Questões de Concurso Público Prefeitura de Bauru - SP 2021 para Professor Substituto Ensino Fundamental - Anos Finais de Língua Portuguesa

Foram encontradas 50 questões

Q1858628 Português
A questão refere-se ao texto Os gêneros do discurso, In: Estética da criação verbal, 2011.
Bakhtin (2011) argumenta que “é impossível se comunicar verbalmente a não ser por algum gênero, assim como é impossível se comunicar verbalmente a não ser por algum texto”. Essa posição de Bakhtin é defendida por autores que tratam a língua em seus aspectos discursivos e enunciativos e não em suas peculiaridades formais, a qual concebe a língua como: 
Alternativas
Q1858629 Português
A questão refere-se ao texto Os gêneros do discurso, In: Estética da criação verbal, 2011.
Segundo Bakhtin (2011), os gêneros discursivos são relativamente estáveis de comunicação e são constituídos por: 
Alternativas
Q1858630 Português
A questão refere-se ao texto Os gêneros do discurso, In: Estética da criação verbal, 2011.
Considere as seguintes afirmações: I. Devemos considerar os gêneros discursivos como um meio social de produção e de recepção do discurso. II. As formas de gênero as quais modelamos nossa fala se ampliam e se diferenciam à medida que a própria esfera se desenvolve e fica mais complexa.  III. Os gêneros discursivos organizam nossa fala e escrita, mas não organizam as formas gramaticais e sintáticas. IV. Os gêneros estão disponíveis em nossa cultura e permitem ao falante prever quadros de comunicação com os quais se depara. V. A diversidade dos gêneros deve-se ao fato de estes variarem conforme as circunstâncias, a posição social e o relacionamento pessoal dos interlocutores. VI. Os gêneros são homogêneos e de fácil definição já que são formas absolutamente estáveis de estruturação de um enunciado.
Estão CORRETAS as afirmações: 
Alternativas
Q1858631 Português
Leia as afirmações sobre os gêneros textuais abaixo: I. Os gêneros textuais são fenômenos históricos profundamente desvinculados da vida cultural e social e das instâncias discursivas. II. Os gêneros textuais são entidades sociodiscursivas e formas de ação social incontornáveis em qualquer situação comunicativa. III. Os gêneros textuais caracterizam-se como eventos discursivos altamente maleáveis, dinâmicos e surgem emparelhados a necessidades e atividades socioculturais, bem como na relação com inovações tecnológicas. IV. Os gêneros textuais são construtos teóricos definidos por propriedades linguísticas intrínsecas e recebem designação teórica por tipo de textos. V. Os gêneros textuais caracterizam-se muito mais por suas funções comunicativas do que por suas peculiaridades linguísticas e estruturais.
Tendo por referência o texto Gêneros textuais: definição e funcionalidade (MARCUSCHI, 2005), assinale a alternativa que contém somente as afirmações CORRETAS:
Alternativas
Q1858632 Pedagogia
ANTUNES (2003) critica as aulas de português na escola que, de modo geral, segundo a autora, estas se dão numa perspectiva nomeadora e classificatória (centrada no reconhecimento das unidades e de suas nomenclaturas). Nessas aulas, prevalece o estudo de frases soltas, descontextualizadas e artificiais, criadas com o fim, apenas, de fazer o aluno reconhecer as unidades gramaticais, suas nomenclaturas e classificações. Para a autora, as aulas de português deveriam ultrapassar o viés estruturalista e ampliar a competência do aluno para o exercício cada vez mais pleno e mais fluente dessas habilidades comunicativas. Assinale a alternativa que apresenta a proposta de Antunes para as aulas de português nas escolas, nas habilidades de falar, ouvir, ler e escrever. 
Alternativas
Q1858633 Pedagogia
No texto Para (re)pensar o ensino de gêneros, Machado (2004) desenvolveu uma reflexão teórica sobre como a proposta teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo considera como “ensinar gêneros” nas aulas de Língua Portuguesa. Segundo a autora, o objeto real de ensino e aprendizagem é:
Alternativas
Q1858634 Pedagogia
Machado (2004), baseando-se em Bronckart (1997), afirma que, “com o ensino e aprendizagem dos gêneros, o aluno pode desenvolver seu conhecimento sobre os gêneros, sobre sua relação com o contexto, sobre o conjunto de suas coerções linguísticas e das valorações sociais próprias de cada um deles, assim como seu conhecimento sobre a possibilidade de adaptá-los a uma determinada situação”. Abaixo há duas sequências de enunciações: a primeira, numerada, refere-se aos níveis de análise do texto; a segunda, antecedida por parênteses em branco, refere-se às operações de linguagem. Numere os parênteses do segundo conjunto de enunciações de acordo com a sequência numerada do primeiro conjunto.
1- Com o ensino-aprendizagem dos tipos de discurso, o aluno pode dominar 2- Com o ensino-aprendizagem dos diferentes tipos de planificação, o aluno pode 3- Com o ensino-aprendizagem dos mecanismos enunciativos, o aluno pode 4- O domínio dos mecanismos de coesão verbal permite 5- O ensino-aprendizagem da utilização dos signos da língua, permitiria
( ) o desenvolvimento das representações do tempo e de sua organização. ( ) desenvolver processos mentais e linguageiros complexos: raciocínios práticos, implicados nas interações dialogais; raciocínios causais-cronológicos, implicados nos relatos e nas narrações; raciocínios de ordem lógica e/ou semi-lógica, implicados nos discursos teóricos.
( ) desenvolver a capacidade de selecionar e de utilizar os signos, com a apropriação progressiva de suas nuances semânticas.
( ) a mobilização das unidades e das estruturas linguísticas próprias de cada tipo e aprender as relações de interdependência entre gêneros, tipos e situação discursiva, inserindose nas representações coletivas constituintes dos mundos discursivos. ( ) desenvolver a capacidade de assumir diferentes formas de posicionamento e de engajamento enunciativos construídos em um grupo social e de se situar em relação a eles.
Assinale a alternativa que apresenta a ordem CORRETA da correlação entre operações de linguagem que desenvolvem capacidades de linguagem e níveis de análise do texto. 
Alternativas
Q1858635 Pedagogia
De acordo SCHNEUWLY e DOLZ (2004), o gênero é utilizado como meio de articulação entre as práticas sociais e os objetos escolares, mais precisamente no domínio da produção de textos orais e escritos. Com a utilização do gênero no funcionamento escolar, este passa a ser considerado megainstrumento porque:
Alternativas
Q1858636 Pedagogia
O ensino e a aprendizagem de um gênero são realizados a partir de uma dinâmica, chamada por Schneuwly e Dolz (2004) de modelos didáticos de gêneros (MDG), os quais são elaborados para planificar o seu ensino, pois instrumentaliza o professor na produção de Sequências Didáticas de atividades de linguagem. Assinale a alternativa que apresenta os três princípios em forte interação que a elaboração desse MDG compreende, seguida da caracterização de cada um deles.
Alternativas
Q1858637 Pedagogia
De acordo com MACHADO e CRISTOVÃO (2006), o conceito transposição didática deve ser compreendido como: 
Alternativas
Q1858638 Pedagogia
Leia as afirmações sobre sequências didáticas (SD) para o oral e a escrita que se seguem: I. A estrutura básica da Sequência Didática proposta por Schneuwly, Noverraz e Dolz é constituída por quatro etapas: apresentação da situação discursiva, produção inicial; módulos e produção final. II O objetivo principal de uma SD é o de ajudar o aluno a dominar melhor um gênero de texto, permitindo-lhe, assim, escrever ou falar de uma maneira mais adequada, numa dada situação de comunicação. III. A SD não proporciona trabalhar a diferenciação de aprendizagem entre os aprendizes e a progressão de aprendizagem em espiral. IV. Os princípios teóricos que subjazem a elaboração e as finalidades da SD são os pedagógico, psicológico e linguístico. V. No trabalho com a SD e as atividades de estruturação da língua, a ordem das atividades é aleatória, pois trata-se de um trabalho modular e, como tal, os módulos são estudados isoladamente.
Reconhecendo as características, conceitos e finalidades relacionados à sequência didática de atividades de linguagem proposta por Schneuwly, Noverraz e Dolz (2004), há, anteriormente, afirmações verdadeiras (V) e, outras, falsas (F). Observe a ordem em que se apresentam essas afirmações e assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1858639 Pedagogia
Segundo Schneuwly; Noverraz e Dolz (2004), o procedimento de ensino de um gênero pode ser sob a forma de sequência didática de atividades escolares, as quais devem ser organizadas, sistematicamente, em torno desse gênero. Tendo por base essa assertiva, assinale a alternativa que CORRETAMENTE descreve a ordem das atividades no interior de uma sequência didática.
Alternativas
Q1858640 Pedagogia
Para DOLZ; GAGNON; DECÂNDIO (2010), as dimensões da escrita são: fenômeno psicológico, linguageiro e social. O psicológico inclui cognitivo, afetivo e sensório motor; o linguageiro, textual, pragmático, sintático, lexical, ortográfico e gráfico; já o social, inclui o interacional e o cultural. Assinale a alternativa que apresenta as capacidades cognitivas requeridas pela escrita e como elas funcionam na produção de um texto referente ao componente cognitivo do fenômeno psicológico. 
Alternativas
Q1858641 Pedagogia
DOLZ; GAGNON; DECÂNDIO (2010), na obra Produção Escrita e Dificuldades de Aprendizagem, problematizam o ensino e a aprendizagem da produção escrita e discutem sobre as cinco operações mais comuns da produção textual escrita. Assinale a alternativa que apresenta essas operações. 
Alternativas
Q1858642 Português
Leia o Texto a seguir: “Um dia um corvo estava pousado no galho de uma árvore com um pedaço de queijo no bico, quando passou uma raposa. Vendo o corvo com o queijo, a raposa logo começou a matutar um jeito de se apoderar do queijo. Com esta ideia na cabeça, foi para debaixo da árvore, olhou para cima e disse: - Que pássaro magnífico avisto nessa árvore! Que beleza estonteante! Que cores maravilhosas! Será que ele tem uma voz suave para combinar com tanta beleza! Se tiver, não há dúvida de que deve ser proclamado rei dos pássaros. Ouvindo aquilo o corvo ficou que era pura vaidade. Para mostrar à raposa que sabia cantar, abriu o bico e soltou um sonoro “Cróóó!”. O queijo veio abaixo, claro, e a raposa abocanhou ligeiro aquela delícia [...]”. (Fábula A raposa e o corvo. https://www.sitedopastor.com.br/o-corvo-ea-raposa/ acesso em 7/2/2020).
Fundamentando-se na obra A coesão textual (KOCH,1994), e tomando por base o referente textual um corvo, assinale a alternativa que contém, na sequência da superfície textual, as marcas linguísticas e os recursos anafóricos que o retomam.
Alternativas
Q1858643 Pedagogia
Leia as afirmações, a seguir, dispostas em lista, sobre o ensino do oral, em língua materna, na escola. Em seguida, numere as afirmações iniciadas por parênteses de acordo com as referidas afirmações listadas acerca desse conteúdo: 1- finalidade do ensino da linguagem oral, em língua materna, na escola; 2- abordagem da linguagem oral usualmente feita na escola; 3- relação complexa do oral com a linguagem oral na escola; 4- objetos de trabalho escolar com a linguagem oral; 5- trabalho didático com o oral na escola; 6- ficcionalização; 7- palavra.
( ) práticas de linguagem diferenciadas (gêneros) que se dão pelo uso da palavra (falada), mas também por meio da escrita. ( ) unidade linguística com significado definida e regulada do exterior de uma situação discursiva, sobre a qual deve incidir prioritariamente o ensino do oral na escola. ( ) dialética entre oral e escrita, em que o oral é concebido como uma realidade multiforme, que entra em relação com a escrita de maneira diversa, ora aproximando, e mesmo dela depender, ora se distanciando. ( ) construção de representação das atividades de fala, em situações complexas. ( ) conhecer e dominar a língua, nas situações mais diversas; desenvolver uma relação consciente e voluntária com o próprio comportamento linguístico, fornecimento de instrumentos eficazes para melhorar as capacidades de falar. ( ) processo de representação interna e abstrata de uma situação de interação discursiva requerido para desenvolver atividade complexa de linguagem na escola. ( ) estabelecimento da dicotomia oral e escrita na escola, em cuja concepção a fala é vista como ideal, um todo homogêneo, que se confunde com a escrita, e como expressão cotidiana, que se opõe à escrita.
Baseando-se no texto Palavra e ficcionalização: um caminho para o ensino da linguagem oral (SCHNEUWLY, 2004), assinale a alternativa que apresenta a ordem CORRETA da numeração:
Alternativas
Q1858644 Pedagogia
De acordo com DOLZ; SCHNEUWLY; DE PIETRO (2004), a exposição oral deve ser ordenada em partes e subpartes de tal modo que se permitam distinguir as fases sucessivas de sua construção interna. Assinale a alternativa que apresenta, sequencialmente, essas fases. 
Alternativas
Q1858645 Pedagogia
De acordo com Jauss (1979), a leitura de obras literárias restringia-se à história da obra em si e do autor, considerando arte, no que tange a seus aspectos estéticos, somente em relação à produção, raramente se explorava o aspecto receptivo e, quase nunca, o comunicativo. Como um dos expoentes da Teoria da Estética da Recepção, que surge no horizonte dos anos 1960, Jauss denuncia a fossilização da história da literatura e propõe uma nova estética para a recepção da arte. Assinale a alternativa que NÃO representa o pensamento de Jauss sobre a obra literária: 
Alternativas
Q1858646 Pedagogia
De acordo com o Método Recepcional, elaborado por Bordini e Aguiar (1993), o ensino da leitura é planejado por unidades e constitui-se de cinco etapas específicas em relação ao horizonte de expectativas (daqui para frente HE) do aluno-leitor. Assinale a alternativa que correlaciona essas etapas com suas estratégias de ensino, progressivamente em espiral, apresentadas nos parênteses: 
Alternativas
Q1858647 Pedagogia
Antonio Candido (2012) distingue três funções da literatura e caracteriza cada uma delas. Assinale a alternativa CORRETA, segundo a perspectiva desse crítico da Literatura Brasileira:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: B
5: C
6: B
7: D
8: D
9: D
10: B
11: A
12: C
13: A
14: C
15: B
16: D
17: B
18: C
19: A
20: D