Questões de Concurso Público Prefeitura de Antônio Prado - RS 2019 para Nutricionista

Foram encontradas 17 questões

Q1762795 Nutrição

Sobre a Lei nº 11.947/2009, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


( ) A responsabilidade técnica pela alimentação escolar nos Estados, no Distrito Federal, nos Municípios e nas escolas federais caberá ao nutricionista responsável, que deverá respeitar as diretrizes previstas nesta Lei e na legislação pertinente, no que couber, dentro das suas atribuições específicas.

( ) A alimentação escolar é direito dos alunos da educação básica pública e privada e dever do Estado e será promovida e incentivada com vistas ao atendimento das diretrizes estabelecidas nesta Lei.

( ) Compete ao Ministério da Educação propor ações educativas que perpassem pelo currículo escolar, abordando o tema alimentação e nutrição e o desenvolvimento de práticas saudáveis de vida, na perspectiva da segurança alimentar e nutricional.

Alternativas
Q1762796 Nutrição

Sobre algumas das diretrizes da alimentação escolar, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


( ) A inclusão da educação alimentar e nutricional no processo de ensino e aprendizagem, que perpassa pelo currículo escolar, abordando o tema alimentação e nutrição e o desenvolvimento de práticas saudáveis de vida na perspectiva da segurança alimentar e nutricional.

( ) O apoio ao desenvolvimento sustentável, com incentivos para a aquisição de gêneros alimentícios diversificados, produzidos em âmbito local e preferencialmente pela agricultura familiar e pelos empreendedores familiares rurais, priorizando as comunidades tradicionais indígenas e de remanescentes de quilombos.

( ) A universalidade do atendimento aos alunos matriculados na rede pública de educação básica.

Alternativas
Q1762797 Nutrição

Sobre os procedimentos e as instruções gerais do regulamento técnico sobre os padrões microbiológicos para alimentos, analisar os itens abaixo:


I. Deve-se proceder à colheita de amostras dos alimentos em suas embalagens originais não violadas, observando a quantidade mínima de 2000g ou 2000mL por unidade amostral. Quando se tratar de produtos a granel, ou de porções não embaladas na origem, devese cumprir as Boas Práticas de Colheita.

II. No caso de alimentos comercialmente estéreis, cada unidade da amostra indicativa deve ser composta de, no mínimo, três unidades do mesmo lote, para fins analíticos.

III. Dispensa-se a colheita da amostra sempre que o produto estiver alterado e ou deteriorado.

IV. No laboratório, a amostra é submetida à inspeção para avaliar se apresenta condições para a realização da análise microbiológica.


Estão CORRETOS:

Alternativas
Q1762798 Nutrição
Sobre o regulamento técnico de boas práticas para serviços de alimentação, assinalar a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1762799 Nutrição

Sobre o armazenamento e transporte do alimento preparado, marcar C para as alternativas Certas, e E para as erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


( ) Os alimentos preparados mantidos na área de armazenamento ou aguardando o transporte devem estar identificados e protegidos contra contaminantes.

( ) O armazenamento e o transporte do alimento preparado, da distribuição até a entrega ao consumo, deve ocorrer em condições de tempo e temperatura que não comprometam sua qualidade higiênicosanitária.

( ) Os veículos devem ser dotados de cobertura para proteção da carga, podendo transportar outras cargas.

Alternativas
Q1762800 Nutrição

Segundo o Código de Ética Profissional, as relações que ocorrem durante o exercício profissional entre Nutricionistas e outros profissionais (de saúde ou não), pacientes, clientes, usuários, estudantes, empregadores, empregados, representantes de entidades de classe e demais sujeitos obedecerão ao que segue:


I. É direito do Nutricionista denunciar, nas instâncias competentes, atos que caracterizem agressão, assédio, humilhação, discriminação, intimidação, perseguição ou exclusão por qualquer motivo, contra si ou qualquer pessoa.

II. É vedado ao Nutricionista praticar atos que caracterizem agressão, assédio, humilhação, discriminação, intimidação ou perseguição por qualquer motivo contra qualquer pessoa.

III. É vedado ao Nutricionista manifestar publicamente posições depreciativas ou difamatórias sobre a conduta ou atuação de Nutricionistas ou de outros profissionais.


Está(ão) CORRETO(S):

Alternativas
Q1762803 Nutrição

Segundo o Caderno de Atenção Básica nº 23 - Saúde da Criança: Nutrição Infantil Aleitamento Materno e Alimentação Complementar, apesar de a alimentação variar enormemente, o leite materno, surpreendentemente, apresenta composição semelhante para todas as mulheres que amamentam do mundo. Apenas as com desnutrição grave podem ter o seu leite afetado na sua qualidade e quantidade. Em relação às características e funções do leite materno, analisar a sentença abaixo:


Nos primeiros dias, o leite materno é chamado colostro, que contém mais proteínas e menos gorduras do que o leite secretado a partir do sétimo ao décimo dia pós-parto (1ª parte). O leite de mães de recém-nascidos prematuros é igual do de mães de bebês a termo (2ª parte). A principal proteína do leite materno é a caseína (3ª parte).


A sentença está:

Alternativas
Q1762804 Nutrição

Sobre as duas principais formas de doença inflamatória intestinal (DII), doença de Crohn e colite ulcerativa, analisar os itens abaixo:


I. Compartilhamalgumas características clínicas, incluindo diarreia, febre, perda de peso, anemia, intolerâncias alimentares, desnutrição, déficit de crescimento e manifestações extraintestinais (artríticas, dermatológicase hepáticas).

II. Embora a desnutrição possa ocorrer em ambas as formas de DII, é uma preocupação ao longo da vida mais comum em pacientes com colite ulcerativa.

III. A doença de Crohn pode envolver qualquer parte do trato gastrointestinal, mas aproximadamente 50% a 60% dos casos envolvem tanto o íleo distal quanto o cólon. Já a atividade da doença na colite ulcerativa é limitada ao intestino grosso e reto.

IV. Embora os probióticos pareçam ser úteis na colite ulcerativa, os estudos com probióticos, até o momento, não demonstraram melhora significativa na atividade da doença de Crohn em doentes adultos ou pediátricos; os suplementos probióticos não parecem prolongar a remissão na doença de Crohn.


Estão CORRETOS:

Alternativas
Q1762805 Nutrição

Sobre as orientações nutricionais para a promoção da saúde bucal e prevenção de cárie dentária, marcar C para as alternativas Certas, e E para as erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


( ) O aleitamento materno em livre demanda deve ser desestimulado após os 12 meses, em função do risco de carências nutricionais e cárie precoce da infância.

( ) A introdução da sacarose deve ser o mais tarde possível, de preferência só após os 2 anos de idade, de forma que a criança reconheça o sabor natural dos alimentos e que não se estabeleça uma placa bacteriana qualitativamente cariogênica nas superfícies dentárias.

( ) Deve-se procurar manter intervalos regulares entre as refeições, permitindo o retorno do pH à neutralidade de forma a proporcionar equilíbrio entre os processos naturais de desmineralização e remineralização que ocorrem na superfície dentária.

Alternativas
Q1762806 Nutrição

Sobre as recomendações nutricionais para os efeitos adversos gerais no HIV/AIDS, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


(1) Náuseas e vômitos.

(2) Diarreia.

(3) Úlceras de boca e esôfago, dor de garganta.


( ) Evitar frutas cítricas, vinagre, alimentos picantes, salgados ou quentes; umedecer os alimentos com caldos ou molhos; beber líquidos com as refeições; evitar bebidas ácidas; experimentar alimentos e bebidas em temperatura ambiente.

( ) Optar por frutas como banana e maçã; beber líquidos que reponham eletrólitos, como caldos e soluções de hidratação oral; optar por refeições pequenas e frequentes; evitar alimentos ricos em gordura, alimentos gordurosos; evitar alimentos muito condimentados; evitar itens açucarados, como refrigerantes e sucos de frutas; evitar leite e produtos lácteos; limitar a quantidade de cafeína.

( ) Fazer refeições pequenas e frequentes; evitar beber líquidos com as refeições; beber líquidos frescos e claros; experimentar comidas leves; limitar os alimentos ricos em gordura ou gordurosos, ou alimentos com odores fortes, como queijos ou peixes curados; comer alimentos à temperatura ambiente ou mais frios; usar roupas largas; sentar-se ereto após as refeições.

Alternativas
Q1762807 Nutrição

Considerando-se os componentes celulares protetores do leite materno, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


(1) Linfócitos T.

(2) Linfócitos B.

(3) Macrófagos.


( ) Possuem atividade fagocitária; sintetizam lactoferrina, lisozima e complemento; carreiam IgA secretória.

( ) São células vivas e funcionais que correspondem a 50% de parte do colostro, mais tarde decaem para 20%.

( ) Produzem a IgA secretória e o interferon.

Alternativas
Q1762808 Nutrição
Em relação à hipertensão arterial (HA), assinalar a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1762809 Nutrição

Sobre a desnutrição energético-proteica Kwashiorkor, analisar os itens abaixo:


I. É mais frequente em crianças menores de 5 anos, nas quais a deficiência de crescimento é acentuada, bem como a de peso; além da atrofia muscular, ausência de gordura subcutânea e caquexia.

II. Nesse tipo de desnutrição, a deficiência é predominantemente proteica. A criança apresenta face de idoso, pele enrugada e normalmente mostra-se irritadiça.

III. A hipoalbuminemia é uma das principais causas e não a única, acarretando retenção de água e perda de cálcio, resultando em sede e secreção de vasopressina, que aumenta a ingestão de água e diminui a sua excreção, agravando o edema.

IV. Os cabelos das crianças que apresentam esse tipo de desnutrição são descorados, ralos, avermelhados e facilmente arrancáveis – ocorre deficiência de aminoácidos sulfurados especialmente a metionina.


Estão CORRETOS:

Alternativas
Q1762810 Nutrição

Quanto à prevenção da obesidade na infância, analisar os itens abaixo:


I. Avaliar e monitorar o peso e a estatura da criança, calculando apenas o seu índice de massa corporal (IMC), já nos auxiliará no reconhecimento de maneira segura e correta do risco de obesidade e quando devemos intervir.

I. O estímulo ao aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida e o aleitamento materno complementado até os 2 anos de vida ou mais, se estiver sendo nutricionalmente eficiente, é uma medida importante.

III. Deve-se educar os pais quanto ao reconhecimento e à aceitação da saciedade da criança maior sem forçar nem exigir a ingestão total ou excessiva de alimentos. Não se deve forçar uma ingestão, pois a criança saudável tem plena capacidade de autorregular sua ingestão.

IV. Deve-se orientar sobre a alimentação complementar de acordo com as necessidades nutricionais e o desenvolvimento da criança. Também é importante ressaltar a importância da qualidade da alimentação (por exemplo, estimular o consumo regular de frutas, verduras e legumes e estar atento ao tipo de gordura consumida).


Estão CORRETOS:

Alternativas
Q1762811 Nutrição

Considerando-se que os alimentos e nutrientes podem alterar a ação farmacológica pretendida de um fármaco pelo aumento ou oposição aos efeitos da medicação, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


( ) A ingestão significativa de alimentos ricos em tiramina, como queijos envelhecidos e carnes curadas, durante o tratamento com antidepressivos IMAO pode causar uma crise hipertensiva com aumento de frequência cardíaca, rubores, cefaleia, acidente vascular cerebral e até mesmo a morte.

( ) As bebidas e os alimentos que contêm taurina aumentam os efeitos adversos dos fármacos estimulantes, como anfetaminas, metilfenidato ou teofilina causando nervosismo, tremor e insônia.

( ) A coenzima CoQ10, os vegetais de folhas-escuras, a erva-de-são-joão e o abacate diminuem o efeito anticoagulante da varfarina.

Alternativas
Q1762812 Nutrição
Sobre as condições que reduzem o cálcio e aumentam o risco de osteoporose, assinalar a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1762813 Nutrição

Para GERMANO e GERMANO, algumas regras devem ser seguidas para a obtenção de um produto de qualidade no processo de fritura, dentre elas:


I. Preferir fritar por períodos curtos ao invés de utilizar a fritadeira por longos períodos.

II. Evitar a adição de óleos novos ao usado.

III. Manter sempre a gordura em alta temperatura.


Está(ão) CORRETO(S):

Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: D
4: D
5: A
6: D
7: A
8: C
9: E
10: B
11: D
12: D
13: C
14: D
15: C
16: A
17: B