Questões de Concurso Público Prefeitura de Fortaleza - CE 2022 para Professor - Língua Portuguesa
Foram encontradas 40 questões
I. “O processo didático efetiva a mediação escolar de objetivos, conteúdos e métodos das matérias de ensino.” (LIBÂNEO, 1994, p. 28)
II. “A didática descreve e explica os nexos, relações e ligações entre o ensino e a aprendizagem; investiga os fatores codeterminantes desse processo [...].” (LIBÂNEO, 1994, p. 28)
Assinale a opção correta.
*BAGNO, Marcos. A língua de Eulália: novela sociolingüística. 15 ed. São Paulo: Contexto, 2006, p. 70.
(1) Gramática comparativa (2) Gramática descritiva (3) Gramática gerativa (4) Gramática histórica (5) Gramática prescritiva
(___) Corresponde à descrição de uma língua a qual utiliza regras formalizadas, que constituem um conjunto de instruções inteiramente explícitas, aplicáveis mecanicamente e capazes de gerar todas as frases gramaticais de uma língua e nenhuma agramatical.
(___) Trata-se de uma gramática sincrônica de uma língua, feita no modelo da gramática tradicional. (___) Seu objetivo é estabelecer normas de uso de uma língua e determinar aquilo que não se deve usar, tomando como parâmetro a variante linguística das pessoas cultas e dos bons escritores. (___) Coteja duas ou mais línguas ou dois estágios de uma mesma língua, confrontando suas estruturas fonéticas e morfológicas. (___) Representa o estudo das mudanças sucessivas dos sistemas (fonético, morfológico, gramatical) de uma língua.
*ANDRADE, Carlos Drummond de. Disponível em: https://www.pensador.com/professor/5/ (acesso em 26/04/2022).
*BRASIL. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofin al_site.pdf, p. 77 e 78 (acesso em 28/04/2022).
*EMERSON, Ralph Waldo. Disponível em: https://www.pensador.com/citacoes_sobre_educacao/ (acesso em 28/04/2022).
*PERINI, M. A. Gramática descritiva do português. 4 ed. São Paulo: Ática, 2005, p. 129.
**CURY, Augusto. Disponível em: https://www.pensador.com/vaidade/2/ (acesso em 28/04/2022).
Rossignoli* assevera que “o ensino de Sintaxe não se pode resumir à prática metalinguística de analisar termos e orações. [...] Ao professor de Sintaxe, portanto, competiria inteirar-se das teorias gramaticais ortodoxas e confrontá-las com teorizações modernas, ensejando, de acordo com o nível de seus alunos, atividades de reflexão sobre a língua. Sob esse sentido, a gramática tradicional poderá se constituir num instigante texto-base”; baseando-se em tal enunciado, esse professor, em sua prática didático-pedagógica, deve EVITAR:
*ROSSIGNOLI, Walter Afonso. Aspectos da sintaxe portuguesa: uma leitura
crítica da gramática tradicional. Disponível em:
https://docplayer.com.br/25433467-Aspectos-da-sintaxe-portuguesa-umaleitura-critica-da-gramatica-tradicional-resumo.html (acesso em 28/04/2022).