Questões de Concurso Público Prefeitura de Tatuí - SP 2019 para Professor de Educação Infantil

Foram encontradas 15 questões

Q1885744 Pedagogia
De acordo com os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, vl.1 (1998). Considere as assertivas abaixo elencadas assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa:

( ) Criança e um sujeito social e na o histórico, e faz parte de uma organização familiar que esta inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico.
( ) Há necessidade de que as instituições de educação infantil incorporem de maneira integrada as funções de educar e cuidar.
( ) Educar significa propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.
( ) Cuidar da criança e sobretudo dar atenção a ela como pessoa que esta num contínuo crescimento e desenvolvimento, compreendendo sua singularidade, identificando e respondendo a s suas necessidades.

As afirmativas são, respectivamente, de cima para baixo: 
Alternativas
Q1885745 Pedagogia
Barbosa (2009) ao tratar do currículo na educação infantil afirma que “durante muito tempo, o que era compreendido como currículo, – uma listagem prévia de conteúdos disciplinares – não fazia o menor sentido como elemento central no currículo da educação das crianças pequenas. Várias aprendizagens permaneciam marginalizadas, fora dos currículos, dos planejamentos e das reflexões de professores, já que não eram consideradas relevantes como atividades curriculares.”
Assim sendo, são afirmações da autora, exceto

Alternativas
Q1885746 Pedagogia
Leia as afirmativas abaixo:
1. Nem todos os alunos com deficiência cabem nas turmas de ensino regular, pois há uma seleção previa dos que esta o aptos a inserção.
2. Implica uma mudança de perspectiva educacional, porque na o atinge apenas os alunos com deficiência e os que apresentam dificuldades de aprender, mas todos os demais, para que obtenham sucesso na corrente educativa geral.
3. Seu objetivo e inserir um aluno ou um grupo de alunos que já foi anteriormente excluído.

As assertivas, de cima para baixo, tratam de:
Alternativas
Q1885747 Pedagogia
Yves de La Taille (1992) traz em seu texto que “ser capaz de se situar consciente e competentemente na rede dos diversos pontos de vista e conflitos presentes numa sociedade", que é a definição dada por Piaget para:
Alternativas
Q1885748 Pedagogia
Leia o fragmento abaixo:
São conjuntos de atividades que trabalham com conhecimentos específicos construídos a partir de um dos eixos de trabalho que se organizam ao redor de um problema para resolver ou um produto final que se quer obter. Possui uma duração que pode variar conforme o objetivo, o desenrolar das várias etapas, o desejo e o interesse das crianças pelo assunto tratado. Comportam uma grande dose de imprevisibilidade, podendo ser alterado sempre que necessário, tendo inclusive modificações no produto final.
É verdadeiro afirmar que o fragmento trata de:
Alternativas
Q1885749 Pedagogia
Considere as assertivas abaixo elencadas e assinale V para a verdadeira e F para a falsa:

( ) O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil define dois âmbitos de experiências: Formação Pessoal e Social e Conhecimento de Mundo.
( ) O âmbito de Formação Pessoal e Social refere-se a s experiências que favorecem, prioritariamente, a construção do sujeito.
( ) O âmbito de Conhecimento de Mundo refere-se a construção das diferentes linguagens pelas crianças e a s relações que estabelecem com os objetos de conhecimento.
( ) Os eixos de trabalho são: Movimento, Artes visuais, Música, Linguagem oral e escrita, Natureza e sociedade, Matemática, História e Geografia.

As afirmativas são, respectivamente, de cima para baixo: 
Alternativas
Q1885750 Pedagogia
De acordo com Cortella (2011) “nós humanos somos, igualmente, um produto cultural; não há humano fora da cultura, pois ela é nosso ambiente e nela somos socialmente formados (com valores, crenças, regras, objetos, conhecimentos etc.) e historicamente determinados (com as condições e concepções da época na qual vivemos). Em suma, o Homem não nasce humano, e sim, torna-se humano na vida social e histórica no interior da”:
Alternativas
Q1885751 Pedagogia
Júlia frequenta a escola de educação o infantil e estava brincando no parquinho quando de repente levou forte picada de uma abelha que voava por perto, em sua mãozinha direita. Chorando muito pela dor sentida, a professora tomou imediatamente algumas providências abaixo relacionadas: 
1. Lavou o local, sem friccionar, com água e sabão.
2. Colocou o local da picada abaixo do nível do coração.
3. Observou a vítima por trinta minutos, pois caso apresentasse algum sintoma de reação alérgica como náusea, vômito, prurido na garganta, tontura, desmaio, urticária, ruborização, inchaço generalizado, dificuldade de respirar ou engolir, cólicas abdominais, pressa o arterial baixa, deveria procurar atendimento médico com urgência.

Está (ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
Alternativas
Q1885752 Pedagogia
Zabala (1998) ao tratar da pra tica educativa, deixa claro que seu argumento bem como o de seu livro A Prática Docente “consiste em uma atuação profissional baseada no pensamento prático, mas com capacidade _________________________”
Alternativas
Q1885753 Pedagogia
A raquete ou pré-bengala e um brinquedo em forma de raquete, confeccionado a partir de um bambolê que e dobrado, amarrado e preso com fita adesiva, formando um cabo. Deve ter cor forte e alegre: vermelha, amarela. No interior do tubo colocam-se bolas ou objetos que produzem som.

Ao ser utilizado por crianças deficientes visuais será útil para:
1. Facilitar a locomoção da criança, em casa, na escola ou na creche.
2. Ajudar a criança na detecção de obstáculos, iniciando-se assim um aprendizado para o uso da bengala.
3. Ajudar a adquirir independência e autonomia para movimentar-se mas na o para realizar as atividades cotidianas.

Esta (ão) correta(s) a(s) afirmativa(s): 
Alternativas
Q1885754 Pedagogia
Segundo os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, vl. 3 (1998) O trabalho com a linguagem oral tendo em vista as crianças de quatro e cinco anos, deve se orientar pelos seguintes pressupostos com exceção de:
Alternativas
Q1885755 Pedagogia
O desenvolvimento da __________________ não se faz sem ações intencionais. A mediação do adulto durante a _________________ é essencial para a autonomia e auto-organização da criança. Um ambiente bem organizado tem brinquedos em estantes baixas, em áreas separadas, com mobiliário adequado, em caixas etiquetadas para a criança saber onde guardar. Esse hábito se adquire durante a brincadeira, em local tranquilo, com opções interessantes e o apoio constante e afetivo da professora. Em um ambiente onde predomina o choro, o medo e os adultos não atendem às necessidades e interesses das crianças, não há _______________, condição essencial para a qualidade da educação.
De acordo com o fragmento acima, escrito por Kishimoto (2010), a alternativa que preenche corretamente as lacunas, é:
Alternativas
Q1885756 Pedagogia
Leia os itens abaixo elencados, todos constantes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB – Lei nº 9.394/96, em seu Artigo 4º:

1. Educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade.
2. Educação infantil gratuita a s crianças de ate 5 (cinco) anos de idade.
3. Vaga na escola publica de educação infantil ou de ensino fundamental mais próxima de sua residência a toda criança a partir do dia em que completar 4 (quatro) anos de idade.

É verdadeiro afirmar que os itens acima tratam de:
Alternativas
Q1885757 Pedagogia
Com referência a Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009 que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, assinale a afirmativa incorreta:
Alternativas
Q1885758 Pedagogia
Leia o fragmento a seguir extraí do da Revisa o das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil:
“(...) é dar condições para as crianças explorarem o ambiente de diferentes maneiras (manipulando materiais da natureza ou objetos, observando, nomeando objetos, pessoas ou situações, fazendo perguntas etc) e construírem sentidos pessoais e significados coletivos, à medida que vão se constituindo como sujeitos e se apropriando de um modo singular das formas culturais de agir, sentir e pensar. Isso requer do professor ter sensibilidade e delicadeza no trato de cada criança, e assegurar atenção especial conforme as necessidades que identifica nas crianças.”
É verdadeiro afirmar que o fragmento trata de:
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: A
4: C
5: B
6: E
7: C
8: D
9: D
10: B
11: D
12: B
13: A
14: E
15: C