Questões de Concurso Público ITAIPU BINACIONAL 2019 para Profissional de Nível Universitário Jr - Engenharia Florestal
Foram encontradas 35 questões
Sobre a fisiologia de plantas, considere as seguintes afirmativas:
1. As gimnospermas e as plantas inferiores, incluindo pteridófitas, musgos, briófitas e certas cianobactérias, são capazes de produzir etileno, e sua produção pelos fungos e bactérias contribui significativamente para o teor desse hormônio no solo.
2. A clorofila parece verde aos nossos olhos porque ela absorve luz principalmente nas porções vermelha e azul dos espectros, de modo que apenas uma parte da luz enriquecida nos comprimentos de onda do verde (aproximadamente 550 nm) é refletida para o olho humano.
3. Os açúcares produzidos pela fotossíntese movem-se primeiro do sítio de síntese (o mesofilo) para os tecidos vasculares (o floema).
4. Em áreas tropicais, 70 a 80% do ganho fotossintético diário pode ser perdido para a respiração em decorrência das altas taxas de respiração no escuro, associadas às elevadas temperaturas noturnas.
5. Antes de atingir a maturidade, as células tipicamente vegetais expandem-se de 10 a 100 vezes em volume, e, em casos extremos, podem aumentar mais de 10.000 vezes em volume, em comparação com suas iniciais meristemáticas.
Assinale a alternativa correta.
A respeito da fisiologia vegetal, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.
1. Fitocromo.
2. Suberina.
3. Ácido abscísico.
4. Xiloglucano.
( ) Composto terpenoide que controla o início e a manutenção da dormência de sementes e de gemas e as respostas do vegetal ao estresse, em particular ao estresse hídrico.
( ) Pigmento envolvido na maioria dos fenômenos fotomorfogênicos, ocorrendo em duas formas: uma que absorve a luz vermelha e outra que absorve a luz vermelho-distante.
( ) Hemicelulose mais abundante na parede primária de dicotiledôneas, com cadeias laterais que contêm xilose, galactose e, muitas vezes, uma fucose terminal.
( ) Principal componente das paredes celulares externas de todos os órgãos subterrâneos, associado à periderme, tecido que constitui a casca externa dos caules e raízes durante o crescimento secundário das plantas lenhosas.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
Sobre os metabólitos secundários que defendem as plantas contra herbívoros e patógenos, considere as seguintes afirmativas:
1. A celobiose origina um terpeno chamado sesamina, que controla com eficiência insetos sugadores, que, ao serem contaminados pela sesamina, sofrem a ação fagoinibiora dessa substância.
2. Os ésteres de monoterpeno, denominados piretroides, encontrados em folhas e flores de espécies do gênero Chrysantemum, apresentam ação de contato e potente atividade inseticida.
3. Os limonoides são compostos não voláteis e repelentes de insetos; o limonoide conhecido como azadiractina age como inibidor do forrageio, com variedade de efeitos tóxicos.
4. A cinetina é produzida no floema de árvores e arbustos e suas reações metabólicas na rota do piruvato originam uma substância chamada rotenona, que impede a ação mecânica e o consequente desenvolvimento de fungos nas folhas.
5. Muitas espécies vegetais reagem à invasão de fungos ou bactérias sintetizando lignina ou calose. Acredita-se que esses polímeros sirvam como barreiras, separando esses patógenos do resto da planta, bloqueando fisicamente a sua propagação.
Assinale a alternativa correta.
O balanço de energia de uma dada superfície vegetada pode ser dado pela seguinte equação (HEWLETT & NUTTER, 1969): Rn – H – β – LvE – P = 0 (em que: Rn = radiação líquida; H = convecção – troca de calor sensível com a atmosfera; β = condução – transferência de calor para o solo, para as árvores; LvE = calor latente de evapotranspiração; P = energia utilizada na fotossíntese e respiração). Com base nessa equação, considere as seguintes afirmativas:
1. Todos os componentes da equação podem ser positivos ou negativos, dependendo da hora do dia. A soma algébrica desses componentes, todavia, deve ser igual a zero em qualquer instante.
2. O fenômeno de convecção de energia (H) ocorre toda vez que o ar (ou um fluido qualquer) se move através de uma superfície.
3. Condução (β), do ponto de vista hidrológico, é um componente do balanço de energia que representa um elemento de armazenamento, atuando como absorvedor de calor durante períodos de alta radiação (período diurno, período de verão), e como fonte de calor durante períodos sem radiação (noite, inverno), quando pode alimentar, por exemplo, a transpiração noturna.
4. A diferença entre a radiação que chega e a que se perde é chamada de “radiação líquida” (Rn), e é esse saldo de energia que mantém a biosfera em atividade.
5. O baixo índice de calor específico da água faz com que sua capacidade térmica seja cerca de 20 vezes maior que a do gelo e a da rocha, 3.000 vezes menor que a da madeira, e cerca de 10 vezes maior que a do ar. Por essa razão, o calor latente (LvE) armazenado na parte aérea de uma floresta é elevado.
Assinale a alternativa correta.
Sobre a Política Nacional de Recursos Hídricos, Lei nº 9.433, de 08/01/1997, considere as seguintes afirmativas:
1. A cobrança pelo uso de recursos hídricos objetiva reconhecer a água como bem econômico e dar ao usuário uma indicação de seu real valor, incentivar a racionalização do uso da água e obter recursos financeiros para o financiamento dos programas e intervenções contemplados nos planos de recursos hídricos.
2. Os valores arrecadados com a cobrança pelo uso de recursos hídricos serão aplicados prioritariamente na bacia hidrográfica em que foram gerados e serão utilizados no financiamento de estudos, programas, projetos e obras.
3. Os Comitês de Bacias Hidrográficas terão como área de atuação a totalidade de uma bacia hidrográfica; uma sub-bacia hidrográfica de tributário do curso de água principal da bacia, ou de tributário desse tributário; ou um grupo de bacias ou sub-bacias hidrográficas contíguas.
4. Nos Comitês de Bacias Hidrográficas de bacias de rios fronteiriços e transfronteiriços de gestão compartilhada, a representação da União deverá incluir um representante do Ministério das Relações Exteriores. Nos Comitês de Bacias Hidrográficas de bacias cujos territórios abranjam terras indígenas, devem ser incluídos representantes da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), como parte da representação da União, e das comunidades indígenas ali residentes ou com interesses na bacia.
Assinale a alternativa correta.
A respeito das doenças bióticas, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) O cancro do eucalipto, causado por Puccinia psidii, foi a enfermidade biótica mais importante da eucaliptocultura brasileira na década de 1970.
( ) Uma das principais consequências do cancro do eucalipto é a quebra do tronco pela ação do vento, na região onde se formam os calos, que são sintomas do cancro típico.
( ) A armilariose é causada por um parasita facultativo, que nas matas naturais vive saprofitando troncos, tocos e raízes em decomposição. Quando a mata natural é retirada para dar lugar a uma plantação de eucaliptos, as raízes das árvores entram em contato com os micélios, contaminando o eucalipto.
( ) A ferrugem do eucalipto é causada por Cryphonectria cubensis. Em mudas e em plantas no campo, o ataque da ferrugem restringe-se aos órgãos tenros das plantas. Os principais indícios de ataque são minúsculas pontuações levemente salientes, verde-claras ou vermelho-amareladas.
( ) Tombamento de mudas (ou “damping-off”) é o nome de uma doença caracterizada pela presença de lesão fúngica na porção basal de mudas, que pode levá-las à morte. O tombamento das mudas pode ser causado pelos seguintes fungos de solo, em ordem de importância: a) Cylindrocladium sp.; b) Botrytis sp.; c) Rhizoctonia sp.; d) Fusarium sp.; e) Pythium sp.
Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Sobre o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH), considere as seguintes afirmativas:
1. Considerando que o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo humano e a geração de energia elétrica, o Comitê de todas as Bacias Hidrográficas com capacidade de produzir energia elétrica deve, prioritariamente, ter na composição um representante da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), que irá dimensionar os valores que serão obtidos com a energia gerada.
2. Qualquer cidadão que desejar poderá, a qualquer tempo, criar e presidir um Comitê de Bacias Hidrográficas, pois este é um direito garantido na Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), que prevê que aquíferos subjacentes a grupos de bacias ou sub-bacias hidrográficas contíguas devem ter comitês com ação articulada.
3. O Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) tem como objetivo coordenar a gestão integrada das águas, arbitrar administrativamente os conflitos relativos aos recursos hídricos, implementar a Política Nacional de Recursos Hídricos, planejar, regular e controlar o uso, preservação e a recuperação dos recursos hídricos e promover a cobrança pelo uso da água.
4. Integram o SINGREH, o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), os conselhos de recursos hídricos dos Estados e do Distrito Federal, os comitês de bacias hidrográficas, as agências de água, a ANA (Agência Nacional de Águas) e os órgãos dos poderes públicos Federal, Estaduais, do Distrito Federal e Municipais, cujas competências se relacionem com a gestão de recursos hídricos.
5. O Comitê de Bacias Hidrográficas é composto por representantes da União, representantes dos Estados e do Distrito Federal e representantes dos Municípios cujos territórios se situem, ainda que parcialmente, em sua área de atuação; representantes dos usuários das águas da área referida; e representantes das entidades civis de recursos hídricos com atuação comprovada na Bacia.
Assinale a alternativa correta.
Com relação aos nomes científicos e seus nomes comuns, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.
1. Glycaspis brimblecombei.
2. Taumastocoris peregrinus.
3. Leptocybe invasa.
4. Hedyphates betulinus.
5. Gyropsylla spegazziniana.
( ) Vespa-da-galha.
( ) Ampola-da-erva-mate.
( ) Broca-da-erva-mate.
( ) Psilídeo-de-concha.
( ) Percevejo-bronzeado.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
A partir das imagens, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.
( ) Atta.
( ) Sauveiros.
( ) Acromyrmex.
( ) Quenquenzeiros.
( ) Isóptera.
Imagens adaptadas de: COSTA, E. C. et. al. Entomologia Florestal. Editora UFSM, 3. ed. 2014; ZANETTI, R. et al. Manejo Integrado de Formigas Cortadeiras.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
A quantidade de isca formicida a ser aplicada em um formigueiro é calculada multiplicando-se a dosagem recomendada pelo fabricante do formicida pela área ocupada pela terra solta do formigueiro, normalmente 0,010 kg de iscas granuladas por m2 de terra solta. As iscas granuladas podem ser distribuídas a granel ou em microporta-iscas de 0,010 kg/unidade. Com base nessas informações considere se as quantidades de iscas indicadas nas afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) Para controlar uma área de implantação de Eucalyptus grandis com 400 ha, infestada com 3 sauveiros/ha, com área média de terra solta por sauveiro de 25 m2, são necessários 3.000.000 g de iscas granuladas.
( ) Em uma área de 900 ha de Pinus taeda, com 15 anos de idade, existem 4 sauveiros/ha, cada um deles com área média de terra solta de 9.000 cm2. Para controlar os formigueiros dessa área, são necessários 3.240 kg de iscas granuladas.
( ) Para controlar uma área de implantação de Pinus taeda com 1.000 ha, o monitoramento da área indicou a presença de 20 sauveiros iniciais por ha, cada formigueiro com área média de terra solta de 1 m2. A indicação para o controle dessa área são 20.000 microporta-iscas.
( ) Em uma área de 100 ha, foi utilizada uma dose média de 4 kg de iscas/ha, as quais foram distribuídas sistematicamente em porções de 5 g por ponto de distribuição, totalizando 800 pontos de distribuição por ha e 80.000 pontos na área toda, equivalendo esses 80.000 pontos a 400.000 g de iscas granuladas.
( ) Para controlar uma área de implantação de Eucalyptus grandis de 1.000 x 250 m, o monitoramento da área indicou a presença de 1 sauveiro por ha, com área média de terra solta de 15.000 cm2/formigueiro, sendo necessários 37.500 g de iscas granuladas.
Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Sobre Ecologia de Paisagens, considere as seguintes afirmativas:
1. Paisagem pode ser definida como um mosaico heterogêneo formado por unidades interativas, sendo essa heterogeneidade existente para pelo menos um fator, segundo um observador e numa determinada escala de observação.
2. Como o homem age em amplas extensões de seu território, nesse caso a ecologia de paisagens lida obrigatoriamente com escalas espaciais (e, por conseguinte, temporais) amplas, podendo ter vários quilômetros quadrados. O conjunto interativo da paisagem é, então, composto por “ecossistemas” ou por unidades de “cobertura” ou de “uso e ocupação do território”, sendo que a escolha de umas dessas três formas de representar as unidades da paisagem é feita (arbitrariamente) pelo observador.
3. As paisagens onde há um intenso parcelamento das propriedades privadas vão apresentar mosaicos extremamente homogêneos, pois as propriedades privadas seguem um plano diretor determinado pelo poder público. Paisagens em áreas de latifúndio vão ser muito mais heterogêneas, pois o latifúndio pode abrigar muitas atividades que fragmentam a paisagem.
4. Regiões mais acidentadas tendem a ter paisagens mais simplificadas, pois a dificuldade de acesso provoca poucas alterações na paisagem, o que torna as paisagens mais homogêneas. As regiões de relevo plano apresentam paisagens mais complexas, pois a facilidade de acesso permite ao homem alterar com facilidade esses locais, tornando a paisagem heterogênea.
Assinale a alternativa correta
Com base no Teorema de Tales, que utiliza a sombra projetada pelo sol para a determinação da altura de objetos, assinale a alternativa que apresenta a altura da árvore da figura ao lado.
O objetivo central do Diagnóstico Rural Participativo (DRP) é compreender a percepção da realidade da comunidade e, para tanto, são empregadas algumas ferramentas. Com relação às ferramentas do DRP, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Caminhada transversal – é realizada por meio de uma caminhada linear, que percorre um espaço geográfico com várias áreas de uso e recursos diferentes, visando a elaboração de um diagrama. O diagrama deve mostrar as diferentes áreas ecológicas e topográficas dentro dos limites da comunidade, com seus diferentes usos, problemas associados e potenciais de desenvolvimento.
( ) Árvore de problemas – analisa a relação causa-efeito de vários aspectos de um problema previamente determinado, por exemplo, no mapa da comunidade ou no corte transversal ou em outras ferramentas. As raízes da árvore simbolizam as causas do problema, o próprio problema se encontra no tronco e os galhos e folhas representam os efeitos. A intenção é identificar e analisar um problema com a finalidade de estabelecer as causas primárias.
( ) Diagrama de Venn – identifica os grupos organizados da comunidade e as relações que eles têm entre si e com outras instituições locais e regionais fora da comunidade. As instituições que têm menos relações com a comunidade são desenhadas mais longe do círculo, e as que têm mais relações são desenhadas mais perto. Com linhas e setas se caracteriza o tipo de relações entre grupo e/ou instituições e comunidade, podendo-se identificar se é uma relação recíproca ou não recíproca.
( ) Fluxograma comercial – diagrama que expõe todos os fluxos econômicos de uma entidade. Esta pode ser uma propriedade, uma associação de produtores ou qualquer outro conjunto produtivo. Tem por objetivo expor os fluxos comerciais em sua totalidade, permitindo uma análise da eficiência, as debilidades e os potenciais comerciais.
Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
A respeito de licença ambiental, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) LP é a primeira etapa do licenciamento, em que o órgão licenciador avalia a localização e a concepção do empreendimento, atestando a sua viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos para as próximas fases. A LP funciona como um alicerce para a edificação de todo o empreendimento. Nesta etapa, são definidos todos os aspectos referentes ao controle ambiental da empresa. De início, o órgão licenciador determina se a área sugerida para a instalação da empresa é tecnicamente adequada. Esse estudo de viabilidade é baseado no Zoneamento Municipal.
( ) O prazo de validade de cada licença difere de uma atividade para outra, de acordo com a tipologia e a situação ambiental da área onde está instalada. Os prazos de validade das licenças são: LP, não superior a 5 anos; LI, não superior a 6 anos; LO, mínimo, 4 anos e, no máximo, 10 anos.
( ) Nas condutas lesivas ao meio ambiente, responsabilidade objetiva é aquela na qual o poluidor e seus sucessores, bem como qualquer um que tenha contribuído para o dano, serão considerados responsáveis perante a lei. Nesse caso, os responsáveis responderão, individual ou conjuntamente, pelo pagamento do total da indenização devida.
( ) Em caso de dano ambiental, o empresário envolvido, os agentes corresponsáveis (pessoas físicas) e a empresa (pessoa jurídica) sofrerão sanções nas esferas cível, administrativa e penal.
Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Com relação aos sintomas de doenças abióticas de causas não parasitárias, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.
1. Temperatura excessivamente baixa.
2. Umidade excessivamente baixa no solo.
3. Umidade excessivamente elevada no solo.
4. Pós, poeiras e outras sujeiras.
( ) Lesões nas folhas em forma de V invertido, acompanhando as beiradas do limbo e assumindo maiores proporções nos ápices dos limbos. Morte de radicelas, fissuramento excessivo da casca, seca de ponteiros e morte.
( ) Plantas cloróticas em pouco crescimento, que podem até morrer.
( ) Queima da folhagem, que passa a ter coloração marrom-bronzeada. Queima de brotações e trincas no tronco, que podem permitir a entrada de patógenos, originando cancros.
( ) Edemas ou teratomas ou calos foliares. Em observação em binocular estereoscópica, os limbos apresentam estrudamentos de células hilaianas e em forma de bolhas plásticas.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
No texto da Agenda 21 brasileira, o capítulo 16 aborda a “Política Florestal, Controle do Desmatamento e Corredores de Biodiversidade”. Um dos tópicos do capítulo citado são ações e recomendações. A respeito do assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Para florestas plantadas e aumento da oferta de produtos florestais, a ação sugerida é o controle de oferta e demanda de produtos florestais pelo mecanismo de concessão de exploração sustentável das florestas nacionais, mediante a elaboração de planos de manejo florestal, de forma a garantir o fornecimento de matéria-prima florestal a médio e longo prazos, tanto para o mercado consumidor interno quanto para o mercado exportador de madeira.
( ) Para proteção e uso da biodiversidade, a ação sugerida é dar condições à manutenção de um setor de biotecnologia baseado na remuneração dos serviços de biodiversidade, tanto na área de tecnologia e pesquisa quanto nas políticas de financiamento, segundo critérios de competitividade, representatividade regional e interesse nacional. Devem ser incluídas as áreas de fármacos, medicina natural, perfumes e cosméticos de alto valor agregado, além de sucos e alimentos, capazes de garantir emprego e renda.
( ) Na proteção e uso da biodiversidade, é importante atribuir valor econômico aos recursos naturais, o que tornará possível avaliar a conveniência e a possibilidade de sua exploração sustentável.
( ) Para ações exemplares nos biomas ameaçados, a ação sugerida é o uso econômico da biodiversidade incorporando de forma mais efetiva a Amazônia à comunidade nacional, através do uso de todas as possibilidades financeiras que esse bioma oferece, garantindo-lhe o desenvolvimento racional com inversão econômica viável.
Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Com base na figura ao lado, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Na figura 1, Azimute (Az) = 0º. O Rumo é igual a 0º N.
( ) Na figura 2, Azimute (Az) = 90º. O Rumo é igual a 90º E.
( ) Na figura 3, Azimute (Az) = 180º. O Rumo é igual a 0º S.
( ) Na figura 4, Azimute (Az) = 270º. O Rumo é igual a 90º W.
( ) Se o Azimute (Az) equivaler a 360º, o Rumo equivalerá a 0º N.
Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Com base na figura ao lado, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Azimute (Az) é um ângulo horizontal, que pode ter como início o alinhamento norte (N) ou sul (S), no sentido horário ou anti-horário, podendo variar de 0° a 90°. Rumo (R) também é um ângulo horizontal, que parte do norte (N) em sentido horário, podendo variar de 0º a 360º.
( ) No primeiro quadrante (1ºQ), o Rumo (R1) e o Azimute (Az1) têm valores iguais. Como o Rumo está entre o norte (N) e o leste (E), ele é NE (Nordeste).
( ) No segundo quadrante (2ºQ), o Rumo (R2) parte do sul (S) em sentido anti-horário. O Azimute (Az2), parte do norte (N) em sentido horário em direção ao sul (S). Numericamente, o valor do Rumo será R = 180º – Az2, SE (Sudeste).
( ) No terceiro quadrante (3ºQ), o Rumo (R3) parte do sul (S) em sentido horário. O Azimute (Az3), parte do norte (N) em sentido horário, cruzando o eixo S (sul), e segue em direção ao eixo oeste (W). Numericamente, o valor do Rumo será R3 = Az3 – 180º, SW (Sudoeste).
( ) No quarto quadrante (4ºQ), o Rumo (R4) parte do norte (S) no sentido horário. O Azimute (Az4), também parte do norte (N) em sentido horário, cruzando o eixo S (sul) e o eixo oeste (W), seguindo em direção ao eixo norte (N). Numericamente, o valor do Rumo será R4 = 360º – Az4, NW (Noroeste).
Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
A análise da “Pegada Ecológica” é uma das práticas que podem ser utilizadas em Educação Ambiental para avaliar a pressão do consumo das populações humanas sobre os recursos naturais. Com base nesse conceito, considere as seguintes afirmativas:
1. A unidade de medida da pegada ecológica é o “hectare global” (gha), que corresponde a um hectare de espaço biologicamente produtivo com “produtividade média mundial”.
2. No hectare global, a produtividade não se refere a uma taxa de produção de biomassa, tal como a Produtividade Primária Líquida (NPP), que descreve a habilidade inerente de suportar a produção agrícola, e consequentemente populações humanas. A produtividade, nesse caso, é o potencial de alcançar a produção agrícola máxima em um nível específico de entradas.
3. Para o cálculo da pegada ecológica do consumo de água de uma região, utiliza-se o consumo anual de água de famílias típicas das classes C e D (que concentra o maior percentual da população). O valor médio de consumo de uma família das classes C e D é multiplicado pelo consumo médio de energia elétrica dessas famílias produzida em usinas hidroelétricas.
4. A pegada ecológica transforma o consumo de matéria-prima e assimilação de dejetos de um sistema econômico ou população humana em área correspondente de terra ou água produtiva, ou seja, a área de ecossistema necessária para assegurar a sobrevivência de uma determinada população ou sistema, sendo seu cálculo um importante aliado para o estabelecimento de indicadores de desenvolvimento sustentável.
5. Para simplificar a coleta de dados estatísticos sobre o consumo humano, o método da pegada ecológica adota uma classificação de cinco categorias: alimentação, habitação, transporte, bens de consumo e serviços.
Assinale a alternativa correta.
As atividades relacionadas ao sensoriamento remoto necessitam de uma fonte de energia, nesse caso, radiação eletromagnética, sendo a mais comum a energia solar. A radiação emitida da fonte se propaga à velocidade da luz (300.000 km/seg) e pode ser medida em frequência de hertz (Hz) e comprimento por unidade e subunidade de metro (M). Pode-se considerar que a detecção das interações entre a radiação eletromagnética e os alvos da superfície terrestre é o princípio básico de toda tecnologia do sensoriamento remoto. Sendo assim, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Considerando que toda matéria é constituída de átomos, entende-se que, ao atingir o objeto, a energia eletromagnética é, inicialmente, absorvida, o que causa reações nos seus elétrons, os quais ficam em condição de excitação e retornam ao estado original. Durante esse processo, é gerado um quantum, ou fóton, de energia, que é registrado pelo sistema sensor, o que permite a geração da imagem.
( ) As fotografias aéreas são consideradas como os primeiros produtos do sensoriamento remoto, não tendo sido descartadas com o advento dos satélites. Muitas vezes há necessidade de se recorrer à fotografia aérea como resposta aos detalhes exigidos pelo mapeamento.
( ) Os valores dos pixels de uma imagem se distribuem entre 0 (preto) e 255 (branco) e representam o máximo de absorção e o máximo de reflexão de energia, respectivamente.
( ) Na região do infravermelho (IVP), a vegetação apresenta comportamento oposto, ou seja, a cobertura vegetal tende a refletir esse tipo de energia, gerando imagens mais claras.
Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.