Questões de Concurso Público UFMG 2021 para Médico - Área Clínica Médica

Foram encontradas 4 questões

Q2086146 Medicina
Paciente do sexo masculino, 20 anos, morador de abrigo para pessoas em situação de rua. Recebe alta hospitalar, após internação para tratamento de pneumocistose em contexto de primodiagnóstico de infecção pelo HIV, com contagem de células T CD4+ de 168 cels/mm³. Não possui cartão de vacina. Considerando seu status imunológico, há contraindicação formal para a seguinte vacina: 
Alternativas
Q2086153 Medicina
Homem cis de 26 anos, cor branca, bissexual, em seguimento no ambulatório de PrEP (Profilaxia PréExposição ao HIV), em uso de Tenofovir-Emtricitabina (300/200 mg ao dia); compareceu à consulta com queixa de disúria, estrangúria e corrimento uretral com cinco dias de evolução. Informou uso de ciprofloxacino 500 mg em dose única há dois dias sem qualquer melhora.
Em relação ao provável diagnóstico sindrômico, etiológico, e às condutas para o caso clínico exposto, assinale a alternativa CORRETA.  
Alternativas
Q2086154 Medicina
Homem cis de 32 anos, pardo, heterossexual, compareceu à consulta com lesões máculo-papulares em tronco e com acometimento palmo-plantar. Informa relações sexuais desprotegidas com parcerias ocasionais. Dada suspeição de sífilis, solicitou-se VDRL sérico que evidenciou titulação 1:64 e recebeu tratamento com penicilina G Benzatina intramuscular 2.400.000 Unidades em dose única, dois dias após a coleta do referido exame. No seguimento clínico laboratorial, apresentou VDRL = 1:8 no 6º mês e 1:32 no 9º mês.
Em relação ao caso clínico exposto, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2086155 Medicina
Mulher cis de 49 anos, negra, heterossexual, compareceu à consulta de clínica médica queixando-se de perda ponderal não intencional de sete Kg (12% do seu peso corporal basal), odinofagia e tosse produtiva há dois meses. À oroscopia apresentava diversas lesões esbranquiçadas e removíveis com a espátula em palatos e mucosa jugal. Exame de escarro revelou-se positivo para tuberculose, tanto em pesquisa direta (baciloscopia), quanto no Teste Rápido Molecular para tuberculose, sem contudo, indicar resistência à rifampicina. Teste rápido para HIV foi reagente (marca biomanguinhos), sendo no mesmo ato repetido outro teste rápido para HIV (marca unigold), também reagente.
Em relação às condutas sequenciais para o caso exposto, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: C