Questões de Concurso Público MPE-GO 2023 para Oficial de Promotoria
Foram encontradas 50 questões
I. Certifiquei-o _________ que uma pessoa muito querida aniversaria neste mês.
II. Lembre-se ________que, baseada em caprichos, não obterá bons resultados.
III. Cientificaram-lhe _______ aquela imagem refletia a alvura de seu mundo interno.
De acordo com a regência verbal, a preposição “de” cabe:
Em se tratando dos conhecimentos de que você dispõe acerca da regência verbal, demonstre-os, atribuindo às lacunas abaixo um pronome relativo adequado, precedido ou não da preposição. Após, assinale a alternativa correta.
I – Esses são os objetivos _________ você realmente aspira?
II – Vivemos momentos _________ jamais nos esqueceremos.
III – Aquele foi o paciente _________ o médico assistiu.
IV – As leis de trânsito representam aquelas ___________devemos obedecer.
V – Muitas são as obras________ precisamos para fazer o trabalho.
Analise as orações abaixo e assinale aquela que esteja correta quanto à aplicação da concordância nominal.
Assinale a alternativa em que haja erro na grafia:
Leia o texto a seguir para responder à questão:
Dos delitos e das penas
As condições em que vivem os presos, em nossos cárceres superlotados, deveriam assustar todos os que planejam se tornar delinquentes. Mas a criminalidade só vem aumentando, causando medo e perplexidade na população.
Muitas vozes têm se levantado em favor do endurecimento das penas, da manutenção ou ampliação da Lei dos Crimes Hediondos, da defesa da sociedade contra o crime, enfim, do que se convencionou chamar “doutrina da lei e da ordem”, apostando em tais caminhos como forma de dissuadir novas práticas criminosas. Geralmente, valem-se de argumentos retóricos e emocionais, raramente escorados em dados de realidade ou em estudos que apontem ser esse o melhor caminho a seguir. Embora sedutora e aparentemente sintonizada com o sentimento geral de indignação, tal corrente aponta para o caminho errado, para o retorno ao direito penal vingativo e irracional, tão combatido pelo iluminismo jurídico.
O coro dessas vozes aumenta exatamente quando o governo acaba de encaminhar ao Congresso o anteprojeto do Código Penal, elaborado por renomados juristas, com participação da sociedade organizada, com o objetivo de racionalizar as penas, reservando a privação da liberdade somente aos que cometerem crimes mais graves e, mesmo para esses, tendo sempre em vista mecanismos de reintegração social. Destaca-se o emprego das penas alternativas, como a prestação de serviços à comunidade, a compensação por danos causados, a restrição de direitos etc.
Contra a ideia de que o bandido é um facínora que optou por atacar a sociedade, prevalece a noção de que são as vergonhosas condições sociais e econômicas do Brasil que geram a criminalidade; enquanto essas não mudarem, não há mágica: os crimes vão continuar aumentando, a despeito do maior rigor nas penas ou da multiplicação de presídios.
(WEIS, Carlos. Dos delitos e das penas. Folha de S.Paulo, Tendências e debates) (adaptado)
Marque a alternativa que contém uma interpretação coerente do texto acima:
A relação entre verdade e justiça
Gostaria de me deter um instante na relação verdade-justiça, porque, claro, é um dos temas fundamentais da filosofia ocidental. Afinal de contas, um dos pressupostos mais imediatos e mais radicais de todo discurso judiciário, político, crítico é o de que existe pertinência essencial entre o enunciado da verdade e a prática da justiça. Ora, acontece que, no ponto em que vêm encontrar-se a instituição destinada a administrar a justiça, de um lado, e as instituições qualificadas para enunciar a verdade, de outro, sendo mais breve, no ponto em que se encontram o tribunal e o cientista, onde se cruzam a instituição judiciária e o saber médico ou científico em geral, nesse ponto são formulados os enunciados que possuem o estatuto de discursos verdadeiros, que detêm efeitos judiciários consideráveis e que têm, no entanto, a curiosa propriedade de serem alheios a todas as regras, mesmo as mais elementares, de formação dos discursos científicos, de serem alheios também às regras do direito e de serem, no sentido estrito, grotescos.
(Michel Foucault. Os anormais. São Paulo: Martins Fontes, 2002, p. 14-15)
Tomando por base o texto, extraído da obra “Os Anormais”, de Michel Foucault, marque a alternativa correta:
Assinale a alternativa em que todas as palavras estão escritas de forma correta:
Com base nas normas de concordância nominal, assinale a opção correta acerca das seguintes assertivas:
I – Onde andará metido Antônio e suas irmãs?
II – Estavam molhadas as cortinas e os tapetes.
III – Tomar hormônios às refeições não é mau.
Assinale a alternativa que não contém erro no emprego da língua portuguesa:
Marque a alternativa em que ocorre o emprego correto de mal ou mau:
Uma torneira goteja sem parar, desperdiçando 2 litros de água a cada 44 minutos. Mantendo sempre esse mesmo gotejamento, o número aproximado de litros de água que serão desperdiçados em 4 horas será:
Duas máquinas de produzir canetas, funcionando simultaneamente, fabricam certa quantidade de canetas em 36 segundos. Sozinha, uma delas fabrica a mesma quantidade de canetas em 90 segundos.
Funcionando sozinha, para produzir a mesma quantidade de canetas, a outra máquina gastaria:
Em uma confecção, há rolos de tecido com medidas de 120, 180 e 240 centímetros. Para a produção em escala de determinada peça de roupa, com o máximo de produtividade e o mínimo desperdício, será preciso cortar o tecido em pedaços iguais, maiores possíveis, sem sobrar nada. Qual será o comprimento máximo de cada tira de tecido?
Sobre o conjunto dos números racionais, podemos afirmar que:
I – Todo número racional possui um oposto ou simétrico. Assim, por exemplo, o oposto e 0,5 é -0,5.
II – Todo número racional tem um valor absoluto ou módulo.
III – Entre dois números racionais distintos sempre existe outro número racional. Por exemplo, entre 0 e 0,5 existe o número racional 0,25 (que é a média aritmética de 0 e 0,5).
O presidente do Goiás Esporte Clube oferece semestralmente ingressos gratuitos de jogos do time profissional de futebol no Estádio Serra Dourada para escolas públicas de ensino médio da capital goiana. Neste semestre serão distribuídos 1400 ingressos para a estreia do time no Campeonato Brasileiro e 2600 ingressos para a final do Campeonato Goiano. Várias escolas podem ser escolhidas para receberem ingressos. Há alguns critérios para a distribuição dos ingressos:
I. cada escola deverá receber ingressos para um único jogo;
II. todas as escolas contempladas deverão receber o mesmo número de ingressos;
III. não haverá sobra de ingressos (ou seja, todos os ingressos deverão ser distribuídos).
O número mínimo de escolas que podem ser escolhidas para obter ingressos, segundo os critérios estabelecidos, é:
Acerca da independência do Brasil, assinale a alternativa incorreta:
Assinale a alternativa que contenha o principal documento em defesa da causa republicana no Brasil durante o Segundo Reinado.
“Rodrigo havia sido indicado pela oposição para fiscal duma das mesas eleitorais. Pôs o revólver na cintura, uma caixa de balas no bolso e encaminhou-se para seu posto. A chamada dos eleitores começou às sete da manhã. Plantados junto da porta, os capangas do Trindade ofereciam cédulas com o nome dos candidatos oficiais a todos os eleitores que entravam. Estes, em sua quase totalidade, tomavam docilmente dos papeluchos e depositavam-nos na urna, depois de assinar a autêntica. Os que se recusavam a isso tinham seus nomes acintosamente anotados.”
(VERÍSSIMO, E. O tempo e o vento. São Paulo: Globo, 2003) (adaptado)
Erico Veríssimo tematiza em obra ficcional o seguinte aspecto característico da vida política durante a Primeira República:
Sobre a Era Vargas, assinale a opção correta acerca das seguintes assertivas:
I – No início do século XX, o Brasil não enfrentou crises severas na economia e na política, não havendo motivos relevantes, portanto, para a deflagração da Revolução de 1930.
II – Quanto às novações introduzidas no constitucionalismo pátrio pela Constituição de 1937, podemos mencionar a definição de direitos políticos, com a admissão do voto feminino e do voto secreto.
III – A Constituição democrática de 1937 instituiu um constitucionalismo social, notadamente inspirado na Constituição de Weimar, de 1919, sendo o primeiro documento constitucional do Brasil a disciplinar os direitos sociais.
A respeito do contexto histórico em que promulgada a Constituição de 1988, assinale a alternativa incorreta: