Questões de Concurso Público MPE-MT 2012 para Promotor de Justiça
Foram encontradas 20 questões
(BOFF, L. O despertar da águia. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.)
Sobre os recursos linguísticos usados para a coesão do texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O emprego do pronome Esta é inadequado visto que retoma ideia posta anteriormente, deveria ser usado Essa.
( ) O pronome Esse remete o sentido do termo enraizamento para algo dito anteriormente, daí estar adequadamente empregado.
( ) A expressão por sua vez no texto enfatiza que a história a que se refere também se insere em algo maior, em uma relação de acréscimo e gradação.
( ) As três repetições do termo história no texto empobrecem a relação pretendida entre os tipos de história tratados por ser um hiperônimo.
Assinale a sequência correta.
( ) As despesas se expandem a um ritmo superior ao do PIB.
( ) Isso porque a ação estatal se torna mais necessária e complexa em campos típicos como fiscalização, educação, saúde, ciência, pesquisa.
( ) A lei de Wagner diz que o tamanho de um governo aumenta à medida que o país se desenvolve.
( ) Observa-se esse padrão em outros países ricos.
( ) Por isso a carga tributária britânica saltou de 9% do PIB em 1990 para os atuais 37% do PIB.
( ) A contrapartida é mais desenvolvimento e melhor qualidade dos serviços ofertados pelo governo.
Assinale a sequência que torna os trechos um texto coeso e coerente.
- Galileu acreditava que a Terra gira em torno do Sol.
- Foi forçado a renunciar ao seu ponto de vista diante da Inquisição.
- Passar o resto de sua vida em sua casa de campo em Florença foi sua sentença.
- Em 1992, o papa João Paulo II anunciou que a Igreja tinha errado ao julgar Galileu.
Reconstruindo as frases em um período composto, tendo como oração principal a segunda delas, ficaria:
Enunciado 1: Na ética do interesse próprio, você proporciona algo ao outro, porque é de seu interesse fazê - lo. Trata - se, portanto, de uma ética em que a vantagem econômica é o valor mais importante, visando fundamentalmente à sobrevivência.
Enunciado 2: Já a ética orientada para os outros tem por objetivo básico a valorização do outro para o benefício do todo. Parte do princípio de que é fazendo o outro feliz que eu vou me realizar, que eu vou me sentir bem, feliz.
Enunciado 3: As duas atitudes divergem em seus objetivos, em seus valores, devido ao enfoque inserido no ser humano, uma vez que uma é de caráter individualizado e a outra busca a realização da comunidade, do todo, não pondo o lucro em evidência.
Sobre os enunciados, analise as afirmativas.
I - A ética apresentada no enunciado 2 contrapõe - se à apresentada no 1, sendo enfatizada pelo operador argumentativo Já.
II - O enunciado 3 apresenta uma consequência dos dois primeiros, mesmo sem a presença explícita de um conector consecutivo.
III - Os conectores porque e uma vez que, nos enunciados 1 e 3, respectivamente, estabelecem a mesma relação de sentido.
Está correto o que se afirma em:
Não pare na faixa de pedestres, não fure o sinal fechado, não feche o cruzamento. Você está num carro europeu.
Na elaboração de textos, os implícitos são recursos frequentemente empregados. Isso porque, muitas vezes, aquilo que é apenas sugerido importa mais do que aquilo que é dito abertamente ou tanto quanto. Assinale a alternativa que apresenta um implícito presente no texto acima.
( ) A pergunta no quadro à esquerda serve de mote para a construção do sentido do enunciado no quadro à direita.
( ) O emprego do verbo ter no quadro à direita, em lugar do verbo haver com sentido de existir, é uma construção coloquial usada nas propagandas para envolver o leitor alvo.
( ) No anúncio original, o plano de fundo do quadro à esquerda é vermelho e o da direita é preto, tal contraste é totalmente irrelevante para o sentido do texto.
( ) As formas verbais Doe e dói, por guardarem semelhança sonora, geram ambiguidade.
Assinale a sequência correta.
Me fala, por favor, aonde posso queixar das grosseria que o atendente fez pra mim. Não é possível que vocês num respeita os mais velho.
Assinale a alternativa em que a reescritura desse trecho conserva as mesmas informações e obedece às regras da norma culta.
No Brasil, fast-food e alopatia convivem na boa com a mamadeira, a
canjica, os chás de erva-cidreira e erva-doce. Geleia global. Tudo bem
que os americanos tenham o seu “pieceofcake”, designativo das coisas
fáceis de obter. Houve tempo em que eles só souberam da fartura e não
sentiram na carne o que é ter de descascar um abacaxi, resolver um
pepino, encarar uma batata quente e enfrentar o angu de caroço que é o
nosso dia a dia. Afinal, mesmo em crise, eles ainda ganham em dólar. E
comem como poucos.
(Rev. Língua Portuguesa, nº 78, 2012.)
Em relação aos recursos linguísticos e estilísticos do texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Na caracterização feita ao nosso dia a dia, foram usadas metáforas de alimentação, todas indicativas da leveza de vida do brasileiro.
( ) A palavra geleia não mais é acentuada em função do novo Acordo Ortográfico, assim também papeis, pasteis e bachareis.
( ) Os termos fast-food e “pieceofcake” são estrangeirismos sem aportuguesamento que coexistem com as palavras em português, a exemplo de coffee break , delivery , off .
( ) Erva - cidreira e erva-doce mantêm o hífen, segundo o novo Acordo Ortográfico, por designarem espécies botânicas.
Assinale a sequência correta.
I - No trecho e só Deus sabe quando isso vai acontecer. ( linha 23 ), o elemento coesivo isso retoma a dispensa do visto de entrada nos Estados Unidos pelos brasileiros.
II - Em Que diabos isso tudo teria a ver com a sua vida? ( linha 6 ), não há pretensão do autor em obter resposta do leitor, caracterizando a pergunta como retórica.
III - Os termos brasileiro, cidadão e sujeito, no artigo, fazem parte do mesmo campo semântico, apesar de apresentarem nuanças de sentido.
IV - A expressão ( isso mesmo: 150 ) ( linha 19 ) reafirma o dado anterior, o que pode sugerir também posicionamento do articulista.
Estão corretas as afirmativas: