Questões de Concurso Público Prefeitura de Itapevi - SP 2013 para Assistente Social

Foram encontradas 40 questões

Q399766 Serviço Social
Sobre a evolução histórica do Serviço Social no Brasil assinale a alternativa “incorreta":
Alternativas
Q399767 Direito Constitucional
A importância da família para crianças e adolescentes é reconhecida expressamente pela Constituição Federal, conforme a Redação dada Pela Emenda Constitucional nº 65, de 2010, o Art. 226 delimita matéria sobre “A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado", frente as alternativas abaixo podemos indicar que a “incorreta" é:
Alternativas
Q399768 Serviço Social
São as estratégias metodológicas utilizadas pela pesquisa social:
Alternativas
Q399769 Serviço Social
Sobre a Política Nacional de Atenção Básica, aprovada pela Portaria 648/GM, de 28 de março de 2006, é “correto" afirmar que a mesma determina que a Atenção Básica tenha como fundamentos:
Alternativas
Q399770 Serviço Social
Considerando a família como estrutura vital para o desenvolvimento das pessoas e a base social do Estado, não restam dúvidas de que crianças e adolescentes gozam do direito de serem criados e educados no seio de suas famílias. Um ambiente familiar afetivo que atenda às necessidades da criança e do adolescente constitui:
Alternativas
Q399771 Serviço Social
O assistente social tendo um olhar crítico, uma intencionalidade no trabalho social e sendo conhecedor de seu papel, contribui para que o trabalho em uma equipe interdisciplinar tenha efetividade e seja de acordo com que se propõe. Em termos de formação profissional, é “incorreto" afirmar que:
Alternativas
Q399772 Serviço Social
Conforme Lei 8.742/93, conhecida como Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), no que diz respeito ao benefício de assistência Social ao idoso e ao deficiente, das alternativas abaixo indique a “incorreta":
Alternativas
Q399773 Serviço Social
Considerando a evolução do direito infanto- juvenil no cenário nacional, podemos afirmar que, antes do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Lei nº 8.069, vigorava no Brasil:
Alternativas
Q399774 Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
O aparato jurídico brasileiro, de um modo geral, está adequado aos padrões internacionais definidos na Convenção Internacional dos Direitos da Infância e nas Convenções da Organização Internacional do Trabalho. Os direitos relativos ao trabalho infanto-juvenil são regulamentados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, pela Constituição Federal e pela Consolidação das Leis do Trabalho. Frente assertivas abaixo, indique o que determina a Emenda Constitucional nº 20, aprovada em dezembro de 1998.
Alternativas
Q399775 Serviço Social
Entre os objetivos da Clínica Ampliada, não se inclui:
Alternativas
Q399776 Serviço Social
A Deliberação nº 14 do Eixo Fiscalização Profissional define que se deve “incluir no estudo do Grupo de Trabalho sobre Serviço Social na Saúde, do Conselho Nacional de Saúde, que reconhece a categoria de assistentes sociais como profissionais de saúde, além da Resolução CFESS nº 383, de 29/03/1999, que caracteriza o assistente social como profissional de saúde. Segundo o Ministério da Saúde, função é atribuição ou conjunto de atribuições conferidas a cada categoria profissional ou proposta individualmente a determinada atividade, nesse sentido, indicam a alternativa que “não apresenta" as atribuições do Serviço Social na área da Saúde:
Alternativas
Q399777 Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Lei nº 8.069, de 13/07/1990, em observância à orientação constitucional, adotou a Doutrina da Proteção Integral no trato das questões ligadas a crianças e adolescentes, o artigo 4º, “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão (destaques acrescidos), evidencia tal orientação". No entanto, passados 20 anos da publicação do Estatuto, é possível afirmar que:
Alternativas
Q399778 Pedagogia
Conforme determinação contida no Artigo 4º inciso X, da Lei nº 9.394/06, no que tange à obrigatoriedade de o Estado efetivar o direito à educação através da garantia de vaga em escolas públicas de ensino fundamental e, também, de educação infantil, escolha a alternativa que está “incorreta":
Alternativas
Q399779 Serviço Social
São atendimentos as necessidade básicas do ser humano:
Alternativas
Q399780 Serviço Social
Em relação ao processo de interação profissional é fundamental ao Serviço Social a interdisciplinaridade, pois na prática, os profissionais se fortalecem vivendo e vivenciando o trabalho em equipes multiprofissionais. É correto afirmar que é fundamental ao assistente social adotar postura que ajude na:
Alternativas
Q399781 Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
O Art. 4º, da Lei, n 8.069, de 13 de Julho de 1990, dispõe que: “é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária". Das alternativas abaixo, indique a que “não faz parte"do Parágrafo único, que delimita garantia de prioridade:
Alternativas
Q399782 Serviço Social
A concessão do Benefício de Prestação Continuada é feita:
Alternativas
Q399783 Serviço Social
O diálogo sério e intencional, utilizado no serviço social com funções de esclarecimento, análise e ação, é chamado de:
Alternativas
Q399784 Serviço Social
Os problemas emocionais decorrentes do impacto da internação, afastamento de seus familiares, e consequentemente prognóstico, e mais uma série de atores no internamento que contribuem para angustiar o paciente. Sendo assim, vemos a necessidade da atuação do Serviço Social no âmbito Hospitalar, junto à relação paciente internado e sua família, no sentido de amenizar as tensões causadas pela doença e todo o processo de hospitalização. Frente ao exposto, indique a alternativa que não está ligada a atuação do Assistente social no âmbito hospitalar:
I. Catarse, Anamnese Social, Reunião de grupo, entre outras, onde o profissional colhe dados e informações necessárias para um melhor atendimento e /ou percepção das necessidades a serem trabalhadas com o paciente e seus familiares.
II. Orientação sobre as formas de aceitação e como conviver com uma nova realidade em função de seu diagnóstico e a forma como encarar e conviver com tal patologia, a fim de que tenha uma boa recuperação e um acompanhamento ambulatorial para tal caso.
III. Acompanhamento da evolução do paciente, realizando consulta social para dar encaminhamento às situações detectadas, esperando contar com o apoio da equipe multidisciplinar
.

Frente as assertivas acima é correto afirmar que:
Alternativas
Q399785 Serviço Social
As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios, exceto:
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: A
4: A
5: A
6: C
7: A
8: A
9: A
10: D
11: A
12: A
13: D
14: A
15: A
16: D
17: D
18: A
19: A
20: C