Questões de Concurso Público CFP 2018 para Especialista em Psicologia - Social

Foram encontradas 3 questões

Q1297123 Psicologia
A Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) prevê a equipe básica de um centro de referência da assistência Social (CRAS) com a presença de um assistente social e de um psicólogo. Há orientação de que o psicólogo contratado para trabalhar no CRAS não exerça ali técnicas de psicoterapia, considerando que tal prática profissional seja exercida na saúde pelas equipes de referência. A respeito desse tema, julgue os itens a seguir.
I Não há segurança, para o campo da assistência social, da base científica dos recursos técnicos empregados pelos psicólogos em seu trabalho no CRAS.
II O trabalho da assistência social realizado pela equipe do CRAS é multidisciplinar e visa ao apoio à população em geral, privilegiando a população que sofre algum risco social. Assim, os recursos do campo da assistência social e da psicologia social são aplicados, de comum acordo, pela equipe básica do CRAS.
III Considerando que o trabalho do CRAS consista prioritariamente na distribuição das Bolsas‐Família, conforme preconiza a LOAS, o psicólogo social ficará necessariamente subordinado ao assistente social.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1297133 Psicologia
Desde que as políticas de saúde passaram a priorizar a  atenção  primária  como  forma  de  fazer  frente  às  questões  contemporâneas  de  saúde,  a  saúde  promocional  tornou‐se parte importante das políticas setoriais e, em sua formulação  mais  abrangente,  não  visa  imputar  responsabilidade  às  pessoas.  A  moderna  concepção  de  promoção  da  saúde,  segundo  Márcia  Westphal  (2006),  tem  por  base  cinco  princípios:  uma  concepção  holística  de  saúde,  voltada  à  multicausalidade  do  processo  saúde‐doença;  a  equidade  como  forma  de  enfrentar  as  desigualdades  estruturais,  relacionada,  portanto,  à  distribuição  desigual  dos  determinantes  da  saúde  na  população;  a  intersetorialidade  como estratégia para dar conta da complexidade do processo  saúde‐doença; a participação social na definição das políticas, no controle social e na avaliação das ações e dos serviços; e a sustentabilidade como forma de garantir ações duradouras.
Mary Jane Spink. Psicologia social e políticas de existência:   fronteiras e conflitos. Bernardes e Medrado (orgs.).   1.ª ed. Maceió: ABRAPSO, 2009 (com adaptações). 
Segundo Mary Jane Spink, 
Alternativas
Q1297136 Psicologia
O movimento da luta antimanicomial completou trinta anos no mês de dezembro de 2017 e comemorou com um grande evento em Bauru (SP), cidade que sediou o primeiro encontro. O evento é muito atual em razão da tentativa de retrocesso promovida pelo Ministério da Saúde com portarias que incluem os manicômios na rede de atenção psicossocial (RAPS), aumentando o valor remunerado e contrariando a conhecida Lei Paulo Delgado, um dos marcos da reforma psiquiátrica. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.
I Nos últimos anos, a consolidação da reforma psiquiátrica brasileira levou à expansão da RAPS, com milhares de centros de atenção psicossocial (CAPS) em todo o Brasil e a diminuição dos leitos psiquiátricos em manicômios. II O Programa de Volta para Casa retirou milhares de moradores dos hospitais psiquiátricos, devolvendo a eles a condição de morar em liberdade, nas cidades, nos chamados serviços residenciais terapêuticos, presentes em muitos municípios brasileiros.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: A