A educação é uma realidade de ação, de comunicação, de relac...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Pedagogia |
Q3188765 Pedagogia
A educação é uma realidade de ação, de comunicação, de relacionamento interpessoal, de movimentos, de processos praticados por pessoas, e é sobremodo sobre esses aspectos que se deve ater a gestão da aprendizagem, visando a integrá-los, orientá-los, promovê-los na intensidade e com as características educacionais adequadas, mediante a sua articulação integradora. O foco de todo trabalho educacional é a aprendizagem e formação dos alunos, cuja natureza demanda considerações especiais, a fim de que sua gestão seja promovida de modo a qualificar, nortear e impulsionar os seus resultados, para o que é necessário compreender a natureza desse processo no contexto da escola e da sala de aula, os elementos envolvidos e o papel dos professores em sua realização (Lück, 2014, p. 36-37). Com base na citação de Lück (2014), que destaca a importância da gestão da aprendizagem e o foco no aluno, analise as afirmações apresentadas sobre o processo de avaliação da aprendizagem:

I - A avaliação da aprendizagem deve ser um processo contínuo, que acompanhe o desenvolvimento do aluno ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem, fornecendo feedback constante para o professor e para o aluno.
II - A avaliação da aprendizagem deve ser utilizada como um instrumento de classificação dos alunos, permitindo a seleção dos mais capazes para as próximas etapas de ensino. A comparação entre os desempenhos dos alunos é fundamental para promover a competição e a busca pela excelência.
III - A avaliação da aprendizagem deve ser diagnóstica, formativa e somativa, proporcionando informações sobre as dificuldades e os avanços dos alunos, além de orientar o planejamento das ações pedagógicas do professor. A avaliação deve ser vista como um processo colaborativo entre professor e aluno.
IV - A avaliação da aprendizagem deve ser um processo baseado em provas e trabalhos escritos, que permitam medir a quantidade de conteúdo memorizado pelos alunos. A avaliação deve ser realizada no final de cada unidade de ensino, com o objetivo de verificar se os alunos alcançaram os objetivos propostos.

A partir do texto, é CORRETO concluir o que se afirma em:
Alternativas