Questões de Concurso Público Prefeitura de Piratininga - SP 2023 para Engenheiro Agrônomo

Foram encontradas 14 questões

Q2200952 Engenharia Agronômica (Agronomia)
De acordo com a Lei nº 9.605/1998, sobre os crimes contra o meio ambiente, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(  ) Introduzir espécime animal no País, sem parecer técnico oficial favorável e licença expedida por autoridade competente. Pena: apenas multa.
( ) Pescar em período no qual a pesca seja proibida ou em lugares interditados por órgão competente. Pena: detenção de um ano a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.
(  ) Destruir ou danificar floresta considerada de preservação permanente, mesmo que em formação, ou utilizá-la com infringência das normas de proteção. Pena: detenção, de 1 a 3 anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente. 
Alternativas
Q2200953 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Em conformidade com a Lei nº 11.445/2007 — Política Nacional de Saneamento Básico, consideram-se serviços públicos de manejo das águas pluviais urbanas aqueles constituídos por uma ou mais atividades, como:
I. Detenção ou retenção de águas pluviais urbanas para amortecimento de vazões de cheias. II. Tratamento e disposição final de águas pluviais urbanas. III. Transporte de águas pluviais urbanas.
Estão CORRETOS:
Alternativas
Q2200955 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Em conformidade com a Lei nº 10.831/2003 — Agricultura Orgânica, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
Cabe ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e ao ________________, no âmbito de suas competências, monitorar os resíduos de agrotóxicos e afins em produtos de origem _____________ e animal.
Alternativas
Q2200956 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A respeito do Decreto nº 10.833/2021, sobre os agrotóxicos, analisar a sentença abaixo:
A partir do dia 31 de dezembro de 2026, os aplicadores de agrotóxicos somente poderão exercer sua atividade mediante registro nos órgãos de agricultura dos Estados e do Distrito Federal (1ª parte). Os órgãos federais de agricultura, de saúde e de meio ambiente poderão dispensar, conforme o disposto em norma conjunta e na rotulagem, a exigência do registro do aplicador para produtos agrotóxicos e afins considerados de baixo risco (2ª parte).
A sentença está:
Alternativas
Q2200958 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O sistema de abastecimento de água é a instalação composta por um conjunto de obras civis, materiais e equipamentos, destinada à produção e à distribuição canalizada de água potável para populações, sob a responsabilidade do Poder Público. Manancial é a fonte ou origem da água utilizada para abastecimento, podendo ser de três tipos. São exemplos de manancial, EXCETO:
Alternativas
Q2200959 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Existem diversos conceitos que podem definir o controle biológico de doenças de plantas. Entre eles, podemos citar o mencionado por Agrios (2005) : “a destruição parcial ou total de patógenos por outros organismos frequentemente encontrados na natureza”. Além disso, outros tópicos dentro do controle biológico são extremamente importantes, e entre eles está reconhecer os mecanismos de ação com os quais os agentes de controle biológico podem atuar. Sobre os mecanismos de ação, analisar os itens abaixo:

I. Indução de mecanismos de resistência: possui ação indireta sobre o patógeno e está ligada à ativação dos mecanismos latentes de resistência da planta. Pode haver a produção de proteínas envolvidas na defesa das plantas ou haver alterações morfológicas ou fisiológicas que contribuem na redução do progresso da infecção.
II. Parasitismo: micro-organismo se nutre das estruturas vegetativas, de resistência e/ou reprodutivas do patógeno. Os antagonistas são capazes de parasitar as estruturas por penetração e colonização de hifas, produção de enzimas hidrolíticas, como as quitinases, ou ambas.
III. Competição: mecanismo depende da maior velocidade de crescimento do patógeno em relação ao agente antagonista, quando ambos estão associados ao tecido do hospedeiro. Na competição por espaço, o patógeno cresce rapidamente sobre o tecido do hospedeiro, de forma a não restar espaço para posterior colonização pelo agente antagonista.

Está(ão) CORRETO(S):
Alternativas
Q2200960 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Em relação às doenças que acometem a cultura da canola (Brassica napus L.), analisar os itens abaixo:

I. A podridão negra das crucíferas é uma doença causada pela bactéria Sclerotinia sclerotiorum.
II. A canela preta é uma doença bacteriana que ataca diversas crucíferas, sendo o seu agente causal a bactéria Leptosphaeria maculans.
III. A mancha de alternaria é uma doença fúngica causada por espécies de fungos Alternaria, como a Alternaria brassicae.
IV. A podridão das raízes é uma doença causada pelo fungo Rhizoctonia solani.

Estão CORRETOS:
Alternativas
Q2200961 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O número aproximado de insetos descritos no mundo é de um milhão, sendo 10% considerados pragas, que prejudicam tanto plantas quanto homens e animais. No entanto, para distinguir cada espécie, existe uma classificação taxonômica utilizada mundialmente. Considerando-se os insetos e suas respectivas ordens, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Gafanhoto. (2) Tripes. (3) Percevejo.
( ) Thysanoptera. ( ) Orthoptera. ( ) Hemiptera.
Alternativas
Q2200962 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A germinação pode ser de dois tipos: epígea e hipógea. Qual das alternativas abaixo apresenta uma espécie que tem germinação hipogeal?
Alternativas
Q2200963 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A irrigação localizada compreende os sistemas de irrigação nos quais a água é aplicada ao solo, diretamente sobre a região radicular, em pequenas intensidades, porém com alta frequência, de modo que mantenha a umidade do solo na zona radicular próxima à capacidade de campo. Sobre as principais vantagens da irrigação localizada, analisar os itens abaixo: 
I. Adaptação a diferentes tipos de solos e topografias. II. Maior eficiência no controle fitossanitário. III. Utilização com água salina ou em solos salinos. IV. Economia de mão de obra.
Estão CORRETOS:
Alternativas
Q2200964 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A Avaliação de Impacto Ambiental conta com uma série de ferramentas que auxiliam na identificação dos impactos, por conseguinte na tomada de decisão. Quanto aos elementos que compõem o modelo, analisar os itens abaixo:

I. O “aspecto ambiental” corresponde a qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte ou possa resultar, direta ou indiretamente, das atividades, produtos ou serviços de um empreendimento.
II. O “impacto ambiental” corresponde a um elemento ou característica das atividades de um projeto que causa alguma expressão no meio ambiente. É inerente à atividade, ocorrendo independentemente das características ambientais locais ou regionais.
III. A “fase” é a etapa temporal de desenvolvimento do projeto. As principais etapas de um projeto incluem planejamento, implantação, operação e desativação.

Está(ão) CORRETO(S):
Alternativas
Q2200965 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Olericultura é o ramo da horticultura que abrange o estudo da produção das culturas oleráceas ou hortaliças, conhecidas popularmente como verduras e legumes. A cenoura (Daucus carota) é uma importante hortaliça da família:
Alternativas
Q2200966 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Qual das alternativas abaixo é uma leguminosa forrageira perene de verão?
Alternativas
Q2200967 Engenharia Agronômica (Agronomia)
No que se refere ao processo de mergulhia na propagação de mudas em fruticultura (Figuras 1 a 3), assinalar a alternativa CORRETA:
Imagem associada para resolução da questão
(Fonte: Fruticultura: Fundamentos e Práticas.)


Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: B
4: D
5: D
6: B
7: C
8: B
9: C
10: D
11: B
12: C
13: B
14: B