Questões de Concurso Público UFLA 2019 para Assistente Social
Foram encontradas 61 questões
Analise as proposições a seguir:
I – O Brasil é um país em que os níveis de criminalidade não recrudescem.
II – A legislação de Execução Penal é falha e não se aplica ao caso concreto.
III – O estudo é uma das medidas que pode favorecer a ressocialização do preso.
IV – A maioria dos presos retorna à criminalidade por falta de qualificação.
V – A população carcerária no país caracteriza-se pela baixa escolaridade.
Assinale a alternativa CORRETA:
Em relação à coesão textual, o pronome esse (e variações) é empregado para retomar informações já apresentadas no texto. Considerando tais informações, analise as proposições abaixo:
I – “Atentos a essa realidade” (linha 5). A expressão destacada refere-se à CRIMINALIDADE ENDÊMICA.
II – “Para dar concretude a esse direito” (linha 18). A expressão destacada refere-se à DIREITO À EDUCAÇÃO.
III – “pautando suas iniciativas e julgados nessa direção” (linha 6). A expressão destacada refere-se à REINSERÇÃO SOCIAL DOS PRESOS APÓS O CUMPRIMENTO DA PENA.
IV – “Essa postura gera reflexos positivos na redução da reincidência” (linha 31). A expressão refere-se à REINTEGRAÇÃO DO PRESO À SOCIEDADE.
Assinale a alternativa CORRETA:
Compare o texto 1 e o texto 2 apresentado a seguir:
Leia as proposições a seguir:
I – O termo “até” (linha 15) indica que a leitura é considerada uma das estratégias legais de redução de pena.
II – Tanto o texto 2 quanto o texto 1 apresentam posicionamento semelhante em relação à leitura.
III – A análise dos elementos não verbais na charge confirma a ideia de que a leitura diminui a violência.
IV – Os modalizadores “está provado” (texto 2) e “é fundamental” (linhas 29-30) constituem posicionamento assertivo dos respectivos autores.
Assinale a alternativa CORRETA:
Analise o trecho a seguir:
“O trabalho infantil é ilegal e priva crianças e adolescentes de uma infância normal, impedindo-os não só de frequentar a escola e estudar normalmente, mas também de desenvolver de maneira saudável todas as suas capacidades e habilidades.” (linhas 1 a 3).
Em relação à organização morfossintática do trecho, analise as proposições a seguir:
I – Em “O trabalho infantil é ilegal e priva crianças e adolescentes de uma infância normal” as duas orações sintaticamente coordenadas entre si possuem a mesma estrutura sintática, próprio de orações dessa natureza.
II – O trecho “mas também de desenvolver de maneira saudável todas as suas capacidades e habilidades” evidencia uma oração coordenada que exprime ideia de contradição.
III – O uso das formas “frequentar”, “estudar” e “desenvolver” contribuem para a progressão textual.
IV – No fragmento “todas as suas capacidades e habilidades” o pronome “suas” encontra-se no plural para concordar com a expressão “capacidades e habilidades”.
Assinale a alternativa CORRETA:
Considerando a organização linguístico-discursiva do texto 4 , afirma-se:
I – No primeiro balão, a expressão “nem brincadeiras” indicia que o filho cometeu alguma infração e por isso será castigado.
II – A relação entre a expressão “isso tudo” e o texto visual tem como propósito argumentativo a ironia.
III – No enunciado “Afinal de contas, um dia isso tudo será seu”, a expressão “afinal de contas” funciona como um operador argumentativo e indicia uma conclusão.
IV – No texto, a expressão indefinida “um dia”, usada pelo pai, indica incerteza em relação à herança que deixará para o filho.
V – No primeiro balão, o personagem faz uso de estratégias linguísticas que revelam a reprodução de um discurso autoritário.
Está CORRETO o que se afirma em:
Uma loja faz uma promoção para vender seus produtos de três maneiras distintas:
1. Leve 3 e pague 2.
2. Leve 5 e pague 3.
3. Comprando mais que 5 unidades do mesmo produto, receba 25% de desconto no preço da unidade a partir da sexta unidade.
Para comprar 15 unidades do mesmo produto, a opção mais barata é:
Para comemorar 10 anos de formatura, 20 ex-alunas do curso de Administração decidiram fazer uma festa. Várias delas tiveram filhos. O gráfico apresenta a distribuição das mulheres, de acordo com a quantidade de filhos. Um prêmio foi sorteado entre todos os filhos dessas ex-alunas.
A probabilidade de que a criança sorteada tenha sido um filho único é de:
A tabela a seguir apresenta o número de pacientes relativo ao abandono de tratamento contra tuberculose pulmonar e a indicação da zona de moradia.
Selecionando um paciente ao acaso, entre os que abandonaram o tratamento, a probabilidade de ele
ter vindo da zona rural é:
A quantidade de colesterol em 100 ml de plasma sanguíneo humano pode ser modelada por uma distribuição normal de Gauss com média 200 mg e desvio padrão 20 mg, descrita na figura abaixo. Níveis de colesterol, acima de 240 mg, aumentam a probabilidade de ocorrência de problemas cardíacos. A probabilidade de um paciente estar em risco cardíaco, em razão de seu nível de colesterol estar acima de 240 mg, sabendo-se que a área hachurada vale 0,4772, é de:
Foi realizada uma pesquisa entre os alunos do 7º ano de uma escola. Eles tinham que responder à seguinte questão: “Quantos livros você leu no último mês?” A tabela a seguir resume o resultado.
Sabendo que a média da sala foi 1,2 livros, o valor de x faltante na tabela, relativo ao número de alunos
que leram exatamente 2 livros, é:
O artigo 41 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e suas alterações estabelece que são estáveis, após 3 (três) anos de efetivo exercício, os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. Considerando esse tema, leia as proposições abaixo:
I – O servidor público estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial em primeira instância, mediante decisão administrativa discricionária ou mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho.
II – A invalidação de demissão do servidor estável, por sentença judicial, ensejará a reintegração ao cargo e o eventual ocupante da vaga, mesmo estável, perderá o cargo mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa.
III – O servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo, quando o seu cargo for extinto ou for declarada a sua desnecessidade.
IV – A aquisição de estabilidade implica a obrigatoriedade de uma avaliação especial de desempenho a ser realizada por comissão instituída para essa finalidade.
Marque a alternativa CORRETA:
O Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais (Lei 8.112/1990 e suas alterações) determina que, ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo. Sobre o estágio probatório dos servidores públicos, leia as proposições abaixo:
I – O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado.
II – O servidor em estágio probatório não poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, nem de chefia no órgão ou entidade de lotação, estando impedido de ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos.
III – Ao servidor em estágio probatório não poderá ser concedida licença e somente poderá ser concedido o afastamento para participar de curso de formação decorrente de aprovação em concurso para outro cargo na Administração Pública Federal.
IV – O estágio probatório ficará suspenso durante o afastamento, na hipótese de participação em curso de formação, e será retomado a partir do término do impedimento.
Marque a alternativa CORRETA:
Considerando as disposições previstas na Lei nº 9.784/99 e suas alterações, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, leia as proposições abaixo:
I – A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos.
II – Um órgão administrativo e seu titular poderão, se não houver impedimento legal, delegar parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que essas instâncias não lhe sejam hierarquicamente subordinadas, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial.
III – A decisão de recursos administrativos pode ser objeto de delegação.
IV – As decisões adotadas por delegação devem mencionar explicitamente essa qualidade e considerar-se-ão editadas pelo delegado.
Marque a alternativa CORRETA: