Questões de Concurso Público TJ-MS 2017 para Técnico de Nível Superior - Engenheiro Eletricista
Foram encontradas 40 questões
Leia o texto a seguir.
O terrorismo sempre fascinou Albert Camus, que, além de uma obra de teatro sobre o tema, dedicou bom número de páginas de seu ensaio sobre o absurdo, O Mito de Sísifo, a refletir sobre esse insensato costume dos seres humanos de achar que assassinando os adversários políticos ou religiosos se resolvem os problemas. A verdade é que salvo casos excepcionais, em que o extermínio de um sátrapa atenuou ou pôs fim a um regime despótico – os dedos de uma das mãos dão e sobram para contá-los – esses crimes costumam piorar as coisas que querem melhorar, multiplicando as repressões, perseguições e abusos. Mas é verdade que, em alguns raríssimos casos, como o dos narodniki russos citados por Camus, que pagavam com sua vida a morte dos que eles matavam pela “causa”, havia, em alguns dos terroristas que se sacrificavam atentando contra um verdugo ou um explorador, certa grandeza moral.
Disponível em: < https://brasil.elpais.com/brasil/2017/08/19/opinion/1503153835_678637.html>. Acesso em: 19/08/17. (Excerto).
O vocábulo que pode assumir diferentes funções, de acordo com o contexto de ocorrência. Assinale a alternativa que apresenta a análise adequada da ocorrência destacada do texto.
Você não resiste a uma livraria. Mesmo sabendo que já tem vários livros ainda não lidos em casa, (1) entra e sai com novas aquisições. (2) Ou faz o mesmo na internet ao receber um e-mail avisando que alguns livros do assunto pelo qual você tem interesse estão em promoção. Resultado: você tem uma pilha de leituras muito maior do que realmente consegue ler. Quem é apaixonado por livros (3) provavelmente se identifica com a situação descrita. Isso acontece tanto que existem grupos de apoio sobre o assunto em redes sociais voltadas para leitores, como o Goodreads.
Existe uma palavra em japonês que define a sensação já bem conhecida por leitores e compradores ávidos de livros: “tsundoku”. Trata-se do hábito de comprar materiais de leitura e deixá-los em uma pilha sem nunca serem livros. Em entrevista ao Quartz, o professor de japonês (4) Sahoko Ichikawa, da Universidade Cornell, dos Estados Unidos, explicou que o termo teve origem no século 19 e que "tsunde" significa empilhar coisas e "oku", (5) deixá-las de lado por um tempo.
Disponível em:<http://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2017/08.html>
O TEXTO A SEGUIR É REFERÊNCIA PARA RESPONDER A QUESTÃO
Em uma conferência que escreveu sobre o destino da literatura, Lima Barreto afirmava: “Entrando no segredo das vidas e das coisas, a literatura reforça nosso natural sentimento de solidariedade com nossos semelhantes, explicando-lhes os defeitos, realçando-lhes as qualidades e zombando dos fúteis motivos que nos separam uns dos outros. Ela tende a obrigar a todos nós a nos tolerarmos e a nos compreendermos; e, por aí, nós nos chegaremos a amar mais perfeitamente na superfície do planeta que rola pelos espaços sem fim”.
A ideia de que a arte pode ter uma função na sociedade, seja como elemento de união entre os homens, seja pelo potencial de transformação da sociedade, era cara ao escritor carioca, homenageado da 15.ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Sua literatura incluía os suburbanos, negros, despossuídos de toda sorte e, nesse sentido, promovia um olhar da elite letrada sobre tais personagens esquecidos na trama urbana, bem como abarcava seus temas e reivindicações. Um tipo de arte que perdeu o sentido por longas décadas na história da literatura brasileira, mas que nos últimos anos tem mostrado sua pertinência atemporal.
Disponível em:<http://epoca.globo.com/cultura/noticia/2017/07.html> . Acesso em: 14/08/17.Considerando o disposto no Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul sobre os atos do Tribunal de Justiça, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
I. Provimentos são instruções ou determinações de caráter regulamentar, expedidos para a boa ordem, regularidade e uniformização dos serviços da Justiça e fiel observância da Lei.
II. Voto é a manifestação proferida pelo Conselho Superior da Magistratura, por comissão – permanente ou transitória –, ou por juízes auxiliares ou corregedores, no exercício de suas funções, por ocasião da conclusão de seus trabalhos nos respectivos processos.
III. Portarias são atos administrativos, visando à reestruturação dos serviços.
IV. Instruções são atos de ordenamento administrativo interno, visando a disciplinar o modo e a forma de execução
de serviços da Secretaria do Tribunal e dos órgãos auxiliares.
Relacionado a uso e ocupação dos lotes urbanos, o Estatuto da Cidade prevê a necessidade da realização de um Plano Diretor para municípios com 20 mil habitantes ou mais, para cidades integrantes de regiões metropolitanas e aglomerações urbanas e com aspecto de especial interesse turístico. Considerando as informações anteriores e sabendo que nas consultas para fins construtivos dos municípios existem três índices relacionados ao uso de ocupação do solo (denominados coeficiente de aproveitamento, taxa de ocupação e permeabilidade mínima), a máxima área computável, a projeção da estrutura e a máxima área impermeabilizada permitida para um terreno de área igual a mil metros quadrados (1000m²) estão descritas CORRETAMENTE em:
*Dados os seguintes parâmetros construtivos: coeficiente de aproveitamento igual a 2 (dois), taxa de ocupação igual a 50% ou 0,5 (cinquenta por cento ou meio) e Permeabilidade mínima igual a 0,25 ou 25% (um quarto ou vinte e cinco por cento)
Visando a proteger a entrada de energia de um sistema monofásico de corrente alternada, um circuito de proteção contra descargas atmosféricas foi desenvolvido. Esse circuito é composto por um varistor e um centelhador a ar (somente centelhador sem circuito de disparo) entre a fase e o neutro, montado na entrada de energia. Sobre este circuito, avalie as seguintes afirmações:
I. Sem um indutor de coordenação entre varistor e o centelhador, o centelhador nunca irá atuar.
II. Podemos substituir o varistor por um DIAC, que é tão rápido quanto o varistor e não degrada.
III. Deve ser previsto um fusível em série com o varistor para evitar que ele entre em combustão.
IV. A função do centelhador a ar é atuar antes do varistor para evitar que este se degrade quando submetido a uma descarga de grande magnitude.
É CORRETO apenas o que se afirma em
Sobre os motores elétricos, avalie as afirmações a seguir.
I. Um motor de indução trifásico tem a velocidade de rotação do eixo motor menor que a velocidade síncrona (aquela com que gira o campo magnético).
II. Um motor síncrono trifásico tem a velocidade de rotação do eixo motor variando, conforme o torque mecânico no eixo, quando em funcionamento normal.
III. Um motor de indução (bobinado) trifásico pode ter o seu torque de partida alterado pela inserção de resistências externas em série com o enrolamento do rotor.
IV. Um motor de indução monofásico não necessita de um segundo enrolamento cruzado, pois como o fluxo magnético varia com o tempo isto garante o seu funcionamento.
Está(ão) CORRETA(S) apenas a(s) assertiva(s)
Observe o circuito apresentado.
Com base nos valores dos componentes, supondo que o capacitor C1 se encontra descarregado, após a chave S1 ser
fechada, pode se afirmar que
Um engenheiro que trabalha com CFTV precisa ligar uma câmera de vídeo, que apresenta impedância de 50 ohms, com um par trançado de 100 ohms, visando a economizar, pois um cabo coaxial de 50 ohms é bem mais caro que par trançado de 100 ohms. Para fazer esta ligação com a melhor transferência de energia, ele utiliza um transformador, com N1 espiras no lado da câmera e N2 espiras no lado do par trançado.
A relação de espiras (N1/N2), para garantir a melhor transferência de energia, deve ser
Neste circuito, a chave S1 ficou fechada por muito tempo até atingir um estado estacionário. Após esse tempo, a chave S1 é aberta. A tensão sobre o resistor R2 (VR2 como mostrado na figura) imediatamente após a chave S1 ser aberta é de
No software AutoCAD, existem dois métodos de trabalho para importar elementos gráficos de um arquivo externo para o arquivo atual. Os métodos podem ser acionados por meio dos comandos XREF e INSERT. A respeito das semelhanças e diferenças entre os dois comandos, considere as seguintes afirmações.
I. O comando XREF é mais utilizado para inserir um projeto base e sobre ele realizar outros projetos, enquanto o comando INSERT é mais utilizado para inserir elementos que irão compor o projeto atual e que podem ser utilizados também em outros projetos, sem relação com o atual.
II. Elementos inseridos com os dois comandos são atualizados automaticamente quando o arquivo externo é alterado.
III. Utilizar o comando INSERT para importar um arquivo externo grande produz um aumento no tamanho em disco do arquivo atual maior que a importação com o comando XREF.
IV. Elementos inseridos com o comando XREF podem ser transformados em blocos, tornando-os semelhantes aos inseridos com o comando INSERT.
V. Além da parte gráfica, os dois comandos importam também as informações de layers existentes no arquivo externo para o arquivo atual. Estes layers podem ser utilizados e manipulados da mesma forma que qualquer outro layer.
É CORRETO apenas o que se afirma em
As instalações penitenciárias brasileiras revelam uma realidade bastante preocupante no que diz respeito à superlotação de suas celas. Um local com capacidade para 20 detentos acaba tendo uma população de 60. Em função disso, problemas como falta de higiene e de saneamento trazem como consequência, principalmente, a disseminação de doenças entre os presos. É importante lembrar que muitas vezes entre eles também pode haver alguém com algum tipo de deficiência física, por exemplo uma PMR (pessoa com mobilidade reduzida). Em função disso, a NBR 9050/2015 trata de alguns critérios de acessibilidade relacionados ao ambiente em questão. Dessa forma, no que diz respeito à acessibilidade, em delegacias e penitenciárias, segundo a NBR 9050/2015, analise as afirmações a seguir.
I. Pelo menos uma cela deve ser acessível e estar em rota acessível.
II. Deve haver ao menos dois sanitários e banhos acessíveis.
III. Ao menos 10% dos parlatórios, com no mínimo um, deve ser acessível tanto para detentos quanto para visitantes. É recomendação da norma também que ao menos outros 10% sejam adaptáveis.
IV. As áreas para atividades de lazer ou trabalho dos detentos devem ser acessíveis, sendo recomendado que ao menos outros 5% sejam adaptáveis.
É CORRETO apenas o que se afirma em