Questões de Concurso Público UFCG 2025 para Pedagogia

Foram encontradas 30 questões

Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Pedagogia |
Q3188753 Pedagogia
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de uma instituição de Educação Superior, exigido pelo Ministério da Educação, corresponde ao plano estratégico, e define objetivos e princípios educacionais orientadores das suas atividades, bem como apresenta os meios e recursos para cumprir as metas definidas pela comunidade acadêmica. Tal documento se desdobra em outros, para que a finalidade da instituição se concretize efetivamente. Um dos desdobramentos mais importantes do PDI é o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) o qual sistematiza a identidade institucional em relação ao seu compromisso social com a formação de profissionais e pesquisadores cidadãos, cuja atuação contribua para a transformação da qualidade de vida da sociedade (Masetto, 2012). Considerando o texto apresentado, avalie as proposições a seguir:

I - O PPI é um documento estático, pois, ao ser aprovado pelo colegiado da instituição, torna-se uma referência fixa para todas as ações pedagógicas.
II - O PPI deve contemplar a diversidade dos estudantes, promovendo ações afirmativas e práticas pedagógicas inclusivas que garantam o acesso, a permanência e o sucesso de todos os alunos.
III - A avaliação do PPI é um processo fundamental para verificar a efetividade das ações pedagógicas e identificar as necessidades de ajustes e melhorias no documento.
IV - O PPI organiza e consolida a programação das atividades de ensino, pesquisa e extensão, dos cursos de graduação, especialização e pós- graduação, bem como orienta as políticas sobre o corpo docente e a infraestrutura acadêmica, administrativa e pedagógica.

A partir do texto, é CORRETO concluir o que se afirma em:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Pedagogia |
Q3188754 Pedagogia
Os professores André e Júlio trabalham no Curso de Pedagogia em uma mesma instituição de ensino superior. O professor André concentra seus esforços no trabalho com os conteúdos do seu Plano de Ensino, priorizando a exposição oral, apresentando exemplos e notícias atualizadas sobre os assuntos trabalhados e utilizando das referências bibliográficas. O professor Júlio desenvolve projetos interdisciplinares que envolvem os estudantes em pesquisas e ações de extensão, promovendo a articulação entre teoria e prática. Considerando as práticas dos professores e a relação entre ensino, pesquisa e extensão, avalie as proposições a seguir:

I - O professor André, ao focar no trabalho com os conhecimentos, atende aos princípios da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, pois a base de qualquer trabalho docente é a sólida formação teórica dos estudantes.
II - O professor Júlio, ao desenvolver projetos interdisciplinares, demonstra sua compreensão sobre a função social da universidade, promovendo a integração entre as diferentes áreas do conhecimento e a articulação com a comunidade.
III - A prática do professor André é adequada para a formação de profissionais críticos e reflexivos, capazes de atuar de forma transformadora na sociedade, pois o aprofundamento teórico potencializa o desenvolvimento de competências.

A partir do caso, é CORRETO concluir o que se afirma em:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Pedagogia |
Q3188755 Pedagogia
O contexto escolar tem sido palco para comportamentos violentos e perturbadores, sendo espaço/lugar, muitas vezes, de conflitos. Uma ferramenta que tem sido utilizada é a mediação de conflitos, de modo que, a partir de um diálogo entre os envolvidos, se produza um acordo com um caráter resolutivo em algumas situações conflituosas (Vieira; Felipe; Hermes, 2022).
Considerando o texto acima, analise as alternativas a seguir quanto ao papel do professor na mediação de conflitos:

I - O professor, além de ser um elemento chave nas situações de ensino e de aprendizagem do aluno, é aquele que busca organizar o espaço escolar livre de violência numa perspectiva de paz e sem hostilização.
II - O professor atua como um mediador na forma de ensino e também como um agente responsável por fortalecer a cultura da paz através da mediação.
III - O professor precisa observar como as demandas apresentadas em uma sociedade contemporânea e moderna chegam no contexto escolar, voltando seu olhar apenas para os processos de ensino e aprendizagem, desconsiderando as situações de conflito e violência, uma vez que estas são de responsabilidade da orientadora educacional.

A partir do texto, é CORRETO concluir o que se afirma em:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Pedagogia |
Q3188756 Pedagogia
Uma professora do ensino fundamental realizou uma atividade prática com seus alunos sobre a vida dos povos indígenas das comunidades que residem nos municípios próximos à escola. Ao final da atividade, a professora propôs um momento de discussão em grupo, para que os alunos pudessem compartilhar suas descobertas e dúvidas. Durante esse momento, a professora observou que alguns alunos apresentavam dificuldades em compreender o conceito de diversidade cultural, manifestando expressões de discriminação e estereótipos.
Considerando as informações apresentadas no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I - A professora, ao promover um momento de discussão em grupo após a atividade prática, está utilizando a avaliação formativa como ferramenta para identificar as dificuldades dos alunos e ajustar sua prática pedagógica.
PORQUE
II - A avaliação formativa tem como objetivo principal classificar os alunos de acordo com seu desempenho, permitindo que a professora identifique os alunos que precisam de reforço escolar.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Pedagogia |
Q3188757 Pedagogia
Segundo o Decreto n.º 5.296/ 2004 e suas alterações, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências, o atendimento prioritário compreende tratamento diferenciado e atendimento imediato às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Considera-se, para os efeitos deste Decreto, que o tratamento diferenciado inclui, dentre outras possibilidades:

I - Serviços de atendimento para pessoas com deficiência auditiva, prestado por intérpretes ou pessoas capacitadas em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e no trato com aquelas que não se comuniquem em LIBRAS, e para pessoas surdocegas, prestado por guias-intérpretes ou pessoas capacitadas neste tipo de atendimento.
II - Pessoal capacitado para prestar atendimento às pessoas com deficiência visual, mental e múltipla, bem como às pessoas idosas.
III - Disponibilidade de área especial para embarque e desembarque de pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida.
IV - Divulgação, em lugar visível, do direito de atendimento prioritário das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.
V - Nos serviços de emergência dos estabelecimentos públicos e privados de atendimento à saúde, a prioridade conferida por este Decreto fica condicionada à avaliação médica em face da gravidade dos casos a atender.

A partir do Decreto n.º 5.296/2004 e suas alterações, é CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Pedagogia |
Q3188758 Pedagogia
O professor de História do 9º ano solicitou que seus alunos assistissem a um documentário sobre a Revolução Francesa antes da aula. Ele preparou um roteiro com orientações sobre os pontos que deveriam fazer anotações para a próxima aula. Durante a aula, ele propôs um debate sobre as causas e consequências da Revolução, utilizando o documentário como base para as discussões. Após o debate, organizou a turma em grupos para que sistematizassem, em um mapa mental, as suas aprendizagens sobre o assunto estudado. Com base no exemplo, qual das alternativas abaixo descreve a metodologia utilizada pelo professor?
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Pedagogia |
Q3188759 Pedagogia
Conforme Tardif (2014, p. 36), a relação dos docentes com os saberes não se reduz a uma função de transmissão dos conhecimentos já constituídos. Sua prática integra diferentes saberes, com os quais o corpo docente mantém diferentes relações. Pode-se definir o saber docente como um saber plural, formado pelo amálgama, mais ou menos coerente, de saberes oriundos da formação profissional e de saberes disciplinares, curriculares e experienciais. Na sua teoria sobre os saberes docentes, o autor classifica-os em cinco categorias relacionadas com a trajetória percorrida pelos professores ao desenvolverem os saberes que utilizam efetivamente em sua prática profissional cotidiana.
Com base nisso, analise as afirmações a seguir sobre cada uma das categorias elaboradas pelo autor:

I - Saberes pessoais dos professores: conhecimentos adquiridos através de experiências de vida, cultura e relações sociais, que influenciam a prática pedagógica, como valores éticos e visão de mundo.
II - Saberes provenientes da formação escolar anterior: compreendem os conhecimentos pedagógicos e metodológicos adquiridos durante a formação profissional específica para o magistério, como estratégias de ensino e teorias educacionais.
III - Saberes provenientes da formação profissional para o magistério: envolvem os conhecimentos adquiridos em cursos de formação inicial e continuada, como didática e psicologia da educação.
IV - Saberes provenientes dos programas e livros didáticos usados no trabalho: incluem os conteúdos e metodologias prescritos, por exemplo, pelos currículos oficiais e pelos materiais didáticos utilizados nas aulas.
V - Saberes provenientes da própria experiência na profissão: referem-se aos conhecimentos desenvolvidos na prática docente, como a gestão da sala de aula e a adaptação de conteúdos às necessidades dos alunos.

A partir do texto, é CORRETO concluir o que se afirma em:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Pedagogia |
Q3188760 Pedagogia
O Decreto n.º 3.298/1999, que regulamenta a Lei n.º 7.853/1989 e que dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, regula os processos inclusivos na Educação Superior. No que se refere à inclusão na universidade, a Seção II – Do Acesso à Educação – institui que as instituições de ensino precisam ofertar:

I - Adaptações de provas e os apoios necessários, previamente solicitados pelo aluno portador de deficiência, inclusive tempo adicional para realização das provas, conforme as características da deficiência.
II - Organização padronizada do sistema geral do processo seletivo para ingresso em cursos universitários de instituições de ensino superior, para o aluno portador de deficiência, sem possibilidade de adaptações nas avaliações.
III - O Ministério da Educação, no âmbito da sua competência, expedirá instruções para que os programas de educação superior incluam nos seus currículos conteúdos, itens ou disciplinas relacionadas à pessoa portadora de deficiência.

A partir do texto, é CORRETO concluir o que se afirma nas assertivas:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Pedagogia |
Q3188761 Pedagogia
O planejamento pedagógico nas instituições de educação formal é fundamental para que os seus objetivos educacionais sejam alcançados. Seja nas escolas de Educação Básica ou nas instituições de Educação Superior, o planejamento pedagógico é um processo intencional e reflexivo que orienta a ação docente, visando à concretização dos objetivos educacionais e à promoção do desenvolvimento integral dos estudantes, considerando as características do contexto escolar e as necessidades dos alunos (Masetto, 2012; Vasconcellos, 2013). Considerando o texto, avalie as proposições apresentadas a seguir, em relação aos princípios fundamentais para que o planejamento contribua para a qualidade do trabalho pedagógico.

I - A flexibilidade é um princípio essencial, permitindo que o professor adapte o planejamento às necessidades e aos interesses dos alunos, sem perder de vista os objetivos a serem alcançados.
II - A centralidade no aluno deve permear todo o processo de planejamento, considerando suas características individuais, suas experiências prévias e seus estilos de aprendizagem.
III - A avaliação deve ser vista como um processo contínuo e formativo, que acompanha o desenvolvimento do aluno ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem.
IV - A articulação entre teoria e prática é fundamental, buscando promover a construção de conhecimentos significativos e a aplicação dos conteúdos em diferentes contextos.
V - A padronização dos planos de aula é essencial para garantir a coerência e a organização do trabalho pedagógico, evitando a improvisação e a fragmentação do processo.

A partir do texto, é CORRETO concluir o que se afirma em:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Pedagogia |
Q3188762 Pedagogia
A partir da publicação da Resolução CNE/CES n.º 7, de 18 de dezembro de 2018, a qual estabelece as diretrizes para a extensão na Educação Superior, diversas propostas passaram a ser discutidas nas instituições e incorporadas ao currículo e aos projetos pedagógicos dos cursos de graduação. Considerando as orientações legais, diversas instituições de Educação Superior estão realizando a extensão por meio de projetos coordenados pelos professores. Nesses projetos, os professores, em parceria com seus alunos, desenvolvem, por exemplo, ações de extensão em comunidades carentes da região, utilizando conhecimentos aprendidos em sala de aula e em pesquisas realizadas no âmbito da instituição. Os resultados dos projetos têm sido considerados satisfatórios e apresentados em eventos extensionistas, com melhorias significativas na qualidade de vida das comunidades.
Com base no exemplo citado, que demonstra a importância da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no trabalho docente, assinale a alternativa que melhor representa os benefícios dessa prática para a formação dos estudantes:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Pedagogia |
Q3188763 Pedagogia
Leia o excerto abaixo:
Em uma classe de ensino fundamental, apesar da relativa proximidade de idade, talvez haja mais diferença que na maioria dos grupos constituídos em uma sociedade. Essa diversidade representa um problema? Para quem? Os seres humanos não são capazes de enfrentar a diversidade, de lhe conferir sentido, de ordená-la, de utilizá-la para obter seus objetivos? À diversidade do mundo, o desenvolvimento afetivo e intelectual responde com a diferenciação dos conceitos, dos esquemas de pensamento, de percepção e de ação, dos modos de comunicação e de relação, dos investimentos relacionais (Perrenoud, 2001, p. 69).
Considerando o excerto, analise se a alternativa apresentada, nas asserções a seguir e a relação entre elas, pode ser viável de ser aplicada na resolução de um conflito no espaço escolar.

I - Trabalhar com a diversidade e a heterogeneidade na escola, mediar preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociais, e participar de uma proposta dialógica de ensino e aprendizagem podem ser condutas pedagógicas pertinentes para a mediação de conflitos no contexto escolar.
PORQUE
II - É muito importante que o professor perceba que toda a estrutura escolar é uma construção relacional, fruto de eleições de conhecimentos, sujeitos, comportamentos, relacionamentos e, nesse sentido, se faz necessário que ele crie espaços em que as diferenças sejam envolvidas nesses processos de ensino e de aprendizagem, a partir de uma pedagogia que acolhe as diferenças.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Pedagogia |
Q3188764 Pedagogia
A Professora Heloísa está no início da sua carreira como docente em um curso de graduação de uma universidade. Ela recebe a convocação da coordenação para uma reunião do colegiado de professores. Quando a reunião começa, ela percebe que a discussão está centrada em um documento que ela desconhece. A coordenação explica que se trata de um documento indispensável para a organização e o desenvolvimento do curso, que faz parte dos documentos que são avaliados pelo MEC e que aborda, como um dos seus tópicos principais, a proposta curricular. Qual é o documento que está sendo abordado na reunião?
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Pedagogia |
Q3188765 Pedagogia
A educação é uma realidade de ação, de comunicação, de relacionamento interpessoal, de movimentos, de processos praticados por pessoas, e é sobremodo sobre esses aspectos que se deve ater a gestão da aprendizagem, visando a integrá-los, orientá-los, promovê-los na intensidade e com as características educacionais adequadas, mediante a sua articulação integradora. O foco de todo trabalho educacional é a aprendizagem e formação dos alunos, cuja natureza demanda considerações especiais, a fim de que sua gestão seja promovida de modo a qualificar, nortear e impulsionar os seus resultados, para o que é necessário compreender a natureza desse processo no contexto da escola e da sala de aula, os elementos envolvidos e o papel dos professores em sua realização (Lück, 2014, p. 36-37). Com base na citação de Lück (2014), que destaca a importância da gestão da aprendizagem e o foco no aluno, analise as afirmações apresentadas sobre o processo de avaliação da aprendizagem:

I - A avaliação da aprendizagem deve ser um processo contínuo, que acompanhe o desenvolvimento do aluno ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem, fornecendo feedback constante para o professor e para o aluno.
II - A avaliação da aprendizagem deve ser utilizada como um instrumento de classificação dos alunos, permitindo a seleção dos mais capazes para as próximas etapas de ensino. A comparação entre os desempenhos dos alunos é fundamental para promover a competição e a busca pela excelência.
III - A avaliação da aprendizagem deve ser diagnóstica, formativa e somativa, proporcionando informações sobre as dificuldades e os avanços dos alunos, além de orientar o planejamento das ações pedagógicas do professor. A avaliação deve ser vista como um processo colaborativo entre professor e aluno.
IV - A avaliação da aprendizagem deve ser um processo baseado em provas e trabalhos escritos, que permitam medir a quantidade de conteúdo memorizado pelos alunos. A avaliação deve ser realizada no final de cada unidade de ensino, com o objetivo de verificar se os alunos alcançaram os objetivos propostos.

A partir do texto, é CORRETO concluir o que se afirma em:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Pedagogia |
Q3188766 Pedagogia
Para o Decreto nº. 3.298/1999, que dispõe sobre a Política Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, o aluno portador de deficiência matriculado ou egresso do ensino fundamental ou médio, de instituições públicas ou privadas, terá acesso à educação profissional, a fim de obter habilitação profissional que lhe proporcione oportunidades de acesso ao mercado de trabalho. Considerando este aspecto, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Pedagogia |
Q3188767 Pedagogia
Não há dúvida de que estamos diante de um processo de ampliação do campo da docência. Nesse sentido, por considerar a docência como uma atividade especializada, defendo sua importância no bojo da visão profissional. Assim, uma das características fundamentais gira em torno da docência como profissão, e isso se opõe à visão não profissional. A profissão é uma palavra de construção social. É uma realidade dinâmica e contingente, calcada em ações coletivas. É produzido pelas ações dos atores sociais – no caso, os docentes. A docência requer formação profissional para seu exercício: conhecimentos específicos para exercê-lo adequadamente ou, no mínimo, a aquisição das habilidades e dos conhecimentos vinculados à atividade docente para melhorar sua qualidade (Veiga, 2014, p. 14).
Com base no texto de Ilma Passos Veiga sobre a docência, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I - A docência é uma profissão em constante construção social, produzida pelas ações coletivas dos professores.
PORQUE
II - A formação profissional é um componente essencial para a docência, pois proporciona aos professores os conhecimentos e habilidades necessários para o exercício da profissão.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Pedagogia |
Q3188768 Pedagogia
Uma escola de educação básica tem entre suas incumbências elaborar e executar a sua proposta pedagógica, a qual expressa a função social da instituição educativa. Para que a escola construa, coletivamente, a sua função social, ela precisa se ancorar na legislação educacional e nas políticas públicas específicas à área educacional.
Considerando as informações apresentadas no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I - A Lei n.º 9.394/1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em seu artigo 2º, estabelece a finalidade da educação voltada ao pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
PORQUE
II - A oferta da educação básica é obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, organizada em pré-escola, ensino fundamental e ensino médio.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Pedagogia |
Q3188769 Pedagogia
Dentre as várias atividades que uma escola de educação básica realiza, está a construção do seu Projeto Pedagógico. Nele, é preciso explicitar a sua função social, ou seja, para que serve a escola. No contexto das atuais políticas educacionais e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394/1996), a definição da função social da escola está associada à finalidade da educação e aos princípios de liberdade e ideais de solidariedade humana. Considerando o texto, avalie as proposições a seguir:

I - A finalidade da educação é o pleno desenvolvimento do aluno, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
II - A finalidade da educação é o pleno desenvolvimento digital do aluno, com o desenvolvimento de competências voltadas ao letramento digital de jovens e adultos.
III - A finalidade da educação é assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas, a que os alunos têm direito de permanecer na escola.

A partir dessas afirmações sobre a finalidade da educação disposta na Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB), é CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Pedagogia |
Q3188770 Pedagogia
Pensar a função social da escola é pensar os sentidos da Educação e da sociedade que a constrói e que se constrói. A formação do sujeito e de sua subjetividade são produtos do processo educativo a que este mesmo sujeito está submetido e se há interesse da sociedade em participar desse processo de forma consciente e articulada, com fins de uma (re)organização social mais justa, a escola, as “pedagogias”, a Educação deverão ser pautas para construção de políticas públicas com objetivos melhor definidos (Caffagni, C. W. do A. Qual a função social da escola? Reflexões de nuances sociais e políticas a respeito da instituição escolar. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 32, n. 122, p. 244-250, jan. 2024).
Neste excerto, a autora discute a importância da ampla participação no processo de reflexão e definição da função social de cada escola de educação básica. Entretanto, é preciso destacar que a legislação educacional orienta a definição da função social da escola. Considerando o disposto na Lei n.º 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), ao tratar da finalidade da educação, toda escola, ao construir sua função social, precisa contemplar o/a:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Pedagogia |
Q3188771 Pedagogia
O trabalho colaborativo entre os professores se apresenta como um desafio a ser superado na organização da Educação Superior. Sua vivência favorece uma maior consonância em relação aos objetivos, à coerência e ao trabalho pedagógico. Ao romper com as dificuldades apresentadas pelo trabalho individual e isolado do corpo docente, o trabalho colaborativo promove a integração entre as disciplinas, facilita as atividades interdisciplinares e permite a inserção de práticas inovadoras, otimizando o processo de aprendizagem (Masetto, 2013). Considerando o trabalho pedagógico na perspectiva da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a proposição de Masetto (2013)
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Pedagogia |
Q3188772 Pedagogia
Para Perrenoud (2001), a Pedagogia tem uma importante tarefa, pois, ao não excluir ninguém, constitui uma Pedagogia que ele batiza de diferenciada, que considera as necessidades de cada um, dedicando mais atenção e energia a quem precisa mais. Segundo essa perspectiva, podemos dizer que a Pedagogia Diferenciada pode ser uma estratégia pedagógica pertinente para a mediação de conflitos no contexto escolar.
A partir desse aspecto, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: C
4: B
5: D
6: B
7: B
8: B
9: C
10: A
11: A
12: C
13: E
14: A
15: A
16: B
17: C
18: C
19: A
20: E