Questões de Concurso Público Prefeitura de Corumbiara - RO 2020 para Enfermeiro
Foram encontradas 40 questões
( ) O eu poético, na 1ª estrofe, refere-se aos sofrimentos passados pelos familiares dos marinheiros, as pessoas que partiram, corajosamente, para aquela aventura marítima, falando que mães, esposas, noivas, filhos dos que embarcaram, choraram tanto, que suas lágrimas tornaram o mar salgado. Tudo isto por um único objetivo: “Para que fosses nosso, ó mar!
( ) O eu lírico faz um questionamento: “Valeu a pena?” A resposta afirmativa é imediata: “Tudo vale a pena se a alma não é pequena.”
( ) O poema tem como tema o mar: desgraça e glória do povo português.
( ) O poema tem três partes. A 1ª parte, os dois primeiros versos, da 1ª estrofe, é uma explicação do poeta, falando da dor e desgraças que o mar causou aos portugueses. A 2ª parte, os quatro últimos versos da 1ª estrofe, justificam o lado negativo que o mar trouxe à nação lusitana: “Para que o mar fosse nosso, mães choraram, filhos rezaram em vão e noivas ficaram por casar.” A 3ª parte, toda a 2ª estrofe, o eu lírico pergunta se valeu a pena suportar tais desgraças, e ele mesmo, prontamente responde, que tudo vale a pena ao ser humano dotado de uma alma com aspirações infinitas, que toda vitória implica passar além da dor, “além do Bojador,”(O Cabo Bojador era conhecido como o Cabo do Medo, recifes de arestas pontiagudas fervilhavam aquela região, tornando a navegação muito arriscada), se Deus fez do mar um local de tantos perigos e medos, a verdade é, que conquistado, torna-se ele, o espelho das grandes glórias: “Deus pôs o perigo e o abismo no mar, mas nele é que espelhou o céu, ou seja, a Glória.”
COLUNA I.
A- Substantivos biformes. B- Substantivos uniformes C- Substantivos comuns de dois gêneros. D- Substantivos sobrecomuns. E- Substantivos epicenos.
COLUNA II.
(1) São substantivos que apesar da forma única, variam em gênero. Essa variação ocorre por meio de outras palavras como artigos, adjetivos, pronomes e numerais. (2) Os substantivos possuem duas formas: uma que indica o gênero masculino, e outra, o gênero feminino. (3) São os substantivos que possuem uma só forma e um só gênero para representar animais e plantas sexuados. A identificação do sexo ocorre por meio das palavras macho e fêmea. (4) São substantivos que representam seres humanos de ambos os sexos através de uma única forma e um único gênero. (5) São substantivos que possuem uma única forma para indicar ambos os gêneros.
(Fonte: https://br.pinterest.com/pin/489907265701735327).
(Fonte: https://br.pinterest.com/pin/614671049131723096).
No quadro temos:
(Fonte:https://www.topbuzz.com/a/6553271380400407050?user_id=6502854415894971402&language=pt&re gion=br&app_id=1116&impr_id=6554046002095999242&gid=6553271380400407050&c=sys&language=pt).
No texto a palavra “porquê” está corretamente acentuada:
( ) O significado do texto se depreende das relações que se estabelecem entre as palavras da frase e entre as frases do texto. Essas relações linguísticas formam a textualidade, isto é, a unidade significativa do texto. É esse todo significativo que coloca os indivíduos em interação comunicativa, momento em que a palavra adquire seu sentido pleno: a ideia compartilhada dos interlocutores.
( ) A coesão textual é feita por meio de elementos linguísticos. São elementos gramaticais que ligam as palavras, expressões, ou frases do texto, estabelecendo entre elas relações de sentido.
( ) A coerência textual está relacionada às ligações de significados presentes no texto. É coerente o texto que tem unidade significativa, ou seja, o texto que traduz de maneira precisa o sentido pretendido pelo autor. Os princípios fundamentais da coerência textual encontram-se nas relações semânticas das palavras, na retomada e na progressão de informações.
( ) Prosódia: trata da pronúncia normal e correta das palavras.
( ) Ortoepia: trata da pronúncia correta das palavras, quanto à posição da sílaba tônica. Ao erro prosódico dá-se o nome de silabada.
Coluna I.
A- Denotação. B- Conotação. C- Figuras de linguagem. D- Figuras de palavras. E- Figuras de pensamento. F- Figuras sintáticas. G- Figuras fonéticas.
Coluna II.
(1) São recursos expressivos que se encontram na combinação das palavras, quando o conteúdo da frase expressa um jogo de conceitos. (2) São recursos expressivos que se revelam pelo modo não convencional com que as palavras são trabalhadas. (3) É o emprego da palavra fora do seu sentido normal: a ela é atribuído um significado novo, um sentido figurado. Ele é criado pelas circunstâncias, pelo contexto em que se encontra a palavra. é um tipo de emprego em que ela (a palavra) fica sujeita a mais de uma interpretação. Ela é própria da linguagem literária, porque os textos literários expressam o imaginário do autor, uma realidade criada por ele, fictícia. O objetivo do autor é puramente estético, artístico; ela é também muito usada na linguagem falada. (4) São recursos expressivos que se obtêm quando as palavras adquirem um sentido novo, diferente do convencional. (5) É o emprego da palavra no seu sentido usual. O significado usual, ou convencional da palavra, é o primeiro informado no dicionário. É um tipo de emprego em que a palavra fica sujeita a apenas uma interpretação. Ela é própria da linguagem informativa, científica, ou técnica, porque os textos dessa natureza exigem informações claras, objetivas, exatas. (6) São recursos expressivos que se mostram nos aspectos sonoros das palavras. (7) São recursos expressivos que se encontram na organização não convencional, ou usual, dos termos na frase.
A produção literária era constituída essencialmente de informação e formação, principais características. Essa manifestação literária está associada ao período de exploração do território. Ela se divide, basicamente, em duas estruturas: Literatura – As cartas e documentos são exemplos de literatura de informação. Nesse modelo textual, há um predomínio da descrição, os autores precisavam detalhar as dificuldades da navegação, os aspectos climáticos, as espécies de animais e plantas, a paisagem, os hábitos da população que já vivia aqui. O objetivo da literatura de informação era o de descrever o território que seria colonizado por Portugal. O autor mais importante dessa escola literária é Pero Vaz de Caminha. A “Carta de Pero Vaz de Caminha,” é um dos documentos mais importantes da História do Brasil, o primeiro; nela, o escrivão narra em primeira pessoa todos os detalhes do “Novo Mundo” e do encontro com os povos nativos. Outros escritores foram importantes para o desenvolvimento da literatura informativa, exemplos de Pero de Magalhães Gândavo, Pero Lopes de Souza e Ambrósio Fernandes Brandão. Literatura de formação, Literatura jesuítica: constituída, basicamente, de literatura religiosa e pedagógica. Características que tinham como objetivo a catequização dos indígenas. Na Literatura de Catequese, os padres escreviam poemas, sermões e peças teatrais para mostrar aos nativos qual seria a forma correta de se vestir e se comportar (de acordo com os padrões europeus) e principalmente, abandonar as práticas religiosas que eles consideravam pagãs. A produção é representada pelos escritos dos padres da Companhia de Jesus. O Padre José de Anchieta foi o principal escritor da Literatura jesuítica. Além disso, Anchieta conseguiu uma aproximação com os índios do grupo tupi, e produziu uma gramática da língua falada por esse povo, a “Arte da Gramática da Língua mais usada na Costa do Brasil”. Outros autores também foram importantes para esse movimento literário, como Padre Fernão Cardim e Padre Manoel da Nóbrega.
Ao girar as três setas simultaneamente, a probabilidade de se obter um número maior que 232 é:
Sabendo que DE é paralelo à BC, DF é paralelo à AC, a área de ADE é 81 m² e a área de DBF é 36 m², a área em que a casa de Giovana será construída é:
O Subsídio mensal dos vereadores, fixados por Resolução, será de no máximo, ____________________________, nos termos do art. 29 – VI, alínea “a”, da Constituição Federal.
( ) Na hipótese do Vice-Prefeito vir assumir cargo de Secretário Municipal, ou equivalente, deverá fazer a opção pelo Subsídio, ou pelo vencimento do cargo.
( ) No início de cada Legislatura, o Presidente da Câmara Municipal, observado o total das despesas do Legislativo, se constatado que irá ultrapassar os limites constitucionais, por Portaria, determinará a redução dos valores dos Subsídios dos vereadores, visando ficar dentro dos parâmetros legais.
( ) As matérias de Leis Delegadas são de autoria do Prefeito Municipal, que deverá solicitar a delegação à Câmara Municipal.
( ) O Decreto Legislativo destina-se a regular matéria de competência exclusiva da Câmara Municipal, que venha produzir efeitos externos, dependendo de sanção, ou veto do Prefeito.
Segundo a correlação, afinidade, natureza dos trabalhos e o nível de conhecimento aplicado, os grupos ocupacionais abrangem várias atividades, compreendendo:
( ) Atividade de Nível Superior – Cargos caracterizados por ações desenvolvidas no campo de conhecimentos específicos, para cujo provimento se exige graduação de nível superior e/ou habilitação legal equivalentes;
( ) Atividade de Nível Médio, Técnico e Apoio Administrativo – Cargos que compreendem as atividades auxiliares e técnicas, para cujo provimento é exigida a escolaridade de Ensino Médio, ou capacitação profissional e prática nas atividades inerentes ao cargo;
( ) Apoio Operacional e Serviços Diversos – Cargos que compreendem as atividades auxiliares, cujo provimento requer escolaridade de Ensino Fundamental e atividades operacionais de complexidade mínima em suas várias modalidades, para provimento é exigida prática nas atividades inerentes ao cargo.
No posicionamento das referências salariais, estas são dimensionadas em ___________ classes, da tabela de valores salariais dos grupos ocupacionais com ___________ referências cada uma, constantes no Anexo V, da Lei nº 042/2014.