Questões de Concurso Público COFFITO 2023 para Advogado
Foram encontradas 15 questões
No que se refere a assuntos da atualidade no Brasil e no mundo, julgue o item.
O Brics chancelou a entrada de mais países no bloco e
tal expansão fez a sigla mudar para Brics+.
O ex‑presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, responde a dezenas de processos criminais e, por isso, tornou‑se réu em uma audiência na justiça federal dos Estados Unidos.
Uma doença infecciosa causada por uma bactéria transmitida por meio da picada de uma das espécies de carrapato tem provocado mortes e, também, medidas de alerta em cidades do Brasil.
Além da Ucrânia, o presidente Vladimir Putin ameaçou a vizinha Belarus com ogivas nucleares posicionadas na fronteira entre os dois países.
Charles III foi coroado na Inglaterra como chefe de Estado e também líder do parlamento monarca britânico.
Putin está, ininterruptamente, há mais de uma década no poder, pois o mandato de presidente na Rússia é de seis anos.
O grupo mercenário e paramilitar Wagner iniciou um motim contra o governo russo, mas a rebelião foi debelada antes que houvesse perdas de ambos os lados.
A morte de um jovem de origem norte‑africana na França, por um agente do Estado, gerou protestos violentos na cidade onde o adolescente morreu e em outros locais do país.
Com relação a temas da atualidade no Brasil e no mundo, julgue o item.
O monitoramento por satélite apontou que os últimos
cinco anos foram recordistas em preservação e
reflorestamento na Amazônia.
O fundo Amazônia, verba destinada a apoiar financeiramente a preservação da floresta Amazônica, havia sido bloqueado, mas já acumula bilhões em doações após o desbloqueio.
O maior volume de desmatamento na Amazônia responde, respectivamente, pela mineração ilegal e pela extração madeireira, seguidas pela agricultura e pela pecuária.
Além de abrigar a maior biodiversidade do planeta, a região amazônica também hospeda a maior população indígena do mundo.
Uma grande frustração dos ambientalistas com a última conferência do clima realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a COP27, foi o fato de o Brasil possuir a maior biodiversidade do mundo, mas não ter sido convidado a participar do debate.
A invasão de terras indígenas na Amazônia afeta diretamente a sustentabilidade dos povos originários e uma das terras de grande desmatamento pelo garimpo ilegal é a terra indígena Munduruku.
Facções criminosas ligadas ao narcotráfico têm contribuído para o desmatamento da Amazônia ao atuar junto a atividades extrativas ilegais na região.