.br/revista/protagonista-de-amor-perfeito-diogo-almeida-celebra-dedicacao-erepresentatividade.phtml. Acesso em: 11 mai. 2023.
Qual dessas palavras é classificada como
adjetivo, levando-se em consideração seu
emprego no fragmento?
Leia o excerto a seguir, observando o emprego da preposição para.
BTS anuncia lançamento de livro em
comemoração aos 10 anos de carreira
Completando 10 anos de sucesso em julho,
o BTS irá lançar um livro para contar toda a
sua história
BTS anuncia lançamento de livro em
comemoração aos 10 anos de carreira.
Recreio, 12 de maio de 2023. Entretenimento. Disponível em:
https://recreio.uol.com.br/noticias/entretenimento/bts-anuncia-lancamento-de-livro-emcomemoracao-aos-10-anos-de-carreira.phtml. Acesso em: 12 ami. 2023.