Questões de Concurso Público Prefeitura de Fazenda Rio Grande - PR 2017 para Professor

Foram encontradas 60 questões

Q850028 Português

Leia o texto a seguir.


Obra de Adoniran Barbosa torna-se patrimônio histórico e cultural paulistano


A Câmara de Vereadores de São Paulo aprovou projeto de lei que declara como patrimônio histórico e cultural a obra do sambista Adoniran Barbosa. A proposta do vereador Toninho Paiva (PR) foi enviada para sanção do prefeito.

O modo de falar simples e com pequenos erros gramaticais é uma das marcas da obra de Adoniran, conforme destaca a justificativa do projeto de lei. Em alguns casos, aparece em um jogo de palavras, como o apaixonado Álvaro, que também é um jogo de palavras com “alvo” em Tiro ao Álvaro. O personagem é o destino certo das frechadas [flechadas] disparadas pelo olhar da moça, mais mortíferas do que veneno estriquinina e bala de “revorver”.

A partir dessa poesia, identificada com as camadas menos favorecidas da população, Adoniran contava histórias de eventos diários que, às vezes, chegavam à crítica social, como no despejo de Saudosa Maloca. “Peguemos todas nossas coisas e fumo pro meio da rua, apreciá a demolição / Que tristeza que nós sentia / Cada tauba que caía doía no coração”, compôs Adoniran, dando voz aos sem-teto que observam a derrubada do imóvel onde tinham vivido nos últimos anos.

Disponível em:<http://www.redebrasilatual.com.br/entretenimento/2016/11/obra-de-adoniran-barbosa-torna-se-patrimonio-historico-e-cultural-3500.html>. Acesso em: 08/02/2017.


No trecho transcrito de Saudosa Maloca, podemos perceber exemplos dos desvios gramaticais em relação à norma-padrão, como já antecipava o parágrafo anterior. Quais das análises a seguir encontram exemplificação nos versos transcritos no último parágrafo?


1. Apagamento da desinência de infinitivo em forma verbal.

2. Ausência de marca de concordância verbal padrão.

3. Substituição de forma verbal por variante coloquial.

4. Supressão da marcação de concordância nominal.

Alternativas
Q850029 Português

Leia a tirinha a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


O humor pretendido pelo autor da tirinha se explica porque

Alternativas
Q850030 Português

Leia o texto a seguir.


Temos uma norma ortográfica, mas nunca teremos uma norma fonética. Os estudiosos se dividem, argumentam, explicam, e cabe a nós, falantes da língua portuguesa, escolher uma ou outra proposta. É importante lembrar que, neste assunto tão movediço da língua falada, qualquer opinião imperativa (= “não pode”, “é proibido”, “está errado”) é perigosa. Trata-se de uma opinião que deve ser respeitada, mas nunca vista como uma verdade absoluta. Devemos seguir os mais conceituados (que indicam a pronúncia paroxítona para rubrica como a correta) e, em casos divergentes, aceitar as duas opções como variantes legítimas. O que não podemos esquecer é que a fala vem primeiro e a escrita vem depois. A escrita é uma tentativa de representar, com sinais gráficos, uma realidade sonora. É absurdo afirmarmos que o “certo” é rubrica, porque não tem acento na escrita. O fato é o inverso: devemos escrever sem acento, porque rubrica é um vocábulo paroxítono (pronúncia normal para uma palavra terminada em “a”). Se, com o tempo, a pronúncia /rúbrica/ for consagrada pelo uso da maioria dos falantes, a língua padrão tem a obrigação de aceitar as duas opções, como já aconteceu com tantas outras: acróbata e acrobata, biótipo e biotipo...

Disponível em: <http://g1.globo.com/educacao/blog/dicas-de-portugues/post/recordar-e-aprender-qual-e-pronuncia-correta.html> . Acesso em: 08/02/2017


A leitura desse trecho e seus conhecimentos de ortografia e de acentuação gráfica permitem afirmar CORRETAMENTE que

Alternativas
Q850031 Português

Leia o texto a seguir.


Por que empresa proíbe caminhões de virar à esquerda e economiza milhões


Evitar ao máximo dobrar à esquerda. Isso é quase um mantra para os motoristas das vans da UPS, a empresa americana de entregas que diariamente distribui 18,3 milhões de pacotes e documentos. Por causa dessa política, os motoristas não seguem os caminhos mais curtos quando se dirigem de um ponto a outro, nem evitam que seus caminhões fiquem mais tempo no trânsito.

E por que fazem isso? Tentar dobrar à esquerda no trânsito (ou à direita, em países onde a mão é do lado esquerdo) faz com que o motorista tenha de esperar que o semáforo ou o trânsito no sentido oposto dê uma oportunidade de cruzar. Também torna mais provável uma colisão entre veículos.

Portanto, desde 2004, a UPS aplica o critério de não dobrar à esquerda e, atualmente, 90% das viagens que seus caminhões fazem são seguindo sempre pela direita. De acordo com a empresa, isso permitiu economizar por ano cerca de 38 milhões de litros de combustível, deixando de emitir 20 mil toneladas de dióxido de carbono. Além disso, entregam 350 mil pacotes a mais.

Disponível em: <http://www.bbc.com/portuguese/curiosidades-38891872> . Acesso em: 08/02/2017.


Sobre as relações de coesão desempenhadas pelas expressões destacadas no texto, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q850032 Português

Leia o texto a seguir.


Por que os seres humanos ficam irritados quando estão com fome


Se você já ficou irritado com alguém quando está com fome, você experimentou a sensação de estar “hangry” – nada mais que a união das palavras em inglês hungry (faminto) e angry (bravo). O fenômeno é tão comum, que vários cientistas realizaram pesquisas para tentar entender por que algumas pessoas sentem fome e raiva ao mesmo tempo.

A principal explicação para você se sentir assim é o baixo nível de glicose no seu sangue, segundo um estudo da Universidade de Chicago, nos EUA. Tudo que você come, desde carboidratos e proteínas até gorduras, são digeridos em glicose, aminoácidos e ácidos graxos. Tais nutrientes são distribuídos para seus órgãos para a produção de energia. Ao passar do tempo, a quantidade de glicose na corrente sanguínea começa a cair. Com isso, o seu corpo libera hormônios relacionados ao estresse, como cortisol e adrenalina. Por isso, tarefas simples podem se tornar complicadas quando os níveis de açúcar no sangue estão baixos. Além disso, você pode ficar confuso e “estourar” com qualquer pessoa.

Disponível em:<http://super.abril.com.br/comportamento/por-que-os-seres-humanos-ficam-irritados-quando-estao-com-fome/>. Acesso em: 08/02/2017.


Textos veiculados pela imprensa são, normalmente, revisados a fim de que o registro usado esteja em conformidade com a norma-padrão da língua escrita. Assinale a alternativa que apresenta um trecho do texto anterior em que a norma culta contemporânea da nossa língua NÃO foi respeitada.

Alternativas
Q850033 Português

Leia o texto a seguir.


Qual a maior palavra do Português? E de outros idiomas?


“Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico”, de 46 letras, designa uma pessoa que sofre de uma doença pulmonar aguda causada por respirar ar carregado de partículas de sílica, expelidas por vulcões.

É uma palavra técnica formada pela aglutinação de termos. É relativamente nova, mas já aparece no dicionário Houaiss.

__________, muitos especialistas da língua portuguesa “desclassificam” o termo, porque levam em conta só vocábulos com uma única raiz (o elemento irredutível que dá origem ao significado da palavra), somada a prefixos e sufixos. Segundo esse critério, a vencedora é a famosa “anticonstitucionalissimamente”, com 29 letras, que designa aquilo que se opõe ao que foi estabelecido pela Constituição.

Disponível em:<http://mundoestranho.abril.com.br/curiosidades/qual-a-maior-palavra-do-portugues-e-de-outros-idiomas/> . Acesso em: 08/02/2017.


O conectivo usado no início do segundo parágrafo foi apagado. Pela leitura do texto, poderíamos CORRETAMENTE inserir a palavra

Alternativas
Q850034 Português

Leia o texto a seguir, analise o conteúdo das cinco afirmativas e indique o que for VERDADEIRO.


Há quem diga que sarcasmo é o idioma oficial da internet, o que é perigoso, já que ele pode ser uma faca de dois gumes, causando desentendimentos e deixando corações magoados por aí. Pode uma máquina fazer o que humanos não conseguem fazer: detectar sarcasmo em linguagem escrita?

Essa pergunta motivou estudos de cientistas da Universidade Carnegia Mellon, nos Estados Unidos, que desenvolveram um algoritmo que consegue identificar quando usuários de redes sociais, como Twitter e Facebook, escrevem palavras sarcásticas.

Os desenvolvedores do algoritmo, David Bamman e Noah S. Smith, criaram um código que lia comentários e tweets terminados com a hashtag #sarcasm para criar um banco de dados. Em seguida, fizeram com que o algoritmo analisasse posts normais em busca de sarcasmo. Eliminando os falsos positivos, refinaram a operação.

Por fim, deixaram que o código funcionasse por conta própria. Depois de analisar milhares de posts, tweets e comentários, o algoritmo acertou em 85% dos casos e indicou que a pessoa que escreveu estava sendo sarcástica. Muito útil, não?

Disponível em: <http://revistagalileu.globo.com/Cultura/Cultura-digital/noticia/2016/01/cientistas-criam-algoritmo-para-identificar-sarcasmo-online.html> . Acesso em: 27 jan. 2016.


I. Seres humanos não entendem sarcasmo, motivo que levou os dois cientistas a desenvolverem o leitor computacional de sarcasmo.

II. O primeiro passo da criação do algoritmo baseou-se na leitura de mensagens que já continham sarcasmo, usadas para calibrar o dispositivo.

III. Logo após a finalização da calibragem, os resultados já proveram uma leitura confiável, sem necessidade de descartar certas informações.

IV. Em mais de três quartos dos casos analisados, por fim, o algoritmo conseguiu compreender o sarcasmo das postagens.

V. Os casos analisados na testagem se restringiram a postagens de perfis públicos em redes sociais.  

Alternativas
Q850035 Português

Leia o trecho a seguir.


Pernas longas, cintura de vespa, pés em pontas, peito pronunciado e longo cabelo loiro – a Barbie nasceu assim em 1959 e tornou-se a boneca mais famosa do mundo. A sua reputação é, no entanto, controversa. Ao longo de 57 anos, foi alvo de críticas ao irrealismo do seu corpo, e o molde da boneca original da Mattel mudou, mas pouco. Esta quinta-feira, a Barbie ganhou três novos tipos de corpo (alto, pequeno e curvilíneo) na sua linha Fashionistas para “reflectir melhor o mundo que as meninas percebem à sua volta”. No total, são 33 bonecas novas com quatro tipos de corpo, 30 cores de cabelo, 24 penteados, 22 tons de olhos, 14 estruturas faciais e sete tons de pele na linha Fashionistas. Terão uma linha de roupa própria e tamanhos de sapatos específicos para os diferentes corpos. A boneca mais diferente é a curvilínea – tem ancas largas e uma barriga ligeiramente saliente.

Disponível em: <https://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/nova-linha-barbie-1721690> . Acesso em: 28 jan. 2016.


Esse trecho foi retirado de um periódico digital de Portugal, como pode ser percebido pela leitura. Algumas estruturas linguísticas diferem quando se comparam o português brasileiro e o português europeu. Nesse texto, podemos citar, CORRETAMENTE

Alternativas
Q850036 Português

Leia o trecho a seguir.


O Brasil conseguiu avançar nas políticas educacionais nos últimos 10 anos, ampliando o percentual de matriculados nas escolas de 89,5% em 2005 para 93,6% em 2014, conforme levantamento recém-divulgado pela ONG Todos pela Educação. Mesmo assim, ainda há hoje 2,8 milhões de alunos na faixa entre quatro e 17 anos fora da escola. O agravante é que justamente quem mais precisa de acesso ao ensino, como forma de se qualificar para o mercado e de ascender socialmente, é quem mais está fora da escola. Em consequência, consolida-se uma desigualdade educacional que precisa se constituir no foco das ações oficiais nessa área. [...]

Disponível em: <http://zh.clicrbs.com.br/rs/opiniao/noticia/2016/01/desigualdade-na-educacao-4956206.html> . Acesso em: 28 jan. 2016.


De acordo com os dados levantados nesse trecho, pode-se afirmar CORRETAMENTE que

Alternativas
Q850037 Português

Leia o texto a seguir.


De uns tempos pra cá, virou mania explicar alguma coisa fazendo analogia com outra para, ao final, negar essa analogia com um “só que não”: “Esse livro é como se fosse um romance policial, só que não”.

Como sempre, não se sabe ao certo quando e onde surgiu o modismo, mas sabe-se que surgiu num determinado ato de fala de um único indivíduo (provavelmente alguém com forte influência social). Como um meme, essa “mutação” logo contaminou os receptores da mensagem, que passaram a copiar (replicar) a inovação em seus discursos. Em pouco tempo, milhares de pessoas estão usando e passando adiante o vírus “só que não”.

Essa moda lembra as empoladas declarações de Caetano Veloso, que, após discorrer longamente sobre o tudo e o nada, fazendo afirmações muitas vezes polêmicas, conclui com um seco “Ou não”. Ou seja, tudo o que o baiano disse é a mais profunda verdade – ou não. Pérola da lógica aristotélica, essa conclusão releva o óbvio preceito do terceiro excluído: de duas proposições contraditórias, uma é verdadeira; a outra, falsa. Só que, dito assim, o fecho retórico “ou não” anula toda a força argumentativa do que foi afirmado: por que levar em consideração uma opinião se seu próprio emitente admite que pode estar errada?


BIZZOCCHI, Aldo. A prova viva da evolução. Revista Língua. Ed. Segmento, n. 112, p. 27, fev. 2015.


Com base na leitura do trecho, é CORRETO inferir que

Alternativas
Q850038 Matemática
João doou o valor de R$ 175.000,00, para que seja dividido entre duas entidades carentes, A e B. Essa divisão deve ser feita de maneira que a razão entre os dois valores seja 3/7. Assim, a diferença entre o maior e o menor valor é
Alternativas
Q850039 Matemática
A equação 8x2 – 28x + 12 = 0 possui raízes iguais a x1 e x2. Qual o valor do produto x1 . x2?
Alternativas
Q850040 Matemática
Se 1 hectare equivale a 10 000 m2 , ou 1 ha = 10 000 m2 , e 1 alqueire (paulista) equivale a 24 200 m2 , ou 1 a = 24 200 m2 , então 1 alqueire (paulista) equivale a
Alternativas
Q850041 Matemática
Qual a medida do lado x (x > 0) de um quadrado cuja área é numericamente igual ao seu perímetro?
Alternativas
Q850042 Matemática
Dois meninos, Carlos e Rafael, estabelecem um diálogo. Diz Carlos: dá-me 5 das suas bolas de gude e ficaremos com a mesma quantidade. Rafael responde: dá-me 5 das suas e ficarei com o triplo das que lhe restam. Assinale a alternativa que apresenta o número de bolas de gude de Carlos e Rafael, respectivamente.
Alternativas
Q850043 Raciocínio Lógico

Raquel(Ana), Júlia(Bruna), Rita(Carla), Carolina(Daniela), Fernando(Antônio), Paulo(Bernardo), Gustavo(Claudio) e Antônio(Danilo) foram a uma festa aniversário.


Sobre essas pessoas, pode-se afirmar que:


• formam quatro casais (cada homem com uma mulher);

• Daniela não é esposa de Bernardo.


Durante a festa de aniversário, enquanto a esposa de Antônio dançava com o marido de Ana, Antônio, Daniela, Danilo, Bernardo e Carla conversavam. Assim podemos afirmar que a esposa de Danilo é

Alternativas
Q850044 Matemática

Um copo de caldo de cana, no formato de um cone circular reto, tem 10 cm de diâmetro e 14 cm de altura. Considere π ≅ 3.


Imagem associada para resolução da questão


A capacidade desse copo é

Alternativas
Q850045 Matemática
Uma pessoa tomou emprestado R$ 15000,00 pelo prazo de 60 dias e pagou R$ 300,00 de juros simples. A taxa de juros dessa transação foi de
Alternativas
Q850046 Matemática

O valor da expressão Imagem associada para resolução da questão é

Alternativas
Q850047 Raciocínio Lógico
Uma pesquisa realizada com 100 estudantes em uma escola, sobre dois tipos de sorvete vendidos na cantina, revelou que desses, 60 gostam de sorvete de morango, 20 gostam de sorvete de morango e chocolate e 10 não gostam de nenhum dos dois sabores. Quantos estudantes gostam apenas de sorvete de chocolate?
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: X
5: E
6: C
7: E
8: X
9: A
10: B
11: D
12: C
13: E
14: D
15: C
16: X
17: E
18: X
19: A
20: C