Questões de Concurso Público SEDF 2022 para Professor de Educação Básica - Gastronomia, Edital nº 31
Foram encontradas 45 questões
As luminárias das áreas de preparação ou exposição dos alimentos, bem como de outros locais onde houver risco de contaminação dos alimentos, devem ser apropriadas e mantidas limpas, bem como estar protegidas contra explosão e quedas acidentais.
As instalações sanitárias devem estar separadas dos locais de manipulação e armazenamento de alimentos e devem ter acesso direto a estes locais, devendo ser mantidas organizadas e em estado adequado de conservação e funcionamento.
Devem existir lavatórios exclusivos para a higiene das mãos nas áreas de manipulação, em posições estratégicas em relação ao fluxo de preparo dos alimentos e em número suficiente, de modo a atender toda a área de preparação.
As superfícies dos equipamentos, dos móveis e dos utensílios utilizados na preparação, na embalagem, no armazenamento, no transporte, na distribuição e na exposição à venda dos alimentos devem ser lisas, impermeáveis e laváveis e estar isentas de rugosidades.
Todos os equipamentos da unidade devem estar posicionados de forma a permitir livre acesso embaixo, em cima e ao seu redor.
O uso de barba durante a manipulação dos alimentos é permitido em casos específicos.
Usar luvas no momento da manipulação de alimentos exime o manipulador da obrigação de lavar as mãos antes de iniciar a manipulação.
Devido a sua característica objetiva, os procedimentos operacionais padrão (POP), conforme a NBR 15635, devem conter, no mínimo, instruções sequenciais das operações, especificando o nome, o cargo e(ou) a função dos responsáveis pelas atividades.
A farinha de trigo é composta por diversas proteínas, entre as quais se incluem as gliadinas e gluteninas, proteínas solúveis que, em conjunto, formam a cadeia do glúten.
Na panificação, a água é utilizada para hidratar a farinha, auxiliar na formação do glúten e permitir a gelatinização do amido.
O fermento químico é um concentrado de fungos específicos que se alimentam de alguns tipos de açúcar e realizam a fermentação.
O fermento biológico fresco é uma massa de fermento e amido em forma úmida, com 70% de umidade.
Temperaturas inferiores a 0 °C ou superiores a 45 °C realizam a desnaturação e a morte do fermento biológico.
Massas quebradiças, como a patê brisée, utilizam-se da técnica de sablage, que consiste em impermeabilizar os grãos de farinha com gordura antes da inserção de hidratação, mantendo-se, assim, a textura arenosa e quebradiça da massa.
O merengue francês, diferentemente do merengue suíço, não sofre processo cocção.
O creme inglês é um creme base da confeitaria, sendo constituído de leite, açúcar e ovos (clara e gema).
O mirepoix clássico é uma mistura de vegetais utilizados para dar sabor a fundos e molhos, e os ingredientes que o compõem são cebola, cenoura e salsão.
A cebola piquée é um aromático da cozinha que consiste em uma cebola cortada ao meio e queimada na chapa ou frigideira até ficar escura.
Ervas desidratadas devem ser empregadas no começo da cocção, para que ocorra a sua hidratação.
O roux é um agente espessante à base de gordura e amido que sofre um processo de cocção; quanto menor for o tempo de cocção, menor será o seu poder espessante.