Questões de Concurso Público TJ-MS 2017 para Técnico de Nível Superior - Engenheiro Civil
Foram encontradas 14 questões
As instalações penitenciárias brasileiras revelam uma realidade bastante preocupante no que diz respeito à superlotação de suas celas. Um local com capacidade para 20 detentos acaba tendo uma população de 60. Em função disso, problemas como falta de higiene e de saneamento trazem como consequência, principalmente, a disseminação de doenças entre os presos. É importante lembrar que muitas vezes entre eles também pode haver alguém com algum tipo de deficiência física, por exemplo uma PMR (pessoa com mobilidade reduzida). Em função disso, a NBR 9050/2015 trata de alguns critérios de acessibilidade relacionados ao ambiente em questão. Dessa forma, no que diz respeito à acessibilidade, em delegacias e penitenciárias, segundo a NBR 9050/2015, analise as afirmações a seguir.
I. Pelo menos uma cela deve ser acessível e estar em rota acessível.
II. Deve haver ao menos dois sanitários e banhos acessíveis.
III. Ao menos 10% dos parlatórios, com no mínimo um, deve ser acessível tanto para detentos quanto para visitantes. É recomendação da norma também que ao menos outros 10% sejam adaptáveis.
IV. As áreas para atividades de lazer ou trabalho dos detentos devem ser acessíveis, sendo recomendado que ao menos outros 5% sejam adaptáveis.
É CORRETO apenas o que se afirma em
Estado-limite é o estado para além do qual a estrutura deixa de satisfazer as funções para que foi projetada. Dado que o estado-limite último – ELU de uma fundação está associado ao colapso parcial ou total da obra, considere as sentenças a seguir.
I. Perda de estabilidade global é um estado-limite último.
II. Ruptura por esgotamento da capacidade de carga do terreno é um estado-limite último.
III. Ruptura por deslizamento (fundações superficiais) é um estado-limite último.
IV. Ruptura estrutural em decorrência de movimentos da fundação é um estado-limite último.
V. Arranchamento ou insuficiência de resistência por tração é um estado-limite último.
Assinale a alternativa CORRETA.
As saídas de emergência em edificações têm o objetivo de permitir que a população possa abandoná-las em caso de incêndio e proporcionar o fácil acesso de auxílio externo para o combate ao fogo e a retirada da população. Considere as sentenças.
I. Os acessos devem permitir o escoamento fácil de todos os ocupantes do prédio.
II. Os acessos devem permanecer desobstruídos em todos os pavimentos.
III. Os acessos devem ter largura mínima de 1,0 metro.
IV. Os acessos devem ter pé-direito mínimo de 2,50 metros, com exceção de obstáculos representados por vigas, vergas de portas e outros, cuja altura mínima livre deve ser de 2,00 metros.
V. Os acessos devem ser sinalizados e iluminados com indicação clara do sentido da saída.
Assinale a alternativa CORRETA.
Instalações elétricas de baixa tensão devem ser inspecionadas e, nesse processo, diversas etapas devem ser observadas, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens. Sobre o tema, considere as afirmações a seguir.
I. A inspeção visual é destinada a verificar se os componentes que constituem a instalação fixa permanente estão conforme as normas aplicáveis.
II. A inspeção visual é destinada a verificar se os componentes que constituem a instalação fixa permanente foram corretamente selecionados e instalados de acordo com a norma.
III. A inspeção visual é destinada a verificar se os componentes que constituem a instalação fixa permanente não apresentam danos aparentes que possam comprometer seu funcionamento adequado e segurança.
IV. A inspeção visual é destinada a verificar se os ensaios atendem aos parâmetros esperados.
V. A inspeção visual deve preceder aos ensaios.
Assinale a alternativa CORRETA.
No software AutoCAD, existem dois métodos de trabalho para importar elementos gráficos de um arquivo externo para o arquivo atual. Os métodos podem ser acionados por meio dos comandos XREF e INSERT. A respeito das semelhanças e diferenças entre os dois comandos, considere as seguintes afirmações.
I. O comando XREF é mais utilizado para inserir um projeto base e sobre ele realizar outros projetos, enquanto o comando INSERT é mais utilizado para inserir elementos que irão compor o projeto atual e que podem ser utilizados também em outros projetos, sem relação com o atual.
II. Elementos inseridos com os dois comandos são atualizados automaticamente quando o arquivo externo é alterado.
III. Utilizar o comando INSERT para importar um arquivo externo grande produz um aumento no tamanho em disco do arquivo atual maior que a importação com o comando XREF.
IV. Elementos inseridos com o comando XREF podem ser transformados em blocos, tornando-os semelhantes aos inseridos com o comando INSERT.
V. Além da parte gráfica, os dois comandos importam também as informações de layers existentes no arquivo externo para o arquivo atual. Estes layers podem ser utilizados e manipulados da mesma forma que qualquer outro layer.
É CORRETO apenas o que se afirma em
O sistema construtivo Steel framming é conhecido mundialmente por ser um método industrializado que possibilita a realização de construção a seco com grande rapidez na execução. Possui como principal característica uma estrutura composta por perfis de aço galvanizado formados a frio, utilizados para compor painéis estruturais e não estruturais, vigas, tesouras e demais componentes. A função dos painéis estruturais é compor as paredes de uma construção assim, como ser utilizados como sistema estrutural. Já os não estruturais servem apenas como divisórias. As paredes que constituem a estrutura são chamadas de painéis estruturais ou autoportantes. Os painéis devem ser enrijecidos por meio de contraventamentos a fim de evitar deslocamentos indesejados. Para a montagem dos referidos painéis, existem três métodos que podem ser utilizados durante a construção: “stick”, por painéis e o método da construção modular.
No que diz respeito aos três métodos de montagem de painéis citados, analise as afirmações a seguir e marque a alternativa CORRETA.
Observe o fluxograma apresentado a seguir com suas etapas de estudo condicionantes, composição de custo e fechamento do orçamento.
MATTOS, Aldo Dórea. Como preparar orçamentos de obras. 1ªEd. São Paulo: PINI, 2006, p. 31.
Sobre orçamento e composição de custo, analise as afirmações a seguir e marque a CORRETA.